O que é a Virada?

Compartilhe:
Conheça os objetivos da Virada Sustentável Porto Alegre

Conheça os objetivos da Virada Sustentável Porto Alegre

Porto Alegre recebe desde 2015 a VIRADA SUSTENTÁVEL, um festival de abrangência nacional que nasceu em São Paulo e se realiza também no Rio de Janeiro, em Salvador, Campinas e Manaus.

O principal objetivo da Virada Sustentável é chamar a atenção para as diversas questões da sustentabilidade, adotando como referência a Plataforma 2030 da ONU com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Em 2018, mais de 45 mil pessoas participaram das cerca de 200 atividades promovidas ao longo de três dias, em diferentes pontos da cidade, descentralizadamente, e nos chamados Ecopontos.

No ano de 2019, foram cinco Ecopontos com atividades: Centro Cultural Vila Flores (onde a programação terá diversos espetáculos multiartísticos, uma feira de inovação e sustentabilidade, e diversas oficinas e atividades literárias); a Casa de Cultura Mário Quintana (onde a grande marca do ano será a programação protagonizada por pessoas do gênero feminino); o Parque da Redenção (com intensa programação socioambiental, kids e de comida saudável, além da Serenata Iluminada e da Exposição Virada Fotográfica); o Centro Cultural da UFRGS, recentemente inaugurado (com uma programação eclética de artes, projeções audiovisuais e um seminário com foco no tema “Amazônia”); e a Praça Júlio Mesquita e a Orla Moacyr Scliar (onde a ênfase será dada pela Exposição os ODS na Virada, além de música, teatro de rua, dança, oficinas e rodas de conversa).

O que significa ser um evento sustentável?

Conheça os temas

ODS 1 - Erradicação da Pobreza e ODS 10 - Redução das Desigualdades

Palavras-chave: cidadãos invisíveis, desigualdade econômica, violência, falta de diálogo.

ODS 4 - Educação de Qualidade

Palavras-chave: educação básica, educação para protagonismo, autoconhecimento, formação de cidadão ativos e responsáveis, educação para desenvolvimento sustentável, educação superior, cursos de extensão, cursos/escolas alternativas.

ODS 11 - Cidades e Comunidade Sustentáveis

Palavras-chave: Ciclovias, parques, árvores.

ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis

Palavras-chave: Empreendedores, feiras, brechós, orgânicos, etc.

ODS 14 - Vida na Água e ODS 6 - Água Potável e Saneamento

Palavras-chave: arroios, rios, delta do jacuí, esgoto, nascentes e orla do guaíba.

ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Palavras-chave: violência, corrupção, instituições públicas ineficazes e injustiça.

ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação

Palavras-chave: lideranças ambientais históricas; habilidade de estabelecer redes.

Virada

Missão

Difundir e ampliar a informação sobre sustentabilidade na sociedade, utilizando a arte e atividades lúdicas como principais ferramentas, inspirando as pessoas a enxergarem na sustentabilidade um valor coletivo.

 

Valores

  • Respeito à diversidade local
  • Apartidária e independente de grupos políticos, religiosos ou interesses econômicos
  • Transparência
  • Horizontalidade: estimulo à participação coletiva inclusive na criação de conteúdo e definição das ações/transversalidade

Visão

Acreditamos que a sustentabilidade pode ser alegre e inspiradora. E que essa abordagem representa um apelo importante para que pessoas, organizações e instituições atuem na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada.

 

 

  • Democratização e acessibilidade
  • Qualidade: no formato, nos conteúdos apresentados, na produção executiva, no planejamento
  • Propósito

 

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável