46% da vegetação original do Cerrado foi desmatada
Fonte: MapBiomas
É fácil perceber que os grandes desafios ambientais não são questões só da natureza. O cenário e os problemas atuais impactam tanto o meio ambiente quanto as pessoas.
Da crise climática à perda da natureza e à Covid-19, os danos causados à Terra que compartilhamos e chamamos de casa estão agora prejudicando cada um de nós. O que fazemos com o planeta, fazemos a nós mesmos.
Sabemos que é crucial pararmos de destruir e conservarmos o meio ambiente, mas hoje isso não basta. É preciso restaurar a natureza e nossa relação com ela.
Precisamos de soluções e mão na massa. Precisamos, juntos, começar a construir hoje um futuro mais justo, saudável e harmonioso para todos.
Construir o nosso futuro é defender a vida do planeta e também uma vida digna para as pessoas, com acesso à água, alimentação, saúde, educação e tecnologia.
#ÉTempoDeRestaurar nossa relação com a natureza. É tempo de construir nosso futuro e #JuntosÉPossível!
Materiais de referência:
Vídeo - Manifesto "É Tempo de Restaurar" (2022)
https://restauranatureza.org.br/
https://doe.wwf.org.br/restaurar
https://wwf.org.br/tempoderestaurar
https://wwf.org.br/juntoscerradomataatlantica
Além de apoiar o trabalho de organizações da sociedade civil por meio de doações -contribuindo diretamente para projetos que além de proteger e restaurar a natureza impactam positivamente a vida das pessoas gerando emprego verde, melhor qualidade de vida, fomentando a economia local, entre outros-, é possível assinar petições, compartilhar mensagem e informações relevantes e verdadeiras, denunciar crimes ambientais, ser voluntário e escolher bem seus representantes no governo, bem como pressionar quem está no Congresso Nacional e nas câmaras estaduais e municipais.
Particularmente na campanha #ÉTempoDeRestaurar, trabalhamos coletivamente em centenas de projetos espalhados por todo Brasil para interromper a destruição, conservar o que ainda resta e recuperar o que foi perdido.
Nossa meta é, até 2030, restaurar 12 milhões de hectares no Brasil. Para que esse resultado aconteça, precisamos agir com urgência em:
- Monitoramento e combate ao desmatamento
- Iniciativas de prevenção e combate às queimadas
- Fortalecimento das comunidades locais tradicionais
- Trabalho para os produtores de mudas nativas
- Conservação de nascentes dos rios
- Ações de plantio de mudas e do cuidado com elas
- Proteção de áreas de natureza
- Ajuda humanitária, levando alimento, água e equipamentos para populações indígenas, ribeirinhas e quilombolas que sofrem com o fogo e desmatamento
O WWF-Brasil é uma ONG brasileira que há 26 anos atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo país para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza. Trabalhamos hoje em 91 projetos em todas as regiões do Brasil conectando quatro estratégias sistêmicas: com uma Sociedade Engajada, defendemos a Restauração e Conservação de Ecossistemas com Justiça Socioambiental e viabilizados por uma Economia Verde. No combate ao desmatamento e queimadas, no apoio às populações fragilizadas pela Covid-19, na produção de conteúdo técnico científico que apoie a compreensão do momento que vivemos agora e ações necessárias, na defesa de marcos legais em defesa das pessoas e da natureza – estamos conectados numa rede interdependente que busca soluções urgentes para a emergência climática. Saiba mais em wwf.org.br
Designer:
Claudia Gil