Instituto Homem Pantaneiro

Compartilhe:

Frase Final

Em 2020, 3.878.650 hectares foram queimados no Pantanal, equivalente a mais de 3.5 milhões de campos de futebol.

 

O Motivo da Escolha

Segundo a UNESCO, o Pantanal é extremamente importante para a conservação da diversidade biológica e seus diversos habitats compreendem cerca de 80 espécies de mamíferos, 650 espécies de aves, 50 de répteis e 300 de peixes. Algumas espécies ameaçadas de extinção em todo o mundo são atuais, incluindo o tatu-canastra (Priodontes maximus), o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), a ariranha (Pteronura brasiliensis), o cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) e a arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus). Em destaque, a maior população de onças-pintadas (Panthera onca) conhecida mundialmente vive neste território, entre a Serra do Amolar, em um conjunto de Reservas Privadas, e o Parque Estadual das Águas Emendadas. A biodiversidade e o potencial de conservação foi motivo decisivo para a UNESCO conceder o título de Reserva Biosfera e de Patrimônio Natural da Humanidade às áreas do Parque Nacional e da Serra do Amolar.

A região da Serra do Amolar concentra a maior extensão de áreas protegidas do bioma Pantanal, com cerca de 300 mil ha de áreas públicas e privadas dedicadas à produção de natureza (Alto Pantanal). Em 2020, esta região foi atingida pelo fogo de forma intensa em quase sua totalidade. Segundo dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da UFRJ (LASA), cerca de 90% das áreas que compõem a Rede do Amolar foram queimadas (Figura 3). No ano de 2021, com a atuação da Brigada Alto Pantanal, a área queimada da Rede Amolar foi de apenas 7%, indicando que as ações de prevenção realizadas durante o ano podem ser eficazes.

A Brigada Alto Pantanal surge da necessidade de ações estratégicas para reduzir o impacto dos incêndios florestais, além de proteger a floresta, a vida e a propriedade das populações.

 

Como transformar essa informação em ação

Apoiar projetos de conservação e que agem contra as mudanças climáticas. Adotar hábitos mais saudáveis, menos consumistas, ter consumo consciente e apoiar o trabalho das brigadas que trabalham na prevenção dos incêndios.

 

Organização

O IHP foi fundado em 2002, é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua na gestão de áreas, conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local. Sua missão é “Preservar o Pantanal”. Tem sede em Corumbá - Mato Grosso do Sul. Como programa principal da Instituição, está a gestão do Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar (Rede do Amolar), criado em 2008 e que tem como finalidade propor ações de gestão integrada entre as organizações parceiras para proteção de 276.000 hectares, sendo que 201.000 hectares legalmente protegidos. A iniciativa surgiu a partir da parceria entre IHP, Instituto Acaia Pantanal, Fazenda Santa Tereza, Fundação Ecotrópica e Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense/Instituto Chico Medes (ICMBio) e Policia Militar Ambiental.

 

@ihp_pantanal_

 

IHP 20 ANOS

 

Designer:
Gabriela Dias Moreira
Claudia Gil

 

Copia_de_a_cidade_precisa_1_-_Karen_Steinman_Martini

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável