Painel Vidas Negras e Empreendedorismo

Compartilhe:

As barreiras sociais, educacionais e culturais impostas pelo racismo tornam ainda mais difícil a trajetória de negras e de negros que decidem empreender. Apesar de movimentarem uma grande quantidade de dinheiro, homens e mulheres negros ganham menos e têm mais dificuldades para conquistar investimos. Além de alternativas para reverter esse cenário, o painel reflete ainda sobre afrofuturismo e manifestações culturais negras. Os debatedores são a diretora da Odabá, Onília Araújo, o empreendedor e agente da transformação digital Fausto Vanin e o MC do grupo Rafuagi, Rafa Rafuagi. A mediação será da relações públicas Luana Daltro.

Oferecimento | Liberty Seguros

QUANDO

, 22 de Novembro de 2020, 14:30
Marcar na agenda

Fausto Vanin |Empreendedor

Agente da transformação digital. Atua em iniciativas que usam a tecnologia para mudar o contexto social em que vive. Possui mestrado em Informática Aplicada pela PUC-PR e certificação em Inovação e Estratégia pelo MIT Sloan School of Management. Membro da OnePercent, coletivo que desenvolve soluções de software com a tecnologia Blockchain e co-fundador do Pox, uma plataforma de aprendizagem interativa. Membro da diretoria voluntária da Aldeia da Fraternidade, Fellow do Social Good Brasil e consultor de negócios na Odabá, associação de afroempreendedores do Rio Grande do Sul.

Rafa Rafuagi | Grupo Rafuagi

Mc do premiado grupo de rap Rafuagi, referência internacional da Cultura Hip Hop. É membro do Comitê Gaúcho Impulsor do HeForShe ONU Mulheres, Fundador da Associação da Cultura Hip Hop de Esteio, entidade gestora da maior Casa da Cultura Hip Hop da América Latina em Esteio, do Museu do Hip Hop RS e da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS) Vozes da Periferia, Consultor de Articulação e Mobilização do BID, criador do projeto Partiu Aula, integrando Cultura, Educação e Segurança Pública para jovens das escolas gaúchas, ganhou selo de parceiro da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e do MPT RS (Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul) por esta ação, Educador no Projeto Guardiões da Água em São Leopoldo/RS, é estudante de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP RS). É formado em Epistemologias do Sul pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/Portugal e em Técnico de Comunicação Social Publicidade e Propaganda. Produtor Cultural, especialista em captação de recursos e elaboração de políticas públicas. Dentre as parcerias musicais, destacam-se nomes como Emicida, Daniel Drexler e Jorge Drexler, o grupo Estadunidense Wu Tang Clan, já tendo circulado em 10 países nos maiores festivais de Cultura Hip Hop do mundo, como o Festival Hip Hop Al Parque em Bogotá/Colômbia e o Paris Hip Hop na França.

Onília Araújo | ODABÁ

Graduada em Ciências Contábeis (UFRGS), é ativista feminista, LGBTQ+, mãe do Pietro e luta pela valorização e desenvolvimento econômico do povo negro. É fundadora da empresa I.CON (Inovação Contábil) e integra a diretoria da Odabá, Associação de Afroempreendedorismo com sede em Porto Alegre.

Mediadora Luana Daltro |UFRGS

Relações-Públicas graduada pela UFRGS, atualmente trabalha como Analista de Branding na KingHost. Possui experiência com planejamento e estruturação de estratégias de Comunicação para marcas nas redes sociais. Criadora de conteúdo digital sobre a temática racial e é membro do Global Shapers Porto Alegre. Desenvolve Consultoria sobre Comunicação e Diversidade Racial e faz palestras sobre estes temas.