Virada Sustentável Porto Alegre II edição

Compartilhe:

De 30 de março a 02 de abril de 2017, a cidade de Porto Alegre recebeu a 2ª edição da Virada Sustentável – o maior evento de mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina e um dos maiores do mundo. Ações colaborativas, seminários, mostras de filmes, esportes, oficinas, shows e espetáculos teatrais, artes visuais, feiras de inovação e a Virada Ecogastronômica, estiveram entre as atividades que abordaram temas como qualidade de vida, biodiversidade, resíduos, água, cidadania, mobilidade urbana e mudanças climáticas, além de potencializar as discussões sobre a importância da economia em negócios sustentáveis e da cultura para a vida urbana. Todas as atividades oferecidas foram gratuitas e abertas ao público.

Com os temas Empreendedorismo e Inovação Sustentável, Educação para a Sustentabilidade e Ecogastronomia e Alimentação Saudável, o festival reuniu cerca de 200 atrações e atividades que foram realizadas simultaneamente em diferentes locais e em quatro EcoPontos – espaços de encontro e mobilização durante a Virada Sustentável de Porto Alegre: a Casa de Cultura Mario Quintana, a Associação Cultural Vila Flores, o Parque da Redenção e o SESC Campestre.

Além dos EcoPontos, a Virada contou, ainda, com outros locais de realização de atividades, como a Unisinos – Novo Campus Porto Alegre (que abrigou a cerimônia oficial de abertura do evento e o Seminário Marcas Sustentáveis), o StudioClio (onde aconteceu a oficina A História da Música nos Festivais Nativistas do Rio Grande do Sul) e o Largo Glênio Peres, onde aconteceram dois shows do projeto Porto Alegre Musical: Orquestra da ULBRA em As Grandes Canções do Festivais Nativistas (com Neto Fagundes, Shana Müller, Chico Saratt, Maurício Marques e Sérgio Rojas. Regência de Tiago Flores) e Os Tambores da Rua, com Turucutá e Bloco da Laje.

Diferentes projetos e iniciativas que buscam valorizar e dar visibilidade à promoção da sustentabilidade também formaram parte da programação através do Edital de Adesões, que recebeu mais de 150 inscrições e selecionou 77 projetos para integrar a Virada. As atividades foram promovidas de forma autônoma por grupos, coletivos, movimentos e instituições diversas.

NÚMEROS DA VIRADA SUSTENTÁVEL

  • Mais de 400profissionais envolvidos diretamente nas atividades (entre ativistas, artistas, painelistas, ecochefs e empreendedores)
  • 30.000 pessoas aproximadamente de público participante nas atividades
  • 205 atividades, sendo 177 atividades na programação da Virada e 28 atividades de adesões realizadas em locais próprios.

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável