Série Amor de Cozinha com Regina Tchelly | Risoto de Casca de Melancia

Compartilhe:

Série Amor de Cozinha

Ep. 1 | Era uma vez uma empregada doméstica

No Morro da Babilônia, RJ, vemos como Regina Tchelly se transformou em referência mundial na área de alimentação sustentável e está mudando a "cultura do desperdício" com iniciativas simples e saudáveis com o Projeto Favela Orgânica. E ainda vamos aprender como fazer o surpreendente risoto de casca de melancia. 

Risoto de Casca de Melancia 

Ingredientes

3 xícaras (chá) de arroz cozido ou 1 xícara de chá de arroz seco

1/2 xícara (chá) de alho poró

1 xícara (chá) de cebola picada

2 xícaras (chá) de casca de melancia ralada fina

1/2 xícara (chá) de pimentão verde cortado em cubos pequenos

2 xícaras (chá) de tomates cortados em cubos pequenos

1/2 xícara (chá) de salsa e cebolinha cortada

1/2 xícara (chá) de manjericão picado

1 copo de requeijão (220g)

3 colheres ( sopa ) de azeite de oliva

6 colheres ( café) de açafrão, sal a gosto 

Modo de preparo

Lave bem todos os ingredientes antes de cortar.

Lave bem a casca da melancia e passe no ralador fino.

Refogue o alho poró e a cebola no azeite de oliva até dourar. Em seguida adicione casca de melancia, deixando cozinhar em fogo baixo por alguns minutos, mexendo até que a casca fique bem macia.

Acrescente o pimentão, o tomate, cheiro verde e deixe cozinhar em fogo baixo por alguns minutos.

Adicione o requeijão e misture para incorporar.

Acrescente o arroz cozido misturando com cuidado.

Tempere com sal e pimenta a gosto.

Dica: você pode fazer esse arroz usando a casca de outros legumes e verduras.

Este programa integra a série Amor de Cozinha e foi gentilmente cedido à programação da Virada Sustentável Porto Alegre 2020 pela COOPAS.

A COOPAS é uma produtora com experiência em programas para TV, vídeos institucionais e didáticos, curta e longas-metragens para televisão e cinema. Também realiza cobertura e transmissão ao vivo, via internet ou TV. A produtora foi responsável pela exibição por 20 anos e ainda está à frente da veiculação do Canal Saúde, emissora da Fundação Oswaldo Cruz. Produziu documentários para o Ministério da Saúde e a primeira série de dramaturgia do Canal Saúde, “Saúde em cena”. Produziu “De Volta” em coprodução com o Canal Futura, que recebeu diversos prêmios internacionais e foi indicado a melhor documentário no EMMY International Awards 2014. Em parceria com a Casa de Cinema de Porto Alegre produziu o documentário “Como ser herói” para o SPORTV. Também para o Futura, produziu o doc “#EuVocêTodasNós”,  finalista do New York Festivals World's Best TV & Films 2018, e a série "Amor de Cozinha". Ganhou o edital da CPLP 2018 com o documentário “Entre a porta e a rua”, com exibição na TV Brasil. Em 2020, realiza uma série de 20 documentários para a Funarte.

 ASSISTA

QUANDO

, 01 de Novembro de 2020, 10:30
Marcar na agenda

INTEGRANTES DESTA LIVE

Regina Tchelly

Regina Tchelly tem 38 anos, é empreendedora social, mãe de 3 meninas e nasceu em Serraria na Paraíba. Moradora da comunidade da Babilônia, na Zona Sul do Rio de Janeiro e fundou o projeto Favela Orgânica. Em 2011 enquanto trabalhava como empregada doméstica e via com espanto o desperdício de alimentos nas feiras livres do Rio de Janeiro, acostumada com o aproveitamento mais completo da comida em seu estado natal, com apenas R$140 reais, resolveu abrir um projeto para ensinar moradores da favela onde mora, a utilizar melhor os alimentos que tinham na geladeira. O Favela Orgânica trabalha com eventos, oferece cursos e palestras sobre o ciclo integral do alimento, buscando modificar a relação das pessoas com a sua alimentação, procurando evitar o desperdício, cuidar do meio ambiente e mostrar que é possível comer bem e barato.