Prêmios Virada Sustentável São Paulo

Compartilhe:

Conheça os projetos e profissionais que estão colaborando para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas

São Paulo, agosto de 2017 - Mais uma vez, a Virada Sustentável trouxe como tema central os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), uma agenda de desenvolvimento apresentada de modo a definir novos caminhos, que tragam melhorias na vida das pessoas e do planeta, em todos os lugares.
Na quinta-feira, 24 de agosto, foi celebrada a entrega do prêmio “Desafio 2030 – Escolas transformando o nosso mundo” que tem como propósito reconhecer o trabalho desenvolvido nas instituições de Ensino Básico, por meio de projetos transformadores ligados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Nesta 1ª edição, o prêmio foi voltado a todas as escolas públicas e particulares da grande São Paulo. Tendo como idealizadores e organizadores o Instituto 5 Elementos, a Reconectta e a Virada Sustentável São Paulo, em parceria com o Catraquinha. Foram inscritos 41 projetos de 27 instituições diferentes. O prêmio foi dado aos seguintes projetos:

Categoria Educação Infantil
EMEI Dona Leopoldina / Projeto: Construindo Viveiros de Infância
Educador(a) responsável: Marcia Covelo Harmbach

Categoria Ensino Fundamental 1
Colégio Oficina Pindorama / Projeto: Aquaponia Vida
Educador(a) responsável: Claudia Aparecida da Silva Corrêa

Categoria Ensino Fundamental 2
EMEF Duque de Caxias / Projeto: A arte de ocupar os espaços educativos na metrópole
Educador(a) responsável: Paulo Roberto Magalhães 

Colégio Miguel de Cervantes / Projeto: Agenda Escolar Sustentável

Educador(a) responsável: Carla Szazi Marum

Categoria Ensino Médio
Colégio Bandeirantes / Projeto: Educação para Sustentabilidade
Educador(a) responsável: Rosiani Telles


Categoria Educação de Jovens e Adultos
Escola ETEC Heliópolis / Projeto: Mobiliário Sustentável
Educador(a) responsável: Valéria Santos

 

Ainda no dia 24, a 2ª edição do Prêmio Abraps Virada Sustentável homenageou os profissionais com a história de vida que melhor representa os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Os ganhadores foram:

ODS 6: Água Potável e Saneamento
Marussia Whately, arquiteta e urbanista, idealizadora da Aliança pela Água, rede com mais de 70 organizações da sociedade, criada em 2014 para enfrentamento da crise hídrica de São Paulo.

ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura
Renata Piazzon, advogada ambiental, é uma das fundadoras e faz parte da equipe do projeto B.U.D. - Bonito, Útil & Durável que tem como missão criar uma rede de inovadores na moda para acelerar soluções coletivas para o setor, de forma circular e sustentável.

ODS 10: Redução das Desigualdades
Edu Lyra jornalista, autor do livro Jovens Falcões, um dos roteiristas do filme “Na Quebrada” e empreendedor social. Fundador do Gerando Falcões, que promove a paz em diversas periferias, favelas e presídios, com atuação em três frentes: esporte, cultura e renda.

ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis
Profissionais do Movimento Parque Augusta, representado pelo Augusto Aneas por sugestão da Dona Ana Dulce Maraschin.

ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis
Claudia Pires planejou e liderou a criação da Rede de Comercialização Zona Sul, hoje a maior rede de comercialização de resíduos sólidos de São Paulo gerenciada por cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Atualmente 100% dedicada a so+ma, programa de fidelidade voltado para a baixa renda que busca desenvolvimento local.

 

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável