Associação Cidade Escola Aprendiz

Compartilhe:

Frase Final

5,5 milhões de crianças e adolescentes tiveram o direito à educação negado durante a pandemia.

 

O Motivo da Escolha

De acordo com um estudo divulgado pelo UNICEF, a partir de dados da PNAD de outubro de 2020, há cerca de 5,5 milhões de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em situação de desvinculação escolar no país. Por desvinculação escolar entendem-se as situações de estarem fora da escola e em risco de abandono escolar. Neste contexto, o estudo considerou os casos de crianças não matriculadas e aquelas que, mesmo matriculadas, declararam não acessar as atividades remotas (UNICEF, 2021 / PNAD 2020). É um cenário trágico no qual ainda é muito difícil mensurar os reais impactos no direito à educação de nossas crianças, adolescentes e jovens. Apesar dos esforços hercúleos de muitas redes municipais, estaduais e dos próprios profissionais de educação, que muitas vezes precisam, sozinhos, carregar como podem sua missão profissional, trata-se de uma tragédia educacional jamais vista antes. E precisamos, por isso, com responsabilidade e compromisso, criar respostas eficazes à altura deste problema.

 

Como transformar essa informação em ação

Pode se preparar para estudar sobre o direito à educação no Brasil e se articular a coletivos e redes que atuam em defesa deste direito. Pode aprender a identificar os casos de crianças fora da escola e acionar o sistema de garantia de direitos.

 

Organização

Cidade Escola Aprendiz é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que há 25 anos contribui para o desenvolvimento dos sujeitos e suas comunidades por meio da promoção de experiências e políticas públicas orientadas por uma perspectiva integral da educação. Estruturada em programas que atuam em diversas cidades do país, a Cidade Escola Aprendiz pesquisa e desenvolve conteúdos metodológicos, dissemina experiências, realiza formações para gestores, educadores e lideranças sociais, e contribui para a modelagem e implementação de políticas públicas de educação e direitos humanos.

 

@cidadeescolaaprendiz

 

 

Designer:
Claudia Gil

 

 

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável