Fernando Gabeira abre a programação do Seminário Virada Sustentável POA 2018

Compartilhe:

A importância da educação como meta de sustentabilidade é o tema chave do encontro, que toma como ponto de partida os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Desigualdade social, paz e justiça, consumo consciente e cidades sustentáveis também estarão nas mesas temáticas. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 04 de abril.

A importância da educação para o desenvolvimento da sustentabilidade é o tema que congrega as diversas pautas do Seminário Virada Sustentável 2018, que acontece no dia 06 de abril, das 09h30 às 18h, na Unisinos – Campus Porto Alegre. A conferência de abertura do seminário – que também marca o início da 3ª Virada Sustentável Porto Alegre – será realizada pelo escritor, jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira – conhecido pela sua militância ambiental, cultural e ética e seu ativismo em temas como liberdades individuais e ecologia.

A entrada é franca, com inscrições prévias pelo site Virada Sustentável Porto Alegre até o dia 04 de abril ou enquanto houver vagas. As mesas da tarde acontecem simultaneamente, portanto, os inscritos devem escolher apenas um dos temas.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) – plataforma da ONU que estabelece metas mundiais de sustentabilidade a serem alcançadas até o ano de 2030 – são o ponto de partida para todas as mesas temáticas que serão realizadas. O Seminário foi concebido de forma colaborativa e com uma proposta inovadora, com o intuito de dar voz ao público presente.

A primeira mesa, no período da manhã, traz importantes convidados das reitorias da UFRGS, Unisinos e PUCRS para discutir como o Ensino Superior gaúcho – cuja excelência é reconhecida nacionalmente – pode contribuir com a educação básica rumo ao ODS da Educação de Qualidade.

À tarde, o público poderá participar de uma das quatro mesas simultâneas para discutir e cocriar ações relacionadas aos seguintes ODS: Erradicação da Pobreza e Redução das DesigualdadesPaz, Justiça e Instituições EficazesConsumo e Produção Responsáveis; e Cidades e Comunidades Sustentáveis. Entre os especialistas que compõem as mesas, estão nomes como Antonio David Cattani (Pesquisador destaque em Ciências Humanas e Sociais, professor titular de Sociologia no programa de Graduação e Pós-Graduação da UFRGS), Pe. José Ivo Follmann (diretor de Ação Social da Associação Antônio Vieira – ASAV, mantenedora da Unisinos), Camila Luconi Viana (MBA pela FGV em Meio Ambiente e Sustentabilidade, assessora técnica de Sustentabilidade da Fundação Sicredi) e Rualdo Menegat (Investigador do Conselho Nacional de Pesquisa do Ministério de Ciência e Tecnologia e professor da Cátedra UNESCO/Rede UniTwin de Desenvolvimento Sustentável).

Como resultado final e legado do seminário, serão produzidos – dentro da lógica colaborativa que marca a Virada Sustentável – quatro materiais paradidáticos – textuais, visuais e audiovisuais – sobre os temas abordados. O material ficará disponível aos professores que desejarem incluir a questão da sustentabilidade em seus conteúdos didáticos, levando para a sala de aula a discussão como fomento ao pensamento crítico e como suporte para a construção da qualidade em nossa educação.

Os interessados poderão solicitar um certificado digital de participação no Seminário.

Considerada a chave para compreender e aplicar o conceito de sustentabilidade, a educação, em todos os níveis de formação – ensino superior e básico, público e privado – é o tema central do Seminário. Na primeira parte, pela manhã, após a Conferência de Fernando Gabeira, haverá uma mesa reunindo representantes da UFRGS, PUCRS e UNISINOS, que debaterão o tema O ensino superior e a educação básica como meta de sustentabilidade.

Os interessados poderão solicitar um certificado digital de participação no Seminário. 

Programação:

Dia 06 de abril, sexta-feira

09h30 - Abertura Oficial da Virada Sustentável

10h – Conferência de Abertura com Fernando Gabeira

11h – Mesa 1 - O Ensino Superior e Educação Básica como meta de sustentabilidade

 Participantes: Pe. Pedro Gilberto Gomes (vice-reitor Unisinos); Luís da Cunha Lamb (pró-reitora de pesquisa UFRGS); Jorge Luis Nicolas Audy (Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS).

Inscreva-se aqui

14h – Sequência das mesas temáticas sobre os ODSs - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Mesa 2 – Erradicação da Pobreza e Redução das Desigualdades

Mediador: Carlos Moraes (Unisinos). Painel: Antonio David Cattani (UFRGS). Apresentação Imagética: Tiago Coelho (Unisinos). Experiência e estudos na área: John Fernando de Farias Würdig (UniRitter)

Inscreva-se aqui

 Mesa 3 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Mediador: Francisco Marshall (UFRGS). Painel: Pe. José Ivo Follmann (Unisinos) Apresentação imagética: Fernando Schmitt (Escola Fluxo de Fotografia). Experiência e estudos na área: José Vicente Tavares (Diretor do ILEA/UFRGS) 

Inscreva-se aqui

Mesa 4 – Consumo e Produção Responsáveis

Mediador: Diego Marconatto (Unisinos). Painel: Camila Luconi Viana (Sicredi/Unisinos). Apresentação imagética: a confirmar. Experiência e estudos na área: João Volkmann (empresário / Arroz Volkmann)

Inscreva-se aqui 

Mesa 5 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Mediador: SeedingLab (Unisinos). Painel: Rualdo Menegat (UFRGS). Apresentação imagética: Marco Antonio Filho (Escola Fluxo de Fotografia). Experiência e estudos na área: João Manoel Feijó (Ecotelhado).

Inscreva-se aqui 

 

Painelistas

 

Antonio David Cattani - Professor titular de Sociologia no programa de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Prêmio FAPERGS 2007 - pesquisador destaque em Ciências Humanas e Sociais. Vencedor do prêmio Açorianos de Literatura 2007 - categoria Ensaios de Humanidades (c/ L. Holzmann). Organizador e autor de vários livros publicados no Brasil, Argentina, Colômbia, França, Inglaterra, Itália, México e Portugal.

Camila Luconi Viana - Mestre em Gestão e Negócios pela Unisinos e pela universidade de Poitiers na França. O foco da sua dissertação foi sustentabilidade e cooperativismo. Possui dois MBAs pela FGV, um em Finanças e Controladoria e outro em Meio Ambiente e Sustentabilidade. É administradora com Ênfase em Gestão para Inovação e Liderança pela Unisinos. Foi voluntária na ONG Net Impact de Porto Alegre durante cinco anos. Atuou por nove anos em multinacionais como Carrier e Thyssenkrupp Elevadores, nesta última como coordenadora de sustentabilidade. É atualmente assessora técnica de Sustentabilidade da Fundação Sicredi.

Fernando Gabeira - Escritor, jornalista e ex-deputado federal, é conhecido pela sua atuação no Partido Verde brasileiro (do qual é membro-fundador), defendendo posições polêmicas em questões consideradas como tabus na cultura política brasileira (como a profissionalização da prostituição, o casamento homossexual e a descriminalização da maconha). Desde 2013, Gabeira apresenta o programa de reportagens e entrevistas Fernando Gabeira, no canal de TV Globonews. É autor de oito publicações. Seu primeiro livro, intitulado O que é isso, companheiro? (1979), conta sua participação na luta armada contra o regime militar no Brasil (1964–1985) e seu posterior exílio na Europa. O livro venceu o Prêmio Jabuti de Literatura na categoria biografia e (ou) memórias em 1980 e foi transformado em filme pelo cineasta Bruno Barreto em 1997.

José Ivo Follmann - Diretor de Ação Social da Associação Antônio Vieira – ASAV (mantenedora da Unisinos), professor titular no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unisinos. Doutor em Sociologia, mestre em Ciências Sociais, bacharel em Sociologia e Teologia. Especialização em Cooperativismo e História Contemporânea. Aperfeiçoamento em Administração de Pesquisa Científica e Tecnológica. Sacerdote católico, Ordem dos Jesuítas.

Luís da Cunha Lamb - PhD e Mestre em Ciência da Computação. Atualmente é professor titular do Departamento de Informática Teórica e Diretor do Instituto de Informática da UFRGS. Atua como revisor de diversas publicações e como membro de comitês de conferências internacionais e nacionais nas áreas de Lógica Aplicada, Teoria da Computação, Computação Social, Computação Neural, Inteligência Artificial e Engenharia de Software. 

Pedro Gilberto Gomes - Vice-Reitor da Unisinos e membro do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Sul. Especialista em Teologia pela Pontifícia Universidad Católica de Santiago, mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

Rualdo Menegat - Chefe do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da UFRGS, geólogo, Doutor em Ciências na área de Ecologia de Paisagem. Professor da Cátedra UNESCO/Rede UniTwin de Desenvolvimento Sustentável/FLACAM (La Plata, Argentina). Medalha de Conservação do Patrimônio Integral da Humanidade (Monterrey, México). Assessor científico da National Geographic Brasil e membro honorário do Fórum Nacional dos Cursos Geologia. Investigador do Conselho Nacional de Pesquisa do Ministério de Ciência e Tecnologia (CNPq).
3ª edição da Virada Sustentável será realizada de 06 a 08 de abril de 2018, em Porto Alegre. Abordando temas como redução das desigualdades sociaiseducação de qualidadecidades sustentáveisconsumo responsávelágua potável e saneamentopaz, justiça e instituições eficazes, e colaboratividade, o festival reúne diversas atrações e atividades que serão realizadas simultaneamente em diferentes locais e em cinco Ecopontos principais da Capital Gaúcha: a Casa de Cultura Mario Quintana, a Associação Cultural Vila Flores, o Parque da Redenção, a Unisinos – Campus Porto Alegre e o SESC Protásio Alves. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

A Virada Sustentável Porto Alegre 2018 é apresentada pela Braskem, com Patrocínio Master da Liberty Seguros. Patrocínio: Lojas  RennerThyssenkruppBooking.com eSulgás. Patrocínio Educacional: Unisinos. Apoio Institucional: Sistema Fecomercio RSSebrae RS, PNUD, Prefeitura de Porto Alegre e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Apoio: Fundação GaiaGrupo Zaffari e ACNUR (Agência da ONU para Refugiados). Apoio de mídia: RBS TVBandNews e Metro Jornal Porto Alegre.

Financiamento: Pró-Cultura RS - LIC / Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Ministério da Cultura / Governo Federal.

Serviço

Seminário Virada Sustentável 2018

Teatro do Campus Unisinos - Av. Dr. Nilo Peçanha, 1640

Entrada franca, inscrições prévias até dia 04 de abril, pelos links:

Conferência de abertura e Mesa 1 - O Ensino Superior e Educação Básica como meta de sustentabilidade - https://www.sympla.com.br/seminario-a-educacao-e-os-objetivos-do-desenvolvimento-sustentavel__258183

Mesa 2 – Erradicação da Pobreza e Redução das Desigualdades - https://www.sympla.com.br/seminario-a-educacao-e-os-objetivos-do-desenvolvimento-sustentavel---mesa-tarde-1__258194

Mesa 3 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes - https://www.sympla.com.br/seminario-a-educacao-e-os-objetivos-do-desenvolvimento-sustentavel---mesa-tarde-2__258212

Mesa 4 – Consumo e Produção Responsáveis - https://www.sympla.com.br/seminario-a-educacao-e-os-objetivos-do-desenvolvimento-sustentavel---mesa-tarde-3__258224

Mesa 5 – Cidades e Comunidades Sustentáveis - https://www.sympla.com.br/seminario-a-educacao-e-os-objetivos-do-desenvolvimento-sustentavel---mesa-tarde-4__258228

Será fornecido certificado digital de participação

Informações: viradasustentavelpoa@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/viradasustentavelpoa

Instagram: @viradasustentavelpoa

 

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODSs

As realizações da Virada Sustentável em todo o Brasil são inspiradas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU. Esses objetivos representam hoje a melhor tradução do que é a sustentabilidade, trazendo esse conceito de forma clara para a sociedade e revelando sua natureza transversal nas mais diversas áreas do conhecimento humano.

Cada tema da Virada Porto Alegre 2018 está relacionado com um ou mais objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU e foram escolhidos colaborativamente com o Conselho Consultivo do festival, composto por representantes de diversos setores da cidade de Porto Alegre.

 

Conheça os temas de 2018

ODS 1 - ERRADICAÇÃO DA POBREZA e ODS 10 - REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES - Palavras-chave: cidadãos invisíveis, desigualdade econômica, violência, falta de diálogo.

ODS 4 - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE - Palavras-chave: educação básica, educação para protagonismo, autoconhecimento, formação de cidadão ativos e responsáveis, educação para desenvolvimento sustentável, educação superior, cursos de extensão, cursos/escolas alternativas.

ODS 11 - CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS - Palavras-chave: Ciclovias, parques, árvores.

ODS 12 - CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS - Palavras-chave: Empreendedores, feiras, brechós, orgânicos, etc.

ODS 14 - VIDA NA ÁGUA e ODS 6 - ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO - Palavras-chave: arroios, rios, delta do jacuí, esgoto, nascentes e orla do guaíba.

ODS 16 - PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES - Palavras-chave: violência, corrupção, instituições públicas ineficazes e injustiça.

ODS 17 - PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO - Palavras-chave: lideranças ambientais históricas; habilidade de estabelecer redes. 

Histórico da Virada Sustentável

A Virada Sustentável foi criada em São Paulo e está em sua 7ª edição na capital paulista. As realizações da Virada Sustentável em todo o Brasil são regidas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU. Esses objetivos representam hoje a melhor tradução do que é a sustentabilidade, trazendo esse conceito de forma clara para a sociedade e revelando sua natureza transversal nas mais diversas áreas do conhecimento humano.

Em Porto Alegre, a primeira edição da Virada ocorreu em 2016 e mobilizou mais de 50 mil pessoas, que participaram de atividades como shows, seminário, remada, skate, pedalada e oficinas. Também foram recolhidas quase três toneladas de lixo eletrônico e 315 litros de óleo de cozinha foram encaminhados para reciclagem. Assista aqui o teaser da primeira edição.

A primeira Virada Porto Alegre também realizou o Prêmio Boas Ideias de Sustentabilidade, que reconheceu importantes iniciativas inovadoras e sustentáveis desenvolvidas em Porto Alegre e cidades vizinhas (confira os vencedores clicando aqui). As iniciativas vencedoras participaram da Virada 2017 dentro do Seminário Boas Ideias de Sustentabilidade e da Feira de Empreendedorismo Inovador.

A 2ª edição da Virada Sustentável aconteceu entre março e abril de 2017. Com os temas Empreendedorismo e Inovação Sustentável, Educação para a Sustentabilidade e Ecogastronomia e Alimentação Saudável, o festival reuniu cerca de 200 atrações e atividades que foram realizadas simultaneamente em diferentes locais e em quatro EcoPontos – espaços de encontro e mobilização durante a Virada Sustentável de Porto Alegre: a Casa de Cultura Mario Quintana, a Associação Cultural Vila Flores, o Parque da Redenção e o SESC Campestre.

Foram mais de 400 profissionais (entre ativistas, artistas, painelistas, ecochefs e empreendedores) envolvidos diretamente nas 205 atividades (177 atividades na programação da Virada e 28 atividades de adesões realizadas em locais próprios), que mobilizaram um público de mais de 30.000 pessoas.

Ações colaborativas, seminários, mostras de filmes, esportes, oficinas, shows e espetáculos teatrais, artes visuais, feiras de inovação e Virada Ecogastronômica, estiveram entre as atrações, todas gratuitas e abertas ao público. Acesse aqui o teaser da segunda edição.

Além dos EcoPontos, a Virada contou, ainda, com outros locais de realização de atividades, como a Unisinos – Novo Campus Porto Alegre, o StudioClio e o Largo Glênio Peres.

Diferentes projetos e iniciativas que buscam valorizar e dar visibilidade à promoção da sustentabilidade também formaram parte da programação através do Edital de Adesões, que recebeu mais de 150 inscrições e selecionou 77 projetos para integrar a Virada. As atividades foram promovidas de forma autônoma por grupos, coletivos, movimentos e instituições diversas.

Atendimento à imprensa

Juliana Prato | jornalista | 51 98158 3121 |  juliana@adrianamartorano.com.br

Adriana Martorano | jornalista | 51 99213 6558 | adrianamartorano@adrianamartorano.com.br

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável