Menos1Lixo

Compartilhe:

Frase Final

Não existe jogar fora.

 

O Motivo da Escolha

A problemática dos resíduos no Brasil ainda é pouco conhecida, pouco explorada.

Cerca de 16,5 milhões de pessoas não têm coleta regular de lixo na porta de casa, ou seja, 1 em cada 12 brasileiros não conta com esse serviço básico e essencial. São gerados quase 80 milhões de toneladas de lixo anualmente no Brasil, mas apenas 4% é encaminhada para a reciclagem - ABRELPE

Segundo a ONU, em 2050 vai ter mais plástico do que peixes no oceano.

O Sudeste responde por quase 50% do total de resíduos gerados no país, com um índice de 1,261 kg/hab/dia, enquanto que a região Norte representa aproximadamente 7,4% do total, com um indicador de 0,898 kg/hab/dia.

O volume de resíduos proveniente da coleta seletiva aumentou em 12% durante 2020 em São Paulo. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2021 - ABRELPE

A Menos1Lixo trabalha para informar, educar e compartilhar a mensagem de que é possível mudar o mundo através das pequenas ações individuais, que quando somadas, toram-se coletivas.

 

Como transformar essa informação em ação

Pesando antes de consumir. Vai pro supermercado? Leva a ecobag. Saiu de casa? Copinho Menos1Lixo na bolsa. Vai às compras? Prefira produtos locais, certificados e que valorizem a sua cadeia de produção. Quer comer bem e economizar? Corta na carne e explora outros sabores. Muitos exemplos...

 

Organização

O Menos 1 Lixo é a principal plataforma de disseminação de práticas sustentáveis do Brasil, estimulando o empoderamento e a mudança de comportamento de indivíduos, organizações e governos para alcançarmos uma forma mais regenerativa de vivermos coletivamente. É um negócio que propõe uma nova forma de estar no mundo, que acredita que a transformação se dará por parte dos coletivos que escolhem o lado B da força.

O Menos 1 Lixo é um negócio que cuida do planeta a partir das pessoas, propondo uma redefinição do que é ser uma empresa de sucesso, inserindo as relações e o meio ambiente como destaques desses indicadores. Foi idealizado pela ativista ambiental Fe Cortez, que viabilizou a produção do copo retrátil original, de silicone, reutilizável e 100% produzido no Brasil.

Hoje, o movimento impacta mais de 800 empresas e já vendeu mais de meio milhão de copos, além da produção de 5 webséries e da participação em projetos de leis como a Lei dos Canudos no Rio de Janeiro e o Noronha Plástico Zero. Todos os dias conversando com meio milhão de pessoas, o Menos 1 Lixo já recebeu o prêmio de empresa que pratica o Capitalismo Consciente e foi bicampeão na categoria sustentabilidade da CECOM.

 

@menos1lixo

 

Designer:
Wanessa Pereira de Oliveira
Claudia Gil

 

Logotipo_Vertical_Cinza_-_Nina_Marcucci

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável