Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP)

Compartilhe:

Frase Final

Cerca de 828 milhões de pessoas passam fome no mundo, mas 1/3 da comida se perde ou é desperdiçada.

 

O Motivo da Escolha

Cerca de 828 milhões de pessoas passam fome no mundo. Ao mesmo tempo, 1/3 da comida produzida se perde no processo de produção ou é desperdiçada no momento do consumo. Isso resulta em perdas anuais equivalentes a US$ 1 trilhão. O alimento perdido ou desperdiçado poderia ter sido redirecionado às pessoas que precisam. Já o dinheiro gasto quando compramos um alimento e não consumimos, poderia ser redirecionado a instituições que levam alimentos a quem precisa, como é o caso do Programa Mundial de Alimentos da ONU, o WFP.

 

Como transformar essa informação em ação

Entender o caminho do alimento dentro dos sistemas alimentares (desde o campo até a mesa) e os impactos que cada ação tem nesse processo.

Valorizar a agricultura familiar e comprar produtos localmente para minimizar perdas nas etapas de processamento e transporte.

Se informar sobre como aproveitar os alimentos em sua totalidade e valorizar a sazonalidade e a produção local. Tomar consciência de que todas as nossas ações como consumidores têm um impacto no sistema alimentar. Doar para instituições que levam alimentos à áreas de maior insegurança alimentar no mundo, como o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, o WFP.

 

Organização

O Programa Mundial de Alimentos (WFP) recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 2020. É a maior agência humanitária das Nações Unidas, salvando vidas em emergências e, por meio da assistência alimentar e de projetos de segurança alimentar e nutricional, contribui para a paz, estabilidade e prosperidade das pessoas que se recuperam de conflitos, de desastres e do impacto das mudanças climáticas. O Centro de Excelência contra a Fome é fruto de uma parceria entre o WFP e o governo Brasileiro. A missão do Centro de Excelência é apoiar países em desenvolvimento na criação e implementação de soluções sustentáveis contra a fome a partir da utilização das experiências exitosas desenvolvidas no Brasil. O Centro de Excelência do WFP atua também como um fórum global para o diálogo político e aprendizagem sobre alimentação escolar, agricultura familiar, nutrição e atividades relacionadas à segurança alimentar.

 

@wfpbrasil

 

Designer:
Juliana Raposo
Claudia Gil

 

Captura_de_Tela_2021-08-06_as_11.29.43

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável