Museu da Imigração do Estado de São Paulo

Compartilhe:

Frase Final

Até o ano de 2050 mais de 216 milhões de pessoas no mundo podem ser obrigadas a se deslocar dos seus locais de nascimento em função das mudanças climáticas

 

O Motivo da Escolha

Os deslocamentos forçados por questões ambientais são graves consequências das mudanças climáticas para as populações dos locais de origem e para os grandes centros urbanos, receptores de diferentes fluxos migratórios. Desta maneira, impactam no futuro o acesso à moradia, alimentação, serviços de saúde e de assistência social, sendo necessário que gestores e formuladores de políticas públicas pensem soluções transversais. Infelizmente, tais deslocamentos ainda não são contemplados por frameworks de políticas específicas, como é o caso do status de refugiado. Para o Museu da Imigração, esse tema se apresenta com urgência para pensarmos como as questões de sustentabilidade se relacionam com as pautas migratórias no endereçamento de políticas públicas de acolhimento e resolução de situações de conflito, como racismo e xenofobia.

 

Como transformar essa informação em ação

1) Entender que os motivos que levam as pessoas à migrar são complexos e muitas vezes partem de situações forçadas.
2) Não reproduzir situações de violência aos migrantes no contato diário com outras pessoas na cidade.
3) entender os caminhos que nossos bens de consumo fazem até chegar em nossa casa e os impactos que esta cadeia produtiva tem em relação às migrações.

 

Organização

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo preserva a história das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes do Brás, e o relacionamento construído, ao longo dos anos, com as diversas comunidades representativas da cidade e do estado.

É no entrelaçamento dessas memórias que se encontra a oportunidade única de compreender e refletir o processo migratório. Ao valorizar o encontro de múltiplas histórias e origens, propomos ao público o contato com as lembranças daquelas pessoas que vieram de terras distantes, suas condições de viagem, adaptação aos novos trabalhos e contribuição para a formação do que hoje chamamos de identidade paulista.

 

@museudaimigracao

 

 

Designer:
Claudia Gil

 

 

Receba as notícias
da Virada Sustentável