Operação Corta-Fogo

Compartilhe:

Frase Final

Mais de 2/3 dos incêndios florestais em São Paulo são causados pela ação humana

 

O Motivo da Escolha

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente realiza a Operação Corta-Fogo, que por meio de vários órgãos intensifica as ações de conscientização da população a partir de junho, quando começa a estiagem.

A queda de balão, o uso irregular do fogo como a queima de lixo e o vandalismo estão entre os motivos que causam incêndios florestais em São Paulo, segundo dados do Painel Geoestatístico dos Incêndios Florestais em Unidades de Conservação e Áreas Protegidas publicado pela SIMA.

Por isso a parceria é tão importante. Precisamos disseminar a informação e conscientizar a população sobre os riscos dos incêndios. Durante as queimadas a vida dos seres humanos, fauna e flora são ameaçadas. O agravamento de doenças respiratórias, o desaparecimento de diversas espécies e até a morte de animais, são exemplos de suas causas. O trabalho em conjunto é fundamental para evitarmos desastres ainda maiores.

 

Como transformar essa informação em ação

-Não queime lixo, aterro ou área de mata;
-Não jogue bitucas de cigarro, principalmente em beiras de estradas;
-Não solte balões, além de ser crime, está entre as principais causas dos incêndios florestais;
-Não coloque fogo na mata, nos incêndios florestais muitos animais morrem queimados ou asfixiados pela fumaça.

 

Organização

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), criada em 2019, tem o objetivo de conduzir de forma sustentável o desenvolvimento socioeconômico, em todo o território de São Paulo, por meio da gestão sistêmica das Políticas Estaduais de Meio Ambiente e Infraestrutura.

Para desempenhar suas atribuições de forma inovadora e dinâmica, a Secretaria é dividida em duas subsecretarias:
a de Infraestrutura, que congrega as áreas de recursos hídricos, saneamento, resíduos sólidos, energia e mineração;
e a de Meio Ambiente, que aglutina a coordenação do Sistema Estadual de Administração da Qualidade Ambiental, Proteção, Controle e Desenvolvimento do Meio Ambiente e Uso Adequado dos Recursos Naturais – SEAQUA.

A SIMA tem sob sua responsabilidade as entidades vinculadas:
- Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE
- EMAE – Empresa Metropolitana de Águas e Energia
- Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo
- Fundação Florestal
- Fundação Parque Zoológico de São Paulo
- CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo

Complementam as atribuições da Secretaria a responsabilidade de coordenar e fomentar as atividades de diversos órgãos colegiados estaduais, conselhos e comitês, existentes no seu campo funcional, entre os quais se destacam: os Conselhos Estaduais de Política Energética (CEPE), de Saneamento (CONESAN), de Recursos Hídricos (CRH) e do Meio Ambiente (CONSEMA).

 

@infraeambiente

 

Designer:
Pedro Resende
Claudia Gil

 

LOGO_OPERACAO_FOGO_ALTO_POS_-_Camila_Hira

GovernoSP_SecretariaDeInfraestruturaeMeioAmbiente_Horizontal_cor_-_Camila_Hira

Receba as notícias
da Virada Sustentável