Virada Sustentável 2020 inicia programação de debates, shows e arte

Compartilhe:

Atividades começam quinta-feira (29) nas redes e ganham as ruas e a programação da TVE e da FM Cultura no sábado e no domingo

Uma programação com mais de cem atividades, entre debates, shows, oficinas e instalações artísticas terá início nesta quinta-feira (29), às 19h, com a abertura da Virada Sustentável Porto Alegre 2020. A cerimônia abordará as evidências das mudanças climáticas com o professor do Instituto de Geociências da UFRGS, Rualdo Menegat, e será transmitida ao vivo pelo Facebook da Virada Sustentável. Na sexta-feira, às 15h, ocorre o primeiro debate, também com transmissão pelas redes sociais: Internet, Inteligência Artificial e o Futuro das Cidades irá discutir problemas e soluções em relação a um mundo cada vez mais conectado e com um acelerado avanço de novas tecnologias digitais.

No sábado, a programação ganha espaço nas ruas, na TVE e na FM Cultura, com transmissão também pelo Facebook da Virada Sustentável Porto Alegre. A instalação Fauna Guarani, do artista Xadalu Tupã Jekupé, amanhecerá exposta na Redenção, próximo à rótula da UFRGS. Às 20h, será exibido o espetáculo audiovisual de abertura da Virada Sustentável, com shows de A Sbørnia Køntr'Atracka, Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul e fanfarra ProBloco - uma amostra da diversidade cultural do Estado em um vídeo conceitual que convida a uma nova maneira de olhar o planeta. (Veja a programação completa abaixo)

Os temas das atividades são pautados por Sete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Entre eles, fome zero e agricultura sustentável, redução das desigualdades, consumo e produção responsáveis e ação contra a mudança global do clima. O evento, que até então era realizado durante três dias, agora se transforma em uma jornada de quatro finais de semana costurados por drops de conteúdo ao longo dos dias. Com estúdio próprio de gravação, a Virada irá exibir ao vivo ou produzir previamente materiais audiovisuais que poderão ser acessados via redes sociais ou acompanhados pela TVE e FM Cultura. A programação é toda gratuita.

A Virada Sustentável Porto Alegre é apresentada pela Braskem e tem como patrocinadores Liberty Seguros, CMPC, Sulgas, Gerdau, Badesul, Alibem, Ventos do Sul, Oleoplan, DLL Financial Solutions Partner e Zaffari. O evento tem apoio do Nic.br, da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Ministério do Turismo), Pró-Cultura RS, TVE e Rádio FM Cultura (Governo do Estado) e correalização da Prefeitura de Porto Alegre.

A agenda da Virada 

Quinta, 29/10

Abertura, 19h - Cerimônia com a palhaça Consuelo, o professor do Instituto de Geociências da UFRGS, Rualdo Menegat, e o diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, Jorge Soto

Sexta, 30

15h - Painel Inteligência Artificial, Internet e Sustentabilidade, com o diretor presidente do (Nic.Br), Demi Getschko, a professora do Instituto de Informática da UFRGS, Rosa Maria Vicari, e o diretor de projetos do Nic.Br,  Milton Kashiwakura. Mediação do geógrafo Nelson Fujimoto. Transmissão ao vivo pelo Facebook da Virada Sustentável

Sábado, 31

Todo o dia - Instalação Fauna Guarani, do artista Xadalu Tupã Jekupé, na Redenção.

10h30min - Kombina, uma kombi com atividades educacionais para crianças voltadas à cultura. Transmissão pela TVE e Facebook da Virada Sustentável. 

11h - A Palhaça e o Menino, contação de histórias em português e em libras. 

14h - Bênção, Poetinha, espetáculo com Anaadi e Deborah Finochiaro, inspirado em Vinicius de Moraes. 

20h - Espetáculo audiovisual de abertura da Virada Sustentável Porto Alegre 2020, com A Sbørnia Køntr'Atracka, Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul e fanfarra ProBloco. Transmissão pela TVE, FM Cultura e redes sociais da Virada.

Domingo, 1/11

Todo o dia - Instalação Fauna Guarani, do artista Xadalu Tupã Jekupé, na Redenção.

10h30min - Aula de alimentação saudável com a criadora do projeto Favela Orgânica, Regina Tchelly, na TVE e Facebook da Virada Sustentável.

13h30min - Virada nas Antenas, programa que dá visibilidade a iniciativas sustentáveis em comunidades de Porto Alegre, mostra uma oficina de compostagem na Ilha do Pavão e um projeto de costura e tingimento natural na Chácara do Primeiro.

14h30min - Bate papo sobre sustentabilidade na moda reúne representantes do Fashion Revolution e da Cora Design Estratégico, uma consultoria em sustentabilidade para a moda.

19h - Painel sobre economia circular com a diretora de Economia Circular da Braskem, Fabiana Quiroga, o diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da CMPC Brasil, Daniel Ramos, e a gerente de Meio Ambiente na Gerdau, Cenira de Moura Nunes. A mediação é da jornalista Sabrina Thomazi.

Sobre a Virada Sustentável 

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema na América Latina e um dos maiores do mundo. Ocorre em diferentes cidades do país e, em 2019, foi reconhecido pela ONU como um dos três eventos mais importantes na promoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em Porto Alegre, chega a sua quinta edição, desta vez em um formato adaptado aos protocolos exigidos em razão da pandemia de covid-19. A Virada segue o conceito de sustentabilidade proposto pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, uma agenda adotada por 193 países.

O objetivo é contribuir para a construção de um mundo melhor e mobilizar pessoas para uma guinada sustentável, a partir de uma abordagem positiva, propositiva, que não apenas aponte problemas, mas também caminhos e soluções possíveis para a sociedade. A cada ano são oferecidas mais de 100 atividades culturais e socioambientais totalmente gratuitas. 

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável