A Cidade Precisa de Você

Compartilhe:

Frase Final

O plano de metas da Prefeitura até 2024 inclui: o aumento de hortas urbanas (400), ecopontos (40) e pontos de entrega voluntária de recicláveis (300).

 

O Motivo da escolha

Acreditamos e defendemos a transição agroecológica e circular em áreas urbanas e vulneráveis das cidades. Trabalhamos para a criação de modelos de desenvolvimento local sustentável, de forma participativa, fortalecendo redes de iniciativas já existentes na co-criação de soluções inovadoras e apropriadas.

Nos últimos anos, atuamos na Brasilândia, área periurbana da Zona Noroeste de São Paulo, com um projeto que busca a circularidade do sistema alimentar, vinculada a espaços e equipamentos públicos e comunitários valorizando a economia e a produção local. Por meio de ações voltadas para a segurança alimentar, o projeto busca fortalecer a capacidade comunitária com a implementação de infraestruturas e redes logísticas, o desenvolvimento de um sistema alimentar regenerativo, e com geração de renda para a comunidade. Nossa meta é fortalecer as famílias e iniciativas produtoras de alimentos saudáveis, e criadoras de um território de cultura alimentar mais sustentável, fomentando a capacidade da comunidade para construir um futuro mais justo e sustentável na cidade.

 

Como transformar essa informação em ação

Com essa informação no Plano de Metas da Prefeitura sobre a circularidade do sistema alimentar (através de iniciativas de plantio e compostagem), é possível conhecer quais os nossos direitos como cidadãos para então poder lutar por eles. As metas são estipuladas pelo poder público, muitas vezes respondendo a demandas da sociedade, mas caso não tenhamos um acompanhamento e monitoramento delas, é possível que elas não sejam realizadas.

As condições socioambientais das nossas cidades só mudarão se nos apropriarmos do papel de co-construtores dessa transformação. Além disso, sabendo que já temos hortas urbanas, pontos de entrega de recicláveis e pátios de compostagem na cidade nos traz reflexões acerca dos nossos hábitos de consumo e das cadeias de produção que alimentamos na cidade em que vivemos. Estou comprando o necessário? Consigo aproveitar quase a totalidade dos alimentos que consumo? De quem estou comprando? São alimentos sem veneno? Poderia separar os resíduos recicláveis e orgânicos? Onde compro a terra para a horta do meu quintal?

A partir disso, incentivamos que a gente se conecte mais com nosso bairro: busque comprar local, descobrindo novos fornecedores mais próximos de você; sensibilize as crianças e os vizinhos para plantar na cidade e para compreender todo o ciclo do alimento; saiba que existem 103 hortas comunitárias mapeadas na cidade de São Paulo - de acordo com informações da plataforma Sampa+rural da Secretaria do Verde e Meio Ambiente; além de compartilhar ações socioambientais como essas, para que possam, cada vez mais, abrir caminho para uma transição justa para o desenvolvimento local sustentável.

 

Organização

A Cidade Precisa de Você acredita na importância dos espaços públicos e da participação cidadã para criar cidades mais justas. Somos um coletivo de pessoas que, organizadas em uma associação sem fins lucrativos, tem como finalidade social promover uma pedagogia urbana para o exercício da cidadania, desenvolvendo ações que tenham como resultado a conscientização e a ativação dos espaços públicos para construir cidades mais justas, democráticas e sustentáveis. Não oferecemos respostas prontas, mas soluções adaptadas ao contexto local que considerem a voz do território e seus habitantes. Agimos por meio de investigação, escuta e testes com a população local, ativando potenciais de territórios para transformá-los em lugares vibrantes. Acreditamos no poder transformador do território e de seus habitantes.

 

@acidadeprecisadevoce

 

Designer:
Ana Carolina Jamas Figueiredo
Claudia Gil

 

Copia_de_a_cidade_precisa_1_-_Karen_Steinman_Martini

Nossos Patrocinadores

Nossos Patrocinadores

Receba as notícias
da Virada Sustentável