Virada Sustentável Porto Alegre: Instalações de arte motivam reflexão sobre aquecimento global, biodiversidade e futuro

Compartilhe:

Intervenções serão colocadas em espaços abertos a partir deste final de semana

Grandes instalações em espaços abertos irão levar arte para as ruas de Porto Alegre durante a Virada Sustentável 2020. As obras, que motivam reflexões sobre aquecimento global, biodiversidade e futuro, formam a programação ao ar livre da quinta edição do evento, que se reinventou e se adequou às novas práticas trazidas pela pandemia de covid-19. As demais atividades, como debates, shows e oficinas serão transmitidos pela TVE e pelo YouTube. Os espetáculos de música serão transmitidos também, ao vivo, pela Rádio FM Cultura 107.7.

As intervenções serão instaladas na Redenção, na Fundação Iberê e na Casa de Cultura Mario Quintana. Elas ficarão expostas por dois dias, durante os finais de semana nos quais o evento é realizado, a partir de 31 de outubro. A disposição das obras em locais emblemáticos da cidade foi pensada para que os porto-alegrenses possam observá-las sem promover aglomerações, a exemplo da Virada Sustentável realizada em setembro em São Paulo. “As instalações de arte urbana irão expressar no espaço público o espírito da Virada, procurando sensibilizar as pessoas para os desafios e compromissos que todos precisamos assumir com a sustentabilidade”, comenta Vitor Ortiz, um dos coordenadores.

A programação começa com uma reverência à mitologia Mbya-Guarani. Prestes a embarcar para residência artística na França, o artista mestiço Xadalu Tupã Jekupé leva Fauna Guarani à Redenção, no próximo final de semana (31 de outubro e 01 de novembro). A criação, composta por duas réplicas em grande formato do jaguaretê e da coruja, é resultado da escuta de relatos orais, da observação de rituais cotidianos e do envolvimento do artista em práticas diárias em aldeias Mbya-Guarani. “Nesse momento no qual estamos saindo da pandemia, vejo (a obra) como um teste: para observar se as pessoas melhoraram um pouco na relação com esta cultura que é tão invisível, não só a dos guarani, mas também dos quilombolas, e o olhar aos mais vulneráveis, os que mais sofreram nos últimos meses”, afirma o artista.

No dia 6 de novembro, às 19h, a intervenção Através se inspira no quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, a igualdade de gênero, e realiza projeção com o tema do empoderamento feminino durante três horas na fachada da Fundação Iberê. Através é uma obra da artista Camila Proto na qual as luzes formarão imagens que lembram uma partitura, um jogo de ligar os pontos, em que territórios são traçados por fluxos de microfeminilidades a atravessar os modelos hegemônicos de corpo e de espaço. A iniciativa é fruto de uma parceria da Virada Sustentável com a Associação Vila Flores, produtora da projeção.

O parque da Redenção volta ao mapa das intervenções em 14 e 15 de novembro, quando recebe Eggcident, do artista holandês Henk Hofstra, conhecido por realizar projetos de arte em locais públicos. Ovos fritos gigantes serão instalados próximo ao Monumento ao Expedicionário em referência ao aquecimento global e às mudanças climáticas, motivando a reflexão de que o nosso planeta pode estar se transformando em uma frigideira.

Aberta especialmente para a ocasião, a Travessa dos Cataventos, da Casa de Cultura Mario Quintana, receberá a instalação Eu Era Outra Floresta, em 19 e 20 de novembro (quinta e sexta-feira). Composta por mais de uma centena de guarda-sóis com estampas de vegetação acompanhados de dois infláveis da fauna brasileira, a intervenção levanta o questionamento sobre que floresta deixaremos para as próximas gerações.

A instalação de fechamento da Virada Sustentável Porto Alegre 2020 convida o público para uma ação simples, mas que mudará seu estado de presença e pensamentos. Olha para o Céu Meu Amor será exposta na Redenção nos dias 21 e 22 de novembro. Trata-se de uma estrutura em forma de túnel com seis metros de altura (totalmente aberto e ventilado) com palavras de incentivo ao futuro estimulando as pessoas a refletir olhando para cima. 

A Virada Sustentável Porto Alegre é apresentada pela Braskem e tem como patrocinadores Liberty Seguros, CMPC, Sulgas, Gerdau, Badesul, Alibem, Ventos do Sul, Oleoplan, DLL Financial Solutions Partner e Zaffari. O evento tem apoio do Nic.br, da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Ministério do Turismo), Pró-Cultura RS, TVE e Rádio FM Cultura (Governo do Estado) e correalização da Prefeitura de Porto Alegre.

31/10 e 01/11
Parque da Redenção
Fauna Guarani

6/11
Fundação Iberê
Através

14/11  e 15/11
Parque da Redenção (Monumento ao Expedicionário)
Eggcident

19 e 20/11
Casa de Cultura Maria Quintana (Travessa dos Cataventos)
Eu Era Outra Floresta

21/11 e 22/11
Redenção
Olha pro Céu Meu Amor

Sobre a Virada Sustentável 

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema na América Latina e um dos maiores do mundo. Ocorre em diferentes cidades do país e, em 2019, foi reconhecido pela ONU como um dos três eventos mais importantes na promoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em Porto Alegre, chega a sua quinta edição, desta vez em um formato adaptado aos protocolos exigidos em razão da pandemia de covid-19. A Virada segue o conceito de sustentabilidade proposto pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, uma agenda adotada por 193 países.

O objetivo é contribuir para a construção de um mundo melhor e mobilizar pessoas para uma guinada sustentável, a partir de uma abordagem positiva, propositiva, que não apenas aponte problemas, mas também caminhos e soluções possíveis para a sociedade. A cada ano são oferecidas mais de 100 atividades culturais e socioambientais totalmente gratuitas. 

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável