Expedição pela Bacia do Rio Saracura | Rios e Ruas
Expedição pela Bacia do Rio Saracura | Rios e Ruas

Quer compartilhar?


Mais detalhes

Classificação indicativa: Livre

Categoria(s):

  • Expedição
  • Cidades e comunidades sustentáveis

Expedição pela Bacia do Rio Saracura | Rios e Ruas

Expedição na região da Av Paulista para reconhecimento expedição da natureza de rios soterrados por ruas e construções contribuindo assim para despertar uma compreensão afetiva sobre o uso do espaço urbano.

A caminhada a partir do Instituto Moreira Salles fará um roteiro em direção a uma das nascentes do Rio Saracura um pouco atrás do MASP. Ao longo do caminho pelo espigão do Caaguaçu, conhecido atualmente como Avenida Paulista, os participantes compreenderão a cidade sob a perspectiva dos vales e riachos que nascem ao longo do antigo caminho indígena em direção a Serra do Mar.

Nesta caminhada, que acontecerá após o bate-papo com Gui Wisnik no IMS, os participantes perceberão como os rios foram afastados do tecido urbano para dar lugar o desenvolvimento da cidade e terão a oportunidade de participar de uma sutil intervenção que sinalizará a presença do Rio Saracura em alguns pontos do percurso.

Facilitador: José Bueno

Esta atividade dispõe de 40 vagas e se destina a todas as pessoas interessadas no passado, no presente e no futuro da cidade onde vivem.
Crianças acompanhadas a partir de 7 anos são bem vindas!

Rios e Ruas

Rios & Ruas é uma iniciativa criada por José Bueno e Luiz de Campos em 2010. Luiz, geógrafo, trouxe sua experiência por mais de 15 anos como professor e pesquisador da temática dos rios urbanos. José, arquiteto e mestre em Aikido, trouxe a convicção de que a aprendizagem profunda, aquela que transforma nosso modo de ser, provém de uma experiência vivencial e emocionante.

Munidos de alguns mapas, percorreram por alguns minutos as ruas sinuosas da Vila Indiana e descobriram juntos, sob um terreno abandonado, um pequeno olho d’água. Perceberam se tratar de uma das nascentes de um riacho que logo batizaram de Yquiririm – Rio Silencioso em tupi-guarani e nome de uma das ruas do bairro.

Conversar e se conectar física e emocionalmente com nossos rios – soterrados ou não – é a origem e o coração da iniciativa Rios & Ruas que seguirá seu fluxo promovendo e inspirando múltiplas ações para que milhões de pessoas descubram, vejam e queiram nossos rios limpos e livres. Será apenas uma questão de tempo vermos alguns rios e ruas convivendo em harmonia na cidade.

Datas, Horários e Locais

Horário(s) para o dia 25 de Agosto

Das 13:00h às 14:30h