Virada Sustentável chega pela primeira vez a Belém

Compartilhe:

Belém, setembro de 2023 – Pela primeira vez na história, Belém será um dos palcos da Virada Sustentável, um dos mais um.    Jaiores eventos de sustentabilidade do Brasil. Na capital paraense, a programação será realizada entre os dias 23 e 26 de novembro. 

Em 2023, a Virada Sustentável, que é desenvolvida através de uma parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), chega a sua 13ª edição em São Paulo, com 44 edições já tendo sido realizadas pelo Brasil todo. O projeto envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, artistas, grupos e coletivos de cultura, redes e movimentos sociais, equipamentos culturais, instituições, empresas, escolas e universidades.

“Estamos muito felizes com a nossa chegada a Belém, poder construir o projeto de uma forma coletiva, com uma grande participação de pessoas da cidade, desde a fase de idealização, discussão de formato, locais, artistas até a curadoria, sem dúvida, foi fundamental para que tenhamos um evento histórico. Tenho certeza que será incrível”, afirma Mariana Amaral, uma das idealizadoras do projeto. 

No Norte, Belém integrará, junto com Manaus, onde o projeto já acontece há 8 anos, a Virada Sustentável Amazônia. Toda a construção do evento na região foi realizada de forma colaborativa, contando, desde a sua concepção, formato e ideia criativa com a cocriação de equipes de coordenação, produção e consultoria do território, participando ativamente de todo o processo. 

“Belém é uma cidade atualmente estratégica e historicamente pulsante, que está se tornando rota de grandes eventos.  Agora, estamos entrando para o circuito nacional da Virada Sustentável, trazendo um pouco dessa Amazônia urbana tão própria. É um trabalho sendo construído a várias mãos, com muito carinho e cuidado”, explica Mayrá Casttro, coordenadora local do evento. 

O objetivo é, justamente, reforçar as redes de transformação e apresentar os desafios da Amazônia de maneira atraente e criativa para o público, a partir de uma perspectiva essencialmente local. “Estamos vendo uma infinidade de projetos e uma atenção inédita para a Amazônia, mas muitas vezes com uma abordagem simplista, ou distante, que não leva em conta as complexidades do território. Queremos fazer o oposto disso, dando voz e palco a quem realmente tem representatividade para falar sobre o tema”, revela André Palhano, um dos cofundadores da Virada Sustentável.

Chamada – Em Belém, o Festival está com uma chamada aberta para artistas e grupos culturais que queiram fazer parte da programação artística. As propostas podem ser enviadas entre os dias 05 e 18 de setembro e contemplam as mais diversas iniciativas, desde espetáculos de teatro, dança, apresentações musicais, contações de histórias e performances, com foco para atividades artísticas e culturais que ressaltem a riqueza cultural e a diversidade da região amazônica. 

A proposta da Virada Sustentável Amazônia é criar um espaço de diálogo e engajamento que promova uma visão integrada e diversificada da sustentabilidade, encorajando ações positivas para um futuro mais equilibrado e sustentável para a Amazônia e para o mundo, dentro de pilares como mudanças climáticas, consumo consciente, água, biodiversidade, mobilidade urbana, cidadania, inclusão social, combate ao racismo, apoio a populações tradicionais, entre outros.

As informações sobre as inscrições para a Chamada e sobre o Festival estão disponíveis no site da Virada Sustentável: https://www.viradasustentavel.org.br/cidade/belem

 

SOBRE A VIRADA 

 

A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade do Brasil. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades. Tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, gerando reflexão e discussões a fim de promover um futuro sustentável e reforçando as redes de transformação e impacto social existentes. 

Desde 2011, a Virada Sustentável já realizou mais de 40 edições pelo Brasil em cidades como São Paulo, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, Campinas, Sinop (MT), Ilhabela / São Sebastião, Valinhos (SP) e Fortaleza e agora chega em Belém.


Em todos esses anos, contamos com a colaboração de milhares de organizações da sociedade civil na construção e realização do festival. Um modelo colaborativo e de escuta ativa em cada cidade que nos acolhe.

Canais da Virada:

Site: www.viradasustentavel.org.br
Instagram: @viradasustentavel
Youtube: https://www.youtube.com/ViradaSustentavel
Fotos das edições anteriores: https://www.flickr.com/photos/viresuacidade/albums


Assessoria de Imprensa Belém:
Agência EKO
Rafael Sobral: (91) 99385.5262
rafaelsobral@ekonet.com.br 

Receba as notícias
da Virada Sustentável