Virada Sustentável 2020 promove painéis sobre temas ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030

Compartilhe:

Encontros serão transmitidos pela TVE, Facebook e YouTube, a partir do dia 30/10

Painéis que apresentam uma nova perspectiva de futuro e inspiram um um novo olhar para o planeta fazem parte da programação da Virada Sustentável Porto Alegre 2020. Os encontros abordam temas como economia circular, campo e sustentabilidade, negritude, internet, inteligência artificial e o futuro das cidades. A transmissão ocorrerá pela TVE e pelo YouTube. 

Com o tema Refuturo: repense, recrie, regenere 2020, a Virada Sustentável Porto Alegre se reinventou e se adequou às novas práticas trazidas pela pandemia de covid-19. Inicialmente previsto para ocorrer em abril, o evento, em novo formato, será realizado entre os dias 25 de outubro e 22 de novembro. Sete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) irão pautar os temas em destaque. Entre eles, fome zero e agricultura sustentável, redução das desigualdades, consumo e produção responsáveis e ação contra a mudança global do clima.

O primeiro debate ocorrerá no dia 30, às 15h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Virada Sustentável Porto Alegre. O geógrafo Nelson Fujimoto, doutorando em Políticas Públicas na UFRGS, conduzirá o painel Internet, Inteligência Artificial e o Futuro das Cidades para discutir problemas e soluções em relação a um mundo cada vez mais conectado e com um acelerado avanço de novas tecnologias digitais. O debate será reprisado em 6/11, às 22h30min, na TVE. 

A jornalista Sabrina Thomazi dará continuidade à programação de debates e mediará três encontros, sobre economia circular, campo e sustentabilidade e mudanças climáticas - carbono neutro. Os programas irão ao ar aos domingos (1/11, 8/11 e 15/11), sempre às 19h, no YouTube e nas redes sociais da Virada Sustentável Porto Alegre 2020. O ciclo se encerra com o painel vidas negras e empreendedorismo, mediado pela relações públicas Luana Daltro, em 22/11.

A Virada Sustentável Porto Alegre é apresentada pela Braskem e tem como patrocinadores Liberty Seguros, CMPC, Sulgas, Gerdau, Badesul, Alibem, Ventos do Sul, Oleoplan, DLL e Zaffari. O evento tem apoio do Nic.br, da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Ministério do Turismo), Pró-Cultura RS, TVE e Rádio FM Cultura (Governo do Estado) e correalização da Prefeitura de Porto Alegre.  

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, 30/10, às 15h, no YouTube e Facebook, com exibição na TVE em 6/11, às 22h30min

Inteligência Artificial, Internet e Sustentabilidade

Discute os principais problemas e soluções em relação a um mundo cada vez mais conectado e com um acelerado avanço de novas tecnologias digitais.

Com Demi Getschko – Diretor presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.BR), Rosa Maria Vicari – professora do Instituto de Informática da UFRGS, Milton Kashiwakura, diretor de projetos do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.BR) e Nelson Fujimoto, doutorando do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas da UFRGS.

 

Domingo, 1/11, às 19h, com transmissão pela TVE, YouTube e Facebook

Economia Circular

A economia circular permite o desenvolvimento de serviços e produtos economicamente viáveis e ecologicamente eficientes, que contribuem para enfrentar problemas sociais e ambientais. Reflexões sobre a necessidade de adotar esse sistema serão levantadas pela diretora de Economia Circular da Braskem, Fabiana Quiroga, pelo diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da CMPC Brasil, Daniel Ramos, e pela gerente de Meio Ambiente na Gerdau, Cenira de Moura Nunes. A mediação é da jornalista Sabrina Thomazi.

 

Domingo, 8/11, às 19h, com transmissão pela TVE, YouTube e Facebook

Campo e Sustentabilidade

Fome zero e agricultura sustentável são o segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. A promoção de práticas agrícolas sustentáveis, por meio do apoio à agricultura familiar, do acesso equitativo à terra, à tecnologia e ao mercado é fundamental para alcançá-lo. A jornalista Sabrina Thomazi mediará o debate com o diretor na Estância Guatambu, Valter Pötter, a CEO da Raks Tecnologia Agrícola, Fabiane Kuhn, e o Diretor de Tecnologia da Eirene Solutions, Gabriel de Morais Borges.

 

Domingo, 15/11, às 15h, com transmissão pela TVE, YouTube e Facebook

Mudanças Climáticas - Carbono Neutro

O carbono neutro é uma das principais formas de reduzir as emissões de gases do efeito estufa e limitar o aumento de temperatura média da Terra. Os desafios e avanços dessa prática serão expostos pelo professor do Instituto de Geociências da UFRGS, Rualdo Menegat, pelo diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, Jorge Soto, e pela pesquisadora na área de Comunicação e Clima da UFRGS, Eloisa Beling Loose, com mediação da jornalista Sabrina Thomazi.

 

Domingo, 22/11, às 19h, com transmissão pela TVE, YouTube e Facebook

Vidas Negras e Empreendedorismo

As barreiras sociais, educacionais e culturais impostas pelo racismo tornam ainda mais difícil a trajetória de negras e de negros que decidem empreender. Apesar de movimentarem uma grande quantidade de dinheiro, homens e mulheres negros ganham menos e têm mais dificuldades para conquistar investimos. Além de alternativas para reverter esse cenário, o painel reflete ainda sobre afrofuturismo e manifestações culturais negras. Os debatedores são a diretora da Odabá, Onília Araújo, o empreendedor e agente da transformação digital Fausto Vanin e o MC do grupo Rafuagi, Rafa Rafuagi. A mediação será da relações públicas Luana Daltro.

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável