Confira os destaques da programação da Virada Porto Alegre 2017

Compartilhe:

A segunda edição da Virada Sustentável em Porto Alegre vai oferecer mais de 200 atividades gratuitas que abordam temas como empreendedorismo inovador, ecogastronomia e educação para a sustentabilidade. Confira alguns destaques da programação e agende-se:

Seminários / Educação

A Virada Sustentável Porto Alegre 2017 vai realizar quatro encontros para debater temas pertinentes para compreender o conceito de sustentabilidade e todas as suas formas de desenvolvimento e aplicação: Seminário Virada Sustentável na Educação – que discute novas bases para a educação, a partir do conceito de sustentabilidade;  Seminário Marcas Sustentáveis – que aborda formas de gerar impacto positivo na sociedade através da força dos negócios criando valor compartilhado para as marcas e para a sociedade, além de apresentar cases de Empresas B brasileiras – negócios que conseguem manter a lógica de geração do lucro sem gerar desigualdade e deterioração do meio ambiente; Seminário Boas Ideias de Sustentabilidade – que apresenta a evolução dos projetos e iniciativas vencedoras do Prêmio Boas Ideias de Sustentabilidade, concedido na primeira edição da Virada; e o Contaí! – bate-papo informal (uma espécie de programa talk show), conduzido por jornalistas e professores, em que participam pesquisadores, ativistas e empreendedores ambientais, sociais e empresariais, apresentando pontos de vista diversos sobre temas selecionados, sempre com o foco na sustentabilidade.

A entrada é franca em todos os encontros. As inscrições para os seminários Marcas Sustentáveis e Virada Sustentável na Educação devem ser feitas previamente no site, a partir do dia 17 de março. Para os demais seminários, as inscrições são por ordem de chegada.

Cientistas, professores, pensadores, empreendedores e ativistas ambientais participam dos seminários, trazendo suas experiências, dados e diferentes abordagens e reflexões sobre os impactos das mudanças climáticas, éticas, culturais, educacionais e empresariais e desenvolver novas formas comportamentais e produtivas, menos agressivas e danosas ao Planeta. Dentre os participantes, estão o navegador e a fotógrafa ambiental Amyr e Marina Klink (que realizam a conferência de abertura do Seminário Virada Sustentável na Educação), a ecochef Laura Rosano (coordenadora do Slow Food Internacional no Uruguai e codiretora da empresa Verde Oliva, que organiza oficinas de educação alimentar, pesquisa e fomento da cozinha regional uruguaia em escolas de seu país), o especialista em economia colaborativa e sustentável Tomás de Lara (Colíder do Sistema B Brasil, cofundador do Colaboramerica - Festival Internacional de Novas Economias da América Latina e professor em cursos de inovação social) e Jorge Soto (PHd em Planejamento Ambiental, Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem SA, líder do Grupo de Advocacy de Energia e Mudanças Climáticas do ICCA, Co-presidente do Comitê Técnico da ISSO 20400 para o desenvolvimento da Norma Internacional de Compras Sustentáveis e membro do Comitê Consultivo da Coalizão para Liderança em Precificação de Carbono).

As informações sobre as mesas, temas, palestrantes, horários e locais de cada seminário serão divulgados em breve na sessão Programação.

Cultura

Na Virada Sustentável Porto Alegre 2017, a cultura é parte importante da programação. Shows, espetáculos teatrais, oficinas e aulas, roteiros de arte urbana e mostras de filmes compõem a programação dos EcoPontos. Alguns destaques:

No dia 30 de março, quinta-feira, às 18h30, dentro do projeto Porto Alegre Musical, a Orquestra da ULBRA faz o concerto de abertura do evento. “As Grandes Canções do Festivais Nativistas terá a participação dos músicos Neto Fagundes, Shana Müller, Chico Saratt, Maurício Marques e Sérgio Rojas. A regência é de Tiago Flores e o concerto acontecerá no Largo Glênio Peres.

No dia 31, sexta-feira, acontece no Largo Glênio Peres o show Os Tambores da Rua, com Turucutá e Bloco da Laje.

No domingo, 02 de abril, o concerto de encerramento é com a Orquestra Unisinos Anchieta e Juntos – projeto dos consagrados músicos Antonio Villeroy, Bebeto Alves, Gelson Oliveira e Nelson Coelho de Castro. Com regência de Evandro Matte, o espetáculo acontece no Parque da Redenção, às 11h30, dentro do projeto Música para Todos.

Três mostras de cinema com filmes que abordam as questões da sustentabilidade estão sendo organizadas. O CineAbacaxi e a mostra de cinema sobre sustentabilidade para crianças acontecem na Casa de Cultura Mario Quintana, já a terceira mostra terá exibição no Vila Flores.

No dia 30 de março, quinta-feira, das 09h às 12h, acontece no StudioClio a oficina A História da Música nos Festivais Nativistas do Rio Grande do Sul, ministrada pelo jornalista e crítico de música Juarez Fonseca e pelo maestro Tiago Flores. As inscrições são por ordem de chegada.

arte urbana está presente na Virada com um passeio pela ZIS POA – Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre, que compreende bairros do 4º Distrito. O roteiro turístico-cultural ZIS Grafite convida os participantes a percorrerem a pé uma série de ruas, imóveis inventariados pelo patrimônio histórico e pontos de referência para os moradores, ao mesmo tempo em que poderão apreciar murais e obras dos artistas Grimm, Careca, Trampo, Renan Santos, Binho Ribeiro e Erick. As obras serão produzidas pela Virada Sustentável e os artistas vão criar seis painéis, em pontos entre a antiga Cervejaria Bopp e o Vila Flores. O projeto ZIS Arte Urbana apresenta este diálogo entre o histórico e o contemporâneo, entre o ambiental e o cultural, valorizando as suas peculiaridades e apresentando a arte urbana como motor para a promoção da sustentabilidade relacionada com cultura e meio ambiente.

Sessão de autógrafos

Por sua importante atuação na área ambiental, o navegador Amyr Klink e a fotógrafa ambiental Marina Klink são os convidados especiais dessa edição e realizam a conferência de abertura do seminário "A Virada Sustentável na Educação", que acontece na Casa de Cultura Mario Quintana no dia 31 de março. No mesmo dia, Amyr e Marina realizam, às 19h, sessões de autógrafos de seus mais recentes livros: Não há tempo a perder (relato autobiográfico de Amyr em que ele evoca sua experiência de vida, lembrando de momentos difíceis que precisou enfrentar ou driblar, para realizar seus planos. Editora Foz/Tordesilhas), e Antarctica - Olhar Nômade (fotolivro de Marina que reúne um rico acervo de imagens captadas durante suas 12 temporadas no continente austral. Editora Brasiliana).

Esportes

Além das atividades esportivas que acontecem nos EcoPontos Parque da Redenção e SESC Campestre – como trilhas e slackline –, a Virada organiza uma grande pedalada no domingo de manhã, dia 02 de abril. O Pedalando da Virada tem início às 09h, em dois pontos de encontro: a Fundação Iberê Camargo (Avenida Padre Cacique, 2000) e o Velódromo de Porto Alegre (Av. Ipiranga, 1 - Praia de Belas). O objetivo é reunir o maior número de ciclistas para um passeio de bicicleta com chegada no Parque da Redenção, às 11h30, para o show de encerramento da Virada Sustentável Porto Alegre 2017.

Gastronomia

A temática Ecogastronomia e Alimentação Saudável ganha uma intensa programação durante a segunda edição da Virada e um Estande da Virada gastronômica, no EcoPonto do Parque da redenção, onde acontece o Fórum Ecogastronômico, a Feira de Agroindústria Familiar, rodas de conversa e aulas de cozinha com ecochefs consagrados.

Confira a programação gastronômica:

Dia 30 de Março – quinta-feira

Visita orientada a Horta de PANCS Rincão dos Maçaricos – Lomba do Pinheiro. Das 9h30min às 12h, com saída de ônibus às 08h30 do Largo Glênio Peres

Dia 31 de Março – sexta-feira

Café da manhã Quilombola e Roda de conversa no Quilombo dos Alpes. Das 9h às 11h30min, com saída de ônibus às 08h15min do Largo Glênio Peres

Painel Escolas Sustentáveis. Painelista: Chef Laura Rosano – Uruguai. Das 14h às 16h, na Sala Carlos Carvalho – Casa de Cultura Mario Quintana

Lançamento dos livros: Vida no Butiazal (organização: Embrapa), Clima Temperado – produção, consumo e abastecimento de alimentos (organização: PPGDR/UFRGS) e Frutos Nativos del Uruguay (de Laura Rosano). A partir das 16h30min, no saguão da Sala Carlos Carvalho– Casa de Cultura Mario Quintana

Dia 1º de Abril – sábado

Das 10h às 16h, no Estande da Virada Gastronômica, no Parque da Redenção

Feira da Agroindústria Familiar

Fórum Ecogastronômico:

09h30min - Aula de Cozinha - Cozinha de Feira, com os professores do Curso de Gastronomia da Unisinos

10h30min – Roda de conversa sobre Hortas Urbanas

11h30min – Cozinha da Natureza, com o Chef Rodrigo Bellora, do Restaurante Valle Rústico/Garibaldi

14h – Roda de conversa sobre produção e consumo de alimentos orgânicos

15h – Aula de Cozinha - Cozinhando com frutas nativas, com a Chef Laura Rosano, coordenadora do Slow Food Internacional no Uruguai e codiretora da empresa Verde Oliva, que organiza oficinas de educação alimentar, pesquisa e fomento da cozinha regional uruguaia em escolas de seu país

Empreendedorismo inovador

Além dos seminários que abordam diretamente o tema do empreendedorismo inovador (Seminário Marcas Sustentáveis e Seminário Boas Ideias de Sustentabilidade), a Virada Sustentável Porto Alegre 2017 promove a Feira Boas Ideias de Sustentabilidade, que irá reunir iniciativas locais com foco em produtos sustentáveis, que utilizam o reaproveitamento de materiais (upcycling) ou matérias primas cujas origens auxiliam a preservação do meio ambiente (recicladas ou orgânicas), e também respeitam as pessoas envolvidas no processo de produção. 
A feira busca valorizar a produção das marcas, os projetos e iniciativas que trabalham  com aspectos da cultura e economia locais, promovendo desenvolvimento e disseminação da cultura mais sustentável.

Alguns dos empreendimentos já confirmados: Cesta Feira, Clau Stampas, Colibrii, Ecosouvenir, Estúdio Hybrido, Horteria, Humanus, Luz Feito à Mão - Oficina de Iluminação, Preza, Re-ciclo, SHIELDMAIDEN, Solabici, SUEKA, Villaget Re Criar, Lá de Casa Gastronomia, VegAmor, Solabici Café, Diefen Bier e Soda italiana.

Programação das atividades de adesão

A Virada Sustentável Porto Alegre terá, ainda, dezenas de atividades que se encaixam no contexto de promoção da sustentabilidade e que são promovidas de forma autônoma por grupos, coletivos, movimentos e instituições diversas. Essa programação alternativa será divulgada no dia 20 de março, quando será anunciado o resultado da seleção do edital de adesão, promovido pelo evento. Os interessados em inscrever projetos para integrar essa programação podem fazê-lo pelo site da Virada Sustentável até o dia 16 de março, às 23h59min.

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável