Instituto Akatu

Compartilhe:

Frase Final

Cada brasileiro desperdiça, em média, 41,6kg de alimentos por ano.

 

O Motivo da Escolha

O desperdício de alimentos gera graves impactos ambientais (desperdício de água, emissões etc) e sociais (1 em cada 12 pessoas do mundo estão passando fome ou em situação de insegurança alimentar). E é um problema cultural: no Brasil, temos a cultura da fartura, do "sobrar é melhor do que faltar".

 

Como transformar essa informação em ação

Combater e reduzir o desperdício de alimentos está ao alcance de muita gente, porque pode ser simples adotar hábitos como: reaproveitar sobras, fazer uso integral de alimentos (há inúmeras receitas disponíveis na internet) ou mesmo planejar melhor as compras para não correr o risco de desperdiçar algum produto.

 

Organização

O Instituto Akatu acredita no poder transformador do consumidor. Criado em 2001, é uma organização sem fins lucrativos pioneira no que faz: ações para sensibilização, mobilização e engajamento da sociedade para o consumo consciente, um consumo com melhor impacto, sem excessos ou desperdícios, para que haja o suficiente para todos para sempre.

O consumidor consciente é um indivíduo empoderado. Ele entende que o ato de consumir um produto ou serviço faz parte de um contexto que envolve produção, compra, uso e descarte e que traz consequências positivas ou negativas para si próprio, o meio ambiente, a economia e a sociedade. A missão do Akatu é ser ativista de um novo modelo mental e de comportamento que leve as pessoas a praticarem o consumo consciente e, assim, contribuírem para a sustentabilidade da vida no planeta.

 

@institutoakatu

 

Designer:
Claudia Gil

 

akatu_logo

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável