PNUMA - Programa da ONU para o Meio Ambiente

Compartilhe:

Frase Final

A cada minuto, o equivalente a 1 caminhão de lixo de plástico chega aos oceanos.

 

O Motivo da Escolha

A poluição plástica é um problema global. Os plásticos são a maior, mais prejudicial e mais persistente parcela do lixo marinho, representando pelo menos 85% do total de resíduos no oceano. Aproximadamente 7 bilhões das 9,2 bilhões de toneladas de plástico produzidas de 1950 a 2017 se tornaram resíduos plásticos, que acabaram em aterros sanitários ou lixões, muitas vezes vazando para o meio ambiente e chegando até os corpos d´água.

Esse problema pode alterar os habitats e os processos ambientais naturais, reduzindo a capacidade dos ecossistemas de se adaptar às mudanças climáticas, afetando diretamente a subsistência de milhões de pessoas, a capacidade de produção de alimentos e o bem-estar social.

A poluição plástica não existe isoladamente. Os riscos ambientais, sociais, econômicos e sanitários dos plásticos precisam ser avaliados juntamente com outros fatores de estresse ambiental, como a mudança climática, a degradação dos ecossistemas e o uso de recursos.

O PNUMA destaca que o melhor caminho para endereçar essa questão é fazer a transição rumo à economia circular do plástico, entendendo a necessidade de uma transformação sistêmica em toda a cadeia do plástico, desde a fonte até o mar.

 

Como transformar essa informação em ação

Eliminar, Inovar, Circular. A responsabilidade sobre o problema da poluição plástica não é só dos consumidores, e sim de toda a cadeia envolvida desde o design, produção, comercialização, uso e descarte. Isso envolve o setor privado, o poder público e a sociedade civil. Mesmo sendo uma questão que só poderá ser resolvida quando for endereçada de forma integrada em todas essas instâncias, em busca da circularidade do plástico, existem algumas ações que as pessoas podem fazer para entrar em ação.

O primeiro passo é eliminar o uso de plásticos desnecessários e de uso único, como por exemplo canudos, talheres e sacolas plásticas, assim prevenindo que esses materiais virem resíduo. Precisamos de inovação na produção desses materiais, então como consumidores, é possível pedir às empresas que redesenhem seus produtos, tendo em mente a circularidade do plástico. E a circularidade é o terceiro ponto. Opte por produtos que possam ser reutilizados e mantidos em uso. O que for extremamente necessário utilizar, dê a destinação correta para que esse material seja reciclado.

 

Organização

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é a principal autoridade ambiental global que determina a agenda internacional sobre o meio ambiente, provendo liderança e encorajando parcerias na proteção do meio ambiente, inspirando, informando e permitindo que países e pessoas melhorem sua qualidade de vida sem comprometer as gerações futuras.

Com sede em Nairóbi, Quênia, trabalhamos por meio de nossas divisões, sedes regionais e escritórios de país, além de uma crescente rede de centros de excelência com os quais colaboramos. Também abrigamos inúmeras convenções ambientais, secretariados e corpos de coordenação entre agências.

O Escritório do PNUMA no Brasil, inaugurado em 2004, é um dos cinco escritórios de país mantidos pela organização – além de Rússia, Índia, China e África do Sul.

Para saber mais sobre o trabalho do PNUMA no Brasil e no mundo, acesse www.unep.org/pt-br e acompanhe as redes sociais do PNUMA em português.

 

@unep_pt

 

Designer:
Giulia Cacciaguerra Paes
Claudia Gil

 

UNEP_50_Port_blue_-_Camila_Hira

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável