Fome e Desenvolvimento: o futuro dos alimentos e a soberania alimentar em um mundo pós-pandemia

Compartilhe:

Há comida suficiente no mundo para alimentar todas as pessoas, mas, por causa das falhas nos sistemas alimentares, cerca de 811 milhões de pessoas vão para a cama com fome todas as noites, enquanto 2 bilhões estão acima do peso. Alcançar a meta de Fome Zero até 2030 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2) requer soluções que abordem ineficiências sistêmicas, crises políticas e mudanças climáticas, reunindo políticas, intervenções impactantes, infraestrutura, serviços, inovação e tecnologia com liderança política e investimentos. Para aliviar a fome crônica, precisamos pensar no alimento como um direito humano básico, não apenas uma mercadoria, e abordar os problemas específicos de cada país que enfrenta a insegurança alimentar.

 

Público: Setor Privado, Poder Público, Comunicadores, Universidades e Sociedade

Anfitrião | WFP

 

INSCRIÇÃO

QUANDO

Quinta-feira, 16 de Setembro de 2021, 16:30
Marcar na agenda

INTEGRANTES DESTA LIVE

Daniel Balaban |Programa Mundial de Alimentos (WFP)

Economista e Mestre em Relações Internacionais. Especialista em Políticas Públicas, Cooperação Internacional, Mobilização de Governos e Iniciativas Inovadoras. Daniel Balaban é desde agosto de 2011 Diretor do Centro de Excelência contra a Fome e Representante do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas no Brasil. Desempenhou a função de Assessor Especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e atuou por oito anos como Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sendo um dos principais articuladores da Lei Brasileira de Alimentação Escolar.

Daniel de Souza |Conselho da Ação da Cidadania

Designer, formado na ESDI - Escola Superior de Desenho Industrial, trabalhou com cenografia, programação visual, vídeo clipe e computação gráfica com o designer Luiz Stein. Atua na Ação da Cidadania desde 1997, aonde foi um dos coordenadores da entidade e hoje é presidente do Conselho da Ação da Cidadania desde 2016. Além de desenvolver ações e projetos nas áreas sociais e culturais da entidade, trabalha diretamente nas diversas campanhas nacionais de combate à fome, como o Brasil Sem Fome, a iniciada a partir da pandemia do Covid, em março de 2020, e o Natal Sem Fome, que é realizado desde 1993.

Andreia Dutra | Instituto Stop Hunger

Nascida em Bagé (RS), Andreia Lacerda Dutra é formada em Nutrição, pela Universidade Federal de Pelotas (RS) e conta com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Durante sua trajetória, Andreia ocupou diferentes cargos de liderança, o que trouxe a ela uma vasta experiência e visão de mercado, fundamental para o desenvolvimento de sua carreira. Na Sodexo On-site Brasil desde 2011, Andreia está como CEO de Saúde e Educação e em sua posição é responsável por fortalecer a estratégia de negócios do segmento no Brasil que contribui para o desenvolvimento e expansão da presença nesses setores e, consequentemente, com o crescimento sustentável da companhia no País. Além disso, a executiva também está como Presidente do Instituto Stop Hunger Brasil – instituição independente sem fins lucrativos, parte do ecossistema da Sodexo, e é membro do Conselho da Pronep – empresa líder no mercado de fornecimento de serviços de Home Care no Brasil, adquirida pelo Grupo Sodexo para a expansão da marca no mercado de Cuidados Domiciliares.

Mediador Victor Vieira |O Estado de S. Paulo

É editor do caderno Metrópole do jornal O Estado de S. Paulo. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade de Sevilha (Espanha). Também tem passagens pelo jornal O Tempo, de Belo Horizonte, e pela revista eletrônica Consultor Jurídico (ConJur).