Virada Sustentável POA abre inscrições para seminários que discutem a Economia Criativa em Porto Alegre e a Amazônia

Compartilhe:

Evento de abertura da 4ª edição do festival, seminário promovido em parceria com o movimento POA Inquieta trata de inovação, economia criativa, sustentabilidade e os desafios da cidade. O segundo encontro tem como tema a Amazônia, clima, povos indígenas e economia. As inscrições são gratuitas e estão abertas 

4ª edição da Virada Sustentável Porto Alegre - que será realizada entre os dias 5 e 7 de abril - terá dois seminários com a presença de grandes especialistas de renome internacional para discutir importantes temas que norteiam o festival: economia criativa, inovação, sustentabilidade e meio ambiente. As inscrições gratuitas estão abertas até se esgotarem as vagas, e a Virada Sustentável oferecerá certificado de participação (confira os links para as fichas de inscrições abaixo).

O Seminário Poa Inquieta na Virada Sustentável marca a abertura do festival, no dia 5 de abril, sexta-feira, a partir das 9h, no Theatro São Pedro. Promovido em parceria com o movimento POA Inquieta, o encontro traz especialistas nas áreas de economia criativa, inovação e sustentabilidade, colocando atenção nas questões que envolvem o futuro da cidade de Porto Alegre. Entre eles estão Ana Carla Fonseca - reconhecida por sua especialização em economia, cidades criativas e o futuro do trabalho; Lala Deheinzelin - futurista que vê a economia criativa como estratégia de desenvolvimento; e Tomás de Lara - conselheiro do Sistema B e do CEBDS, co-líder do Cidades+B e do Colaboramerica, que vai apresentar a experiência de Mendoza + B (Argentina). Este encontro terá, ainda, uma mesa sobre economia circular, com participação da Braskem, e um painel em que serão apresentados diversos cases de sucesso na Capital gaúcha, em áreas como moda gastronomia. A programação completa e a ficha de inscrição podem ser acessadas pelo link abaixo:

 - Poa Inquieta na Virada Sustentável - Clique aqui

 

O Seminário Amazônia Conecta - Clima, Índios e Economia será realizado no sábado, 6 de abril, a partir das 9h30min, no Centro Cultural da UFRGS, com o objetivo de explorar as conexões entre questões climáticas, indígenas e econômicas no quadro amazônico, e as relações destes temas com o Brasil e o mundo, o presente e o futuro. Serão três painéis temáticos aprofundados, com análises e debates que encaminham para a redação da Carta Amazônia Conecta - Porto Alegre, Virada Sustentável 2019. Deste fórum participam o Secretário de Meio Ambiente da Amazônia, Eduardo da Costa Taveira; o professor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) de São Paulo, Gilvan Sampaio; e a professora de antropologia da Universidade Federal do Amazonas, Deise Lucy Montardo, cuja participação terá como foco os povos habitantes da região. Também farão parte dos debates os professores Jefferson Cardia Simões, que desenvolve pesquisas avançadas sobre clima na Antártica; a arqueóloga Adriana Schmidt Dias, do IFCH UFRGS; o professor Carlos Moraes, engenheiro e doutor em ciência dos materiais; e o professor Francisco Marshall, curador do Seminário. A programação completa e a ficha de inscrição podem ser acessadas pelo link abaixo:

 - Amazônia Conecta - Clima, Índios e Economia - Clique aqui

 

Sobre a 4ª Virada Sustentável Porto Alegre

A 4ª edição da Virada Sustentável Porto Alegre será realizada nos dias 5, 6 e 7 de abril de 2019. O principal objetivo do evento é chamar a atenção para as diversas questões da sustentabilidade, adotando como referência a Agenda 2030 da ONU com seus 17 ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nesta edição, a Virada vai abordar principalmente temas como a redução das desigualdades sociais (em especial as questões dos imigrantes e refugiados), consumo consciente, saúde e bem estar, parcerias, igualdade de gêneros mudanças climáticas.

O evento pretende reunir quase duzentas atrações e atividades gratuitas e abertas ao público, em diferentes locais e em cinco Ecopontos principais da Capital Gaúcha: Associação Cultural Vila Flores (com diversos espetáculos multiartísticos, uma feira de inovação e sustentabilidade, e diversas oficinas e atividades literárias); a Casa de Cultura Mario Quintana (onde programação será realizada exclusivamente por pessoas do gênero feminino); o Parque da Redenção (com intensa programação socioambiental, infantil e de comida saudável, além da Serenata Iluminada e da Exposição Virada Fotográfica - que aborda a questão dos deslocamentos humanos); o Centro Cultural da UFRGS (com uma programação eclética de artes, projeções audiovisuais e um seminário com foco no tema "Amazônia"); e a Praça Júlio Mesquita e a Orla Moacyr Scliar (onde a ênfase será dada pela Exposição "Os ODS na Virada", além de música, teatro de rua, dança, espetáculos circenses, oficinas e rodas de conversa). 

Edital para Adesões na 4ª edição da Virada Sustentável Porto Alegre foi encerrado com recorde de atividades inscritas. Ao todo, foram propostos 419 projetos culturais, sociais, educativos e ambientais - o dobro da edição anterior. Destes, 157 foram escolhidos para integrar a programação da Virada de forma autônoma, por grupos, coletivos, movimentos e instituições diversas. A organização estima que mais de mil pessoas estarão diretamente envolvidas na realização destas atividades.  Além disso, treze artistas visuais foram selecionados para a realização da exposição Os ODS na Virada. Serão cinco obras que chamarão a atenção para o desenvolvimento sustentável, em mostra que será montada a céu aberto, na Orla Moacyr Scliar.

A cada edição, a Virada realiza diversos debates e seminários, sendo um deles o evento que marca a abertura do Festival. O tema deste encontro inaugural será inovação e sustentabilidade, numa parceria com o Movimento POA Inquieta e Theatro São Pedro. O POA Inquieta vem reunindo diferentes grupos e pessoas com iniciativas que apresentam soluções para problemas urbanos crônicos, buscando alternativas na economia criativa, na inovação e nas ações e empreendimentos sustentáveis. Um outro seminário sobre o tema da Amazônia, clima, índios e economia também será realizado, em parceria com a UFRGS. As inscrições estão abertas.

Virada Sustentável Porto Alegre é apresentada pela Braskem pelo quarto ano consecutivo, com Patrocínio Master da Liberty Seguros. Patrocínio e chancela de Neutralização de CO2 do evento: CMPC. Realização: Instituto Virada Sustentável. Correalização: PMPA - Prefeitura Municipal de Porto Alegre e SMAMS - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Parcerias: Centro Cultural da UFRGSCasa de Cultura Mário QuintanaAssociação Cultural Vila FloresFundação GaiaFecomércio RSNET Impact e Movimento POA Inquieta.Apoio de mídiaRBS TVBandNews e Metro Jornal Porto AlegreFinanciamento: Ministério da Cidadania / Governo Federal.

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável