Painéis da Virada | Novas Economias e Economia Circular
Painéis da Virada | Novas Economias e Economia Circular

Quer compartilhar?


Mais detalhes

Classificação indicativa: Livre

Categoria(s):

  • Seminário
  • Parcerias e Meios de implementação

Painéis da Virada | Novas Economias e Economia Circular

2018 é o ano em que celebramos 70 anos da declaração dos direitos humanos pela ONU, 30 anos da promulgação da nossa Constituição Federal que validou nossos direitos cidadãos. Estamos a 12 anos do cumprimento das metas da agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e temos muito que avançar, juntos! 2018 é ano de eleições, ano de fortalecimento da nossa jovem democracia. Tempo de engajarmos a todos em uma potente participação cidadã. É ano de Virada,  de realizarmos 2ª edição da Virada Sustentável Rio. Parte do eixo Conhecimento, os  Painéis da Virada são diálogos propositivos com especialistas nos temas escolhidos pela população fluminense.

Na tarde da sexta-feira, dia 8, a Virada realiza dois potentes painéis sobre a Economia da Sustentabilidade: Novas Economias (às 14h) e Economia Circular (às 16h).

14h | Painel 1 | Novas Economias

O que as novas economias estão fazendo para fortalecer a defesa de direitos, em especial o direito ao trabalho e renda dignos? Como as novas economias podem garantir um desenvolvimento social, ambiental e econômico que seja regenerativo?

Anfitrião: Colaboramerica. Tomás de Lara é colíder Cidades+B Internacional (Colaboração multissetorial para o incentivo de negócios de impacto), co-fundador e co-chair do Colaboramerica (1º Festival de Novas Economias da América Latina), conselheiro do Sistema B Brasil e do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), co-fundador da Goma (ecossistema empreendedor e espaço colaborativo), tecelão de redes e organizações, e professor em cursos de inovação econômica no Brasil e outros países, Tomás é administrador de empresas, com master em comunicação digital, especialista em economia colaborativa e sustentável.

Painelistas convidados:

Alice Freitas é empreendedora social, Fellow Ashoka e Fellow do Women Changemaker especializada em empoderamento econômico feminino pelo Global Women in Management (Washington-US), pós graduada em Gestão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduada em direito, co-fundadora da Rede Asta, um negócio social que há 12 anos potencializa grupos produtivos artesanais comunitários transformando artesãs em empreendedoras e resíduos em novos produtos.

BNDES. Felipe Borsato é gerente do departamento de investimentos em fundos de capital de risco do BNDES, atua no apoio a fundos voltados para pequenas empresas inovadoras. Também atua como representante em fóruns e conselhos voltados para investimentos de impacto. Formado em engenharia, possui pós graduação em gestão internacional, filosofia e mestrado em finanças.

Banco da Maré. Alexandre Albuquerque é carioca, analista de sistemas, em 2008 fundou a startup Fennec Tecnologia onde desenvolveu softwares para empresas e atuava como Head de inovação. Em 2016 fundou o Banco Maré, uma fintech de pagamentos com base em blockchain que teve início no Complexo da Maré no Rio de Janeiro

Papel Semente. Andréa Carvalho é sócia e cofundadora da Papel Semente desde 2009. Graduada em Psicologia e Especialista em Gestão Ambiental Empresarial pela UFF (2008). Gestora de Projetos Sociais na USP (2005).Especialista em Elaboração de Projetos Sociais (Senac-SP). Formação em Agente da Paz  (economia solidária, conciliação e comunicação não violenta-CNV) pela UMAPAZ- Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz -SP(2006-2007).

16h | Painel 2 | Economia Circular

Estamos vivendo na nova era digital onde o olhar de custo e qualidade não é mais suficiente para a sobrevivência dos negócios. É preciso pensar em novas formas de produzir, consumir e se relacionar com o consumidor e a sociedade. Neste painel vamos discutir e conhecer casos de empresas que buscaram o diferencial competitivo em seus propósitos, em conexões inusitadas, materiais e processos.

Anfitrião: Exchange 4 Change Brasil. Beatriz Luz é engenheira, apaixonada por agregar pessoas e influenciar melhores práticas de negócios, fundou a Exchange 4 Change Brasil em 2015 como uma consultoria especializada que visa impulsionar a transição para a Economia Circular no Brasil através da co-criação e adaptação de soluções globais a realidade brasileira. Publicou o 1o livro de Economia Circular em português junto a especialistas holandeses em 2017. Seu braço de educação, o NEC – Núcleo de Economia Circular que opera desde 2016 no Parque Tecnológico da UFRJ já é referência na busca de conhecimento nacional e hoje conta com 22 multiplicadores regionais em 12 cidades. Atualmente vem articulando parcerias e implementando projetos estratégicos junto a clientes e entidades de classe mostrando que a transição pode gerar grandes benefícios para o mercado brasileiro. Professora, Palestrante, Estrategista e ainda Diretora do Comitê de Cleantech da ABStartUp.

Painelistas convidados:

Ball. Anderson Stéfano é vice-Presidente de Operações da Ball América do Sul. Tendo iniciado sua carreira na primeira fábrica de latas para bebidas do Brasil, em Pouso Alegre (MG), Anderson ingressou na sequencia em uma história focada na área industrial, liderando a abertura de quatro unidades fabris de latas no Brasil e a expansão de mais sete. Ao longo dos 26 anos em que está na indústria de latas para bebidas, Anderson vem trabalhando fortemente em programas de eficiência energética, redução de consumos de água e insumos, e emissões. Atualmente, está focado em desenvolver inovações com base na indústria 4.0 para o negócio.

Instituto E. Nina Braga é graduada em Ciências Sociais e Políticas e em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC- Rio), Mestre em Ciências (Saúde da Criança e da Mulher) pela FioCruz e pós-graduada em Antropologia Social (Museu Nacional – UFRJ), Nina Braga é diretora de Sustentabilidade do Instituto-E, desde sua fundação, em 2007 e dentre os projetos que coordena atualmente destaca-se o Projeto de Recuperação da Costa Brasileira desenvolvido em parceria com o Ministerio do Meio Ambiente da Italia e o estudo realizado em parceira com a Coppead-UFRJ.

Clube da Roupa. Ana Caminha é co-fundadora do Clube da Roupa, Arquiteta, designer, empreendedora. Articuladora de conexões, facilitadora e curiosa por natureza. Acredita no poder transformador do Design para mudar o mundo. Co-fundadora do O Clube da Roupa, um projeto de moda que usa os princípios da economia circular para propor um modelo de negócio disruptivo que mudará a forma como as pessoas se relacionam com o vestuário e as marcas pensam o processo de produção e consumo. O Clube da Roupa: O seu guarda-roupas em qualquer lugar do mundo.

Restaurante Olivia. Eva Schvartz é formada em engenharia elétrica com mestrado em finanças pela Rice University (USA), trabalha na área financeira de relação com investidores da Petrobras e é sócia do Olivia. Olivia é um restaurante de saladas práticas, orgânicas e saborosas que acredita que pequenas mudanças de comportamento podem tornar o mundo um lugar melhor. Através do Olivia busca educar seus colaboradores e clientes  sobre o impacto que causamos com nossas decisões do dia a dia, destacando como pequenas atitudes pode mudar a maneira com que interagimos com o meio ambiente e transformar a nossa consciência.

Inscreva-se aqui para estes Painéis.

Virada Sustentável

Datas, Horários e Locais

Horário(s) para o dia 08 de Junho

Das 14:00h às 17:30h