Instituto Igarapé

Compartilhe:

Frase Final

O espaço cívico sofreu 2.677 ataques entre 2021 e 2022, incluindo casos de fake news, campanhas de desinformação e episódios de intimidação e assédio

 

O Motivo da Escolha

Considerando que estamos num momento de fragilização das nossas instituições democráticas e de restrição da participação social, o conceito de espaço cívico nunca se fez tão necessário. Além de difundi-lo, cremos que os dados acerca da redução desse espaço são pertinentes e, por isso, desenvolvemos o GPS do Espaço Cívico (https://igarape.org.br/wp-content/uploads/2022/03/Boletim-GPS-do-Espaco-Civico-5.pdf), boletim trimestral que analisa as ameaças ao espaço cívico e as reações a elas por parte das instituições e da sociedade civil.

No caso da política nacional de controle de armas e munições, como consequência da atual flexibilização do acesso e redução da fiscalização, temos visto um aumento vertiginoso na circulação e na aquisição de arsenais, gerando riscos à segurança e à vida de todos os cidadãos.

 

Como transformar essa informação em ação

Propondo formas de reverter essa situação, o Instituto Igarapé desenvolveu uma Agenda de Espaço Cívico com uma lista de atitudes positivas que cidadãos e organizações podem assumir para defender a democracia e proteger o espaço cívico. Você pode encontrar a agenda aqui. 

No caso das armas, há a campanha "Não Somos Alvo", com posts no instagram divulgando a questão e um site incentivando cada cidadão a se comunicar com o seu representante para fazer oposição a projetos de lei que flexibilizam o acesso no país. Para quem quer se informar a fim de participar do debate público de forma mais qualificada, o Instituto também produziu boletins sistematizando informações e análises sobre o tema aqui. 

 

Organização

O Instituto Igarapé é um think and do tank independente focado nas áreas de segurança pública, climática e digital e suas consequências para a democracia. Seu objetivo é propor soluções e parcerias para desafios globais por meio de pesquisas, novas tecnologias, comunicação e influência em políticas públicas. O Instituto trabalha com governos, setor privado e sociedade civil para desenhar soluções baseadas em dados. Fomos premiados como a melhor ONG de Direitos Humanos no ano de 2018 e melhor think tank em política social pela Prospect Magazine em 2019. www.igarape.org.br

 

@igarape_org

 

Designer:
Claudia Gil

 

Captura_de_Tela_2021-08-04_as_16.14.32

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável