Todos Pela Educação

Compartilhe:

Frase Final

Entre 2019 e 2021, aumentou em 1 milhão o número de crianças de 6 e 7 anos não alfabetizadas

 

O Motivo da Escolha

A não-alfabetização das crianças em idade adequada traz prejuízos para aprendizagens futuras e aumenta os riscos de reprovação, abandono e/ou evasão escolar. Por isso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece a alfabetização como foco principal da ação pedagógica nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental.

O crescimento das disparidades agrava problemas históricos da Educação brasileira, como explica o líder de políticas educacionais do Todos Pela Educação, Gabriel Corrêa: “A alfabetização na idade correta é etapa fundamental na trajetória escolar de uma criança, e por isso esse prejuízo nos preocupa tanto. E porque os danos podem ser permanentes, uma vez que a alfabetização é condição prévia para os demais aprendizados escolares. Precisamos urgentemente de políticas consistentes para a retomada das aulas, para que essas crianças tenham condições de serem alfabetizadas e sigam estudando. É inadmissível retrocedermos em níveis de alfabetização e escolaridade”.

As informações consolidadas pela nota técnica corroboram as avaliações de aprendizagem que Estados e Municípios vêm aplicando em seus estudantes e mostram o tamanho dos desafios – agravados pela pandemia – que precisarão ser enfrentados com políticas públicas efetivas nas esferas municipais, estaduais e federal. O aumento expressivo no número de crianças não-alfabetizadas e o maior impacto entre alunos negros e mais pobres são dois dos principais desafios.

 

Como transformar essa informação em ação

Cada um tem papel fundamental para transformar a Educação, desde mobilizar-se cobrando dos gestores públicos o que precisa ser feito para que a escola pública ofereça um aprendizado de qualidade para todos, até buscando conhecimento e compartilhando com suas redes. É imprescindível a união da sociedade como um todo, principalmente, em um ano eleitoral como 2022, para que seja dada a devida prioridade à Educação no debate público e no que tange a cada cidadão, reconhecer o valor de seu voto, escolhendo candidatos e candidatas que tratem a Educação com seriedade e a considere em seus planos de governo.

 

Organização

O Todos Pela Educação é uma organização da sociedade civil, independente, plural e decisiva, que trabalha por uma escola pública de qualidade para todos, absolutamente TODOS. Pois é isso que garantirá igualdade de oportunidades a todos brasileiros(as) e, de fato, mudará o Brasil para melhor.

 

@todospelaeducacao

 

Designer:
Claudia Gil

 

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável