PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - Brasil

Compartilhe:

Frase Final

Ainda é possível tirar 100 milhões de pessoas da pobreza no mundo até 2025.

 

O Motivo da Escolha

Um estudo da ONU sobre pobreza divulgado em outubro de 2022 descobriu que é possível uma redução significativa da pobreza no mundo, e novas formas de calcular o problema podem ajudar as equipes humanitárias e os governos a direcionar melhor a ajuda internacional.

O Índice de Pobreza Multidimensional (MPI), uma análise conjunta do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Iniciativa de Desenvolvimento Humano e Pobreza de Oxford (OPHI), da Universidade de Oxford, vai além da renda para medir a pobreza, levando em conta outros indicadores como acesso à educação, saúde, habitação, água potável, saneamento e eletricidade.

Com essa mudança na metodologia de cálculo, o estudo mostrou que, mesmo antes da pandemia de COVID-19 e do atual aumento do custo de vida, cerca de 1,2 bilhão de pessoas em 111 países em desenvolvimento viviam em situação de pobreza multidimensional aguda - quase o dobro o número que é considerado pobre quando a pobreza é definida como viver com menos de US$ 1,90 por dia.

 

Como transformar essa informação em ação

Como existem diferentes aspectos da pobreza em diferentes regiões, o estudo pede o desenvolvimento de estratégias que abordem a questão de forma adaptada a países e regiões específicos.

Também identifica padrões recorrentes de pobreza (“pacotes de privação”), que comumente afetam as pessoas em risco. Por exemplo, mais da metade das pessoas que vivem na pobreza carecem de eletricidade e combustível limpo para cozinhar, enquanto um terço é privado de nutrição, combustível para cozinhar, saneamento e habitação ao mesmo tempo.

O relatório apresenta histórias de sucesso de países que usaram estratégias integradas de redução da pobreza: o investimento do Nepal em saneamento, por exemplo, melhorou o acesso à água potável, a nutrição infantil e, por meio da redução da diarreia, da mortalidade infantil.

O estudo é essencial para informar os esforços do PNUD em todo o mundo enquanto trabalhamos com nossos parceiros das Nações Unidas e além para alcançar nosso objetivo ousado de ajudar a tirar 100 milhões de pessoas da pobreza multidimensional até o ano de 2025.

 

Organização

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) foi criado em 1965 pela Assembleia Geral das Nações Unidas Nações com o objetivo de ajudar os países a eliminar a pobreza e alcançar o desenvolvimento humano sustentável, uma abordagem para o crescimento econômico que enfatiza a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos e cidadãs, preservando o meio ambiente e os recursos naturais. O PNUD trabalha em cerca de 170 países e territórios, ajudando a erradicar a pobreza, a reduzir as desigualdades e a exclusão e a construir resiliência para que os países possam sustentar o progresso. Como agência de desenvolvimento da ONU, o PNUD desempenha papel fundamental no apoio aos países para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

@pnud_brasil

 

Designer:
Claudia Gil

 

Captura_de_Tela_2021-08-04_as_16.14.32

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável