Think Olga

Compartilhe:

Frase Final

Em 2021, as mulheres perderam 87.6 mil postos de trabalho. Fonte: CAGED

 

O Motivo da Escolha

As mulheres estão tendo a pior participação no mercado de trabalho formal em 30 anos, em decorrência da crise causada pela pandemia no Brasil. Isso significa que hoje elas têm menos acesso a recursos financeiros e às condições de ter uma vida digna, que vai desde ter um teto e se alimentar de maneira nutritiva a ter tempo para cuidar da saúde física, mental ou emocional. As consequências são crueis: aumento de violência doméstica, adoecimento, falta de perspectiva, estagnação social e redução do potencial de criação. No Especial produzido por Think Olga (https://lab.thinkolga.com/autonomia-das-mulheres) mapeamos dados quantitativos, entrevistamos especialistas e nos aprofundamos em 3 tipos de autonomia: financeira, emocional e de conhecimento. Colocar o cuidado e a autonomia feminina no centro do debate é o que vai nos levar a um futuro do trabalho mais justo para as mulheres. Não basta defendermos a importância da autonomia, é fundamental jogar luz sobre as condições que nos levam (ou não) à ela. Autonomia é um caminho que se constrói a cada passo. É estratégia de resistência e existência. E é também o tema que gostaríamos de abordar na Virada Sustentável.

 

Como transformar essa informação em ação

Pode se familiarizar com o assunto buscando notícias e livros sobre economia do cuidado. Pode conversar sobre o assunto e ajudar a popularizar o termo para além das bolhas que já o conhecem. Pode checar quais candidatas e parlamentares estão atentas/os a essa pauta. Pode se familiarizar com o assunto buscando notícias e reports sobre autonomia e empregabilidade. Pode observar as condições de contratação no seu ambiente de trabalho e propor novos parâmetros ou políticas. Pode impulsionar grupos de afinidade e de diversidade dentro da organização ou na comunidade.

 

Organização

A Think Olga é uma ONG que atua junto à sociedade civil com a missão de sensibilizar a sociedade para as questões de gênero e intersecções, além de educar e instrumentalizar pessoas que se identifiquem como agentes de mudança na vida das mulheres. Utilizamos a comunicação como principal ferramenta, aliada à tecnologia e estratégias de educação, para criar impacto positivo na vida das mulheres do Brasil e do mundo.

 

@think_olga

 

Designer:
Claudia Gil

 

Captura_de_Tela_2021-08-04_as_16.14.32

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável