Reflorestar ajuda a recuperar nascentes de água.
Desde 2010, o Instituto Terra realiza o programa Olhos D'Água de proteção e recuperação de nascentes da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Nesse programa, a participação dos proprietários de terra onde há/havia nascentes é fundamental. É importante que todas as pessoas saibam que a preservação ambiental e o reflorestamento podem trazer a água de volta à superfície e garantir segurança hídrica para as famílias rurais, além de promover o desenvolvimento sustentável desses pequenos produtores.
Primeiramente, não desmatando as áreas próximas a rios e nascentes. Depois, cercando essas áreas e replantando árvores para trazer a nascente de volta.
O Instituto Terra é uma organização civil sem fins lucrativos voltada para a restauração ecossistêmica, a educação ambiental e o desenvolvimento rural sustentável. Localizado em Aimorés-MG, o Instituto é fruto da iniciativa do casal Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado, que, diante do cenário de devastação em que se encontrava a antiga fazenda de gado da família, tomou uma decisão: devolver à natureza o que décadas de degradação ambiental destruiu. Desde a sua fundação, em abril de 1998, o Instituto Terra trabalha na restauração ambiental dos 608,69 hectares de Mata Atlântica que compõem a RPPN Fazenda Bulcão, além de desenvolver programas de recuperação e proteção de nascentes, pesquisa científica aplicada e educação ambiental. Mais que um agente atuante no Vale do Rio Doce, o Instituto Terra é um exemplo e uma inspiração para todo o planeta.
Designer:
Gustavo Souza Moscaritolo
Claudia Gil