Amazônia e o Futuro do Brasil

Compartilhe:

O início do desmatamento foi para projetos de infraestrutura, hoje a Floresta perde espaço pelo extrativismo vegetal e mineral e para a produção agropecuária numa troca que pode ter consequências sérias para a Sociedade, em especial, a questão climática e o equilíbrio biológico do Mundo.

 

Público: Sociedade, Poder Público, ONGs, Universidades e Comunicadores

Anfitrião | FAS

 

INSCRIÇÃO

QUANDO

Segunda-feira, 13 de Setembro de 2021, 14:00
Marcar na agenda

INTEGRANTES DESTA LIVE

Mediador Virgílio Viana |FAS

Virgílio Viana é engenheiro florestal, doutor em Biologia pela Universidade de Harvard, pós-doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade da Flórida, professor de ciências florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, USP. Professor do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP de 1989 a 2003, Secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas, Brasil, de 2003 a 2008. Ex Presidente da Associação Paulista dos Engenheiros Florestais e da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia. Atualmente é Superintendente Geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS); professor colaborador da pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); coordenador da iniciativa da ONU: Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável - Amazônia (SDSN); membro da Comissão de Ética e Ação para o Desenvolvimento Sustentável, da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano; Presidente do Conselho de Administração da Aliança para a Bioeconomia da Amazônia (ABIO); Idealizador da Aliança Covid Amazônia e membro fundador do Instituto Amigos da Amazônia.
LINKEDIN

Roberto Waack Arapyaú |Instituto Arapyaú

É Biólogo e mestre em administração de empresas pela USP e possui carreira como executivo nas áreas de biotecnologia, farmacêutica e florestas. Foi CEO da Fundação Renova, (reparação do desastre de Mariana), CEO da Amata S.A. e da Orsa Florestal  e também membro dos Conselhos do Grupo Orsa, Amata, Forest Stewardship Council (FSC), Global Reporting Initiative (GRI), Fundo Brasileiro para Biodiversidade e Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC); Atualmente é Visiting fellow do Hoffman Center da Chatham House (Londres) e Membro dos Conselhos da Marfrig, Wise Plásticos, Synergia, Arapyaú, WWF e Ethos. Co-fundador da Coalizão Brasil Clima Florestas e Agricultura e da Concertação pela Amazônia, ambos movimentos do setor privado e ONGs voltados para advocacy nas áreas de uso do solo e mudanças climáticas;
LINKEDIN

Eduardo Taveira |SEMA – AMAZONAS

Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas, possui graduação em Ciências Sociais pela Ufam (2000) e especialização em Desenvolvimento Sustentável (2004). É Secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas desde de janeiro de 2019, atual Presidente do Fórum de Secretários do Meio Ambiente da Amazônia Legal e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). Possui mais de 15 anos de experiência com projetos de gestão pública, ambiental e geração de renda na Amazônia brasileira e internacional.

Fabio Toreta | Sabesp

Fabio Toreta trabalha nas áreas de comunicação e sustentabilidade. É o atual Superintendente de Comunicação da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Também é o coordenador da Comissão de Sustentabilidade da companhia. Formado em Economia pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e Mestrando em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Possui especialização em Marketing pela Stanford Graduate School of Business e Liderança pela Harvard Kennedy School. Integra o Conselho Superior da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e o grupo Lidercom da ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial)