Segunda semana da Virada Sustentável Porto Alegre tem lives, oficinas, projeção no Iberê e show de jazz

Compartilhe:

Atividades ocorrem nas redes, na TVE e na FM Cultura

Readequada para atender às novas normas impostas pelo coronavírus, a Virada Sustentável Porto Alegre entra em sua segunda semana com uma programação de 10 lives de oficinas e atividades diárias ligadas ao bem-estar, cultura e sustentabilidade no Facebook e no YouTube. Toda a programação é gratuita.

Na sexta-feira (06), a instalação Através, de Camila Proto e Ane Valls, se inspira no quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, a igualdade de gênero, e realiza projeção com o tema do empoderamento feminino, a partir das 19h, na fachada da Fundação Iberê. Através funciona como uma partitura, um jogo de ligar os pontos, no qual territórios são traçados por fluxos de microfeminilidades a atravessar os modelos hegemônicos de corpo e de espaço. A ação é realizada em parceria com a equipe da Associação Vila Flores.

A programação do fim de semana ganha espaço na TVE a partir de sábado, com programação infantil, aulas de alimentação sustentável, painel sobre tecnologia e sustentabilidade no campo e atividades em comunidades da Capital. No sábado, a ênfase será a valorização da cena musical local, a partir das 20h, com Cumbuca Jazz, João Maldonado e Tamires Duarte, que fazem ao vivo o show Jazz na Virada. Nesta segunda semana, a poesia também ganha destaque com o Sarau Poetas Iluminadas, em homenagem a Carolina de Jesus.

A Virada Sustentável Porto Alegre 2020 oferece uma programação com mais de 100 atividades, entre debates, shows, oficinas e instalações artísticas pautados por Sete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Entre eles, fome zero e agricultura sustentável, redução das desigualdades, consumo e produção responsáveis e ação contra a mudança global do clima.

A Virada Sustentável Porto Alegre é apresentada pela Braskem e tem como patrocinadores Liberty Seguros, CMPC, Sulgas, Gerdau, Badesul, Alibem, Ventos do Sul, Oleoplan, DLL e Zaffari. O evento tem apoio do Nic.br, da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Ministério do Turismo), Pró-Cultura RS, TVE e Rádio FM Cultura (Governo do Estado) e correalização da Prefeitura de Porto Alegre.

A agenda da Virada 

Confira as principais atividades. Acesse a programação completa em viradasustentavel.org.br/poa

Sexta - 6/11 - Fundação Iberê

19h - Instalação Através, de Camila Proto e Ane Valls, na fachada da Fundação Iberê / Execução da equipe do Vila Flores

Sábado, 7/11 - TVE, Facebook e YouTube da Virada Sustentável

10h30min - Kids - RawR - Uma História Sobre Ecologia e Amorosidades (circo)

11h - Kids - Zuleka e o Tesouro do Pirata Careca

14h - Sarau Poetas Iluminadas em homenagem a Carolina de Jesus

20h - Espetáculo Jazz na Virada: Cumbuca Jazz, João Maldonado e Tamires Duarte

Domingo, 8/11 - TVE, Facebook e YouTube da Virada Sustentável

10h30min - Aula de cozinha sustentável com Irany Arteche e Fabrício Goulart - Risoto de butiá e casca de banana salteada

13h30min - Virada nas Antenas, programa que dá visibilidade a iniciativas sustentáveis em comunidades de Porto Alegre, visita a Vila Planetário e o Morro da Cruz.

19h - Painel sobre campo e sustentabilidade com o diretor na Estância Guatambu, Valter Pötter, a CEO da Raks Tecnologia Agrícola, Fabiane Kuhn, e o Diretor de Tecnologia Gabriel de Morais Borges. A mediação é da jornalista Sabrina Thomazi. 

Sobre a Virada Sustentável 

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema na América Latina e um dos maiores do mundo. Ocorre em diferentes cidades do país e, em 2019, foi reconhecido pela ONU como um dos três eventos mais importantes na promoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em Porto Alegre, chega a sua quinta edição, desta vez em um formato adaptado aos protocolos exigidos em razão da pandemia de covid-19. A Virada segue o conceito de sustentabilidade proposto pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, uma agenda adotada por 193 países.

O objetivo é contribuir para a construção de um mundo melhor e mobilizar pessoas para uma guinada sustentável, a partir de uma abordagem positiva, propositiva, que não apenas aponte problemas, mas também caminhos e soluções possíveis para a sociedade. A cada ano são oferecidas mais de 100 atividades culturais e socioambientais totalmente gratuitas. 

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável