Edital de Adesões à Virada Sustentável Rio 2017

Para ampliar a quantidade de locais e pessoas impactadas, a Virada Sustentável Rio 2017 estende seu edital para projetos que se enquadrem exclusivamente nas modalidades de adesão, assim entendidas as iniciativas que, além de estarem alinhadas com a cultura da sustentabilidade, sejam autossuficientes, em sistema de colaboração coletiva (“crowdsourcing”).

A primeira edição da Virada Sustentável no Rio de Janeiro será realizada de 9 a 11 de junho.

Procuramos projetos artísticos, culturais, sociais e ambientais em prol da sustentabilidade. Queremos contribuir efetivamente para a construção de um mundo melhor e mobilizar pessoas para esta guinada, porém sem ameaças, imposições ou regras de conduta. Queremos promover uma abordagem positiva, propositiva, que não aponte somente problemas, mas também caminhos e soluções possíveis para a sociedade que queremos.

O período de inscrições para este edital é de 17 a 24 de abril de 2017.

Após o encerramento, não serão mais aceitas propostas para integrar a programação do festival.

Para tirar dúvidas sobre o edital e acompanhar a construção da Virada Sustentável Rio 2017, acompanhem nosso site e nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/viradariodejaneiro) e/ou escreva para contatorj@viradasustentavel.org.br para mais informações.

Em nosso site também temos a opção Quero apoiar a Virada, onde possíveis parceiros podem se inscrever para  ceder um espaço, ajudar na divulgação ou patrocinar a Virada Sustentável.

Sejam bem-vind@s!

Manual de Inscrição

DA INSCRIÇÃO

O Edital de Adesões à Virada Sustentável Rio 2017 é direcionado a artistas, oficineiros, palestrantes, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, faculdades e equipamentos culturais que tenham interesse em inscrever seus projetos de adesão para integrar a programação do evento, sempre com conteúdo ligado aos 17 temas apontados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Cada proponente, tanto pessoa jurídica como pessoa física, pode se inscrever individualmente ou como representante de um grupo e apresentar um ou mais projetos. O grupo deverá ser representado por apenas uma pessoa.

O sistema de inscrição solicitará o cadastramento de uma senha de acesso. Esta senha possibilitará que o proponente acesse sua inscrição quantas vezes forem necessárias para edição das informações já inseridas.  Após o envio do projeto, não será mais possível realizar alterações.

*Importante: limpezas de histórico no computador implicarão na exclusão das informações anteriormente salvas e ainda não enviadas.

Qualquer dúvida entre em contato através do e-mail contatorj@viradasustentavel.org.br

DOS CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

Este edital não tem um número pré-definido de vagas para cada categoria, sendo esta uma seleção que segue a lógica interna da realização do evento de acordo com critérios de sua comissão julgadora e de seu conselho curador.

Reforçamos apenas que todos os projetos inscritos deverão obrigatoriamente contemplar temas ligados à sustentabilidade e comprovar sua qualidade de realização.

Não serão aceitos projetos com intenção de cobrança de ingressos, já que toda programação proposta pela Virada Sustentável é gratuita

Também não serão aceitos projetos de conotação partidária, religiosa ou que estimulem qualquer forma de discriminação.

ADESÃO

Para aumentar a quantidade de locais e pessoas impactadas, serão selecionados projetos que, além de estarem alinhados com o tema e tenham comprovado sua qualidade de execução, já existam ou sejam  autossuficientes, em sistema de colaboração coletiva.

Por ser uma adesão independente, é esperado que os proponentes cubram os custos de toda a organização, produção e realização do projeto inscrito.

Analisaremos as candidaturas e as propostas de adesão à Virada Sustentável, definindo como se dará sua inserção na programação.

A inscrição pode ser realizada em duas modalidades: 

Adesão independente - são os projetos que não necessitam nem de aporte financeiro nem de disponibilização de local.

Adesão dependente – são os projetos que não necessitam de aporte financeiro nem de infraestrutura, porém precisam de um local para sua realização, a ser definido pela produção da Virada.

DA APROVAÇÃO

A Virada Sustentável acontecerá em parques públicos, centros culturais, museus, praças, ruas, unidades e sedes de instituições e organizações parceiras. Todos os projetos inscritos e aprovados, caso ainda não tenham local de realização, serão alocados pela produção de acordo com sua categoria, conteúdo e faixa etária.

A Virada Sustentável reserva o direito de utilizar as formas de contato cedidas na ficha de inscrição para obter mais informações antes de qualquer parecer e a não realizar projetos previamente aprovados caso o mesmo não atenda as exigências já preestabelecidas neste edital ou não cumpra prazos para envio de informações e documentos que serão solicitados em período de contratação.

Os proponentes não terão acesso à avaliação da comissão julgadora e desta forma não caberá questionamento de qualquer natureza sobre este edital.

Ao final da seleção, todos os proponentes receberão, via e-mail indicado no ato da inscrição, uma notificação sobre seu resultado no edital.

 DAS CONTRAPARTIDAS

A Virada Sustentável oferece como contrapartidas espaços de alcance ao público para realização das ações propostas, ampla divulgação na mídia e outros meios de comunicação, e o estímulo para o encontro e diálogo de agentes de todos os setores da sociedade que compartilham o interesse de esclarecer, difundir e implementar o conceito de “sustentabilidade”.

A Virada Sustentável se compromete a gerir com responsabilidade os impactos socioambientais gerados pelo evento, bem como promover esforços no sentido de viabilizar o maior número possível de atrações e ações.

DA CONTRATAÇÃO 

Os Proponentes cujos projetos forem aprovados terão a partir da data de notificação via e-mail o prazo de 5 dias úteis para enviarem os documentos abaixo listados.

Caso o prazo não seja cumprido o projeto será automaticamente desclassificado, ficando a cargo das equipes de curadoria e programação substituí-lo.

Documentos complementares:

PESSOA JURÍDICA:

- CNPJ

-Ficha de Inscrição Municipal

- Contrato Social (ou outro documento que valide a pessoa jurídica)

- Currículo comprovando experiência na atividade proposta

- Comprovante de endereço

- Certidão Negativa da Receita Federal

PESSOA FÍSICA:

- CPF

- RG

- Comprovante de endereço

- Currículo comprovando experiência na atividade proposta

- Certidão Negativa da Receita Federal 

Perguntas Frequentes

  • Quem pode se inscrever?

Todos artistas, oficineiros, palestrantes, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, faculdades e equipamentos culturais que tenham algum conteúdo, atração cultural ou atividade relacionados aos temas indicados neste edital e que queiram apresentá-lo na Virada Sustentável Rio 2017.

  • Como saber se meu projeto foi aprovado?

Ao final da seleção, todos os proponentes receberão, via e-mail indicado no ato da inscrição, uma notificação sobre o seu resultado no edital.

  • Se o meu projeto for aprovado, já estarei na programação da Virada Sustentável?

O projeto inscrito fará parte da programação da Virada Sustentável após passar pela primeira seleção e pela verificação de qualidade, aderência e capacidade técnica do proponente pela equipe de organização do evento. Neste processo, eventuais ajustes poderão ser demandados e negociados entre as partes até a sua viabilização ou não.

  • Como será feita a seleção?

A organização da Virada Sustentável selecionará os projetos atendendo a três quesitos principais: 1) relevância e atratividade do conteúdo para o público; 2) aderência à proposta da Virada (apresentar a sustentabilidade a partir de uma abordagem positiva e inspiradora) e; 3) capacidade de atendimento, pela organização da Virada, das necessidades técnicas dos projetos.

Projetos inscritos em parceria entre duas ou mais organizações também somarão pontos nos critérios de aprovação 

  • Todos os projetos serão aprovados?

Não.  A maior parte dos projetos não aprovados em outras edições pelo país tinham necessidades que a organização do evento não pode atender.  Outros não tinham aderência em relação aos temas propostos.

  • Posso inscrever mais de uma atividade ou atração?

Sim. Não há limite de número de inscrições de projetos por parte dos proponentes.

  • Não tenho fotos do meu projeto, pois ele é inédito. O que faço?

A organização da Virada Sustentável recomenda que neste caso o proponente descreva detalhadamente o projeto e anexe um esboço, croqui ou link que ilustre claramente o projeto a ser executado. As imagens solicitadas, além de muito importantes para a divulgação prévia do projeto na imprensa, caso ele seja aprovado, é determinante para equipe de curadoria no entendimento e avaliação do projeto.