Painel da Virada | Mobilidade Urbana
Painel da Virada | Mobilidade Urbana

Quer compartilhar?


Mais detalhes

Classificação indicativa: Livre

Categoria(s):

  • Seminário
  • Cidades e comunidades sustentáveis

Painel da Virada | Mobilidade Urbana

2018 é o ano em que celebramos 70 anos da declaração dos direitos humanos pela ONU, 30 anos da promulgação da nossa Constituição Federal que validou nossos direitos cidadãos. Estamos a 12 anos do cumprimento das metas da agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e temos muito que avançar, juntos! 2018 é ano de eleições, ano de fortalecimento da nossa jovem democracia. Tempo de engajarmos a todos em uma potente participação cidadã. É ano de Virada,  de realizarmos 2ª edição da Virada Sustentável Rio. Parte do eixo Conhecimento, os  Painéis da Virada são diálogos propositivos com especialistas nos temas escolhidos pela população fluminense.

Queremos fortalecer nossa jovem democracia e celebrar os 30 anos da promulgação da nossa constituição federal que desde 2015 tem o transporte como direito social. Estamos a alguns meses das eleições e nos parece importante colocar luz nesta temática que nos garante nosso direito de ir e vir. Neste painel, vamos dialogar sobre como entender as tarifas de transporte e garantir o controle social deste serviço público?

Anfitrião: Casa Fluminense. Vitor Mihessen é nascido e criado em Realengo, é economista, formado na UFRJ, mestre pela UFF e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Faculdade de Direito, também da Universidade Federal Fluminense. Seu tema principal de pesquisa é a mobilidade urbana na Região Metropolitana do Rio em suas interfaces sociais e econômicas. No início de sua carreira profissional passou por órgãos como o IBGE, BNDES e IPEA (Rio de Janeiro e Brasília), e estudou desenvolvimento econômico em perspectiva comparada, na Universidad de Salamanca, Espanha. Atuou por dois anos como pesquisador na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado do Rio de Janeiro. Desde a fundação da Casa Fluminense, em 2013, Vitor coordena o curso de políticas públicas e é o responsável pelas publicações da instituição, como os Mapas da Desigualdade, Mapa da Participação, Painel de Monitoramento, Caderno de Experiências em ODS e a Agenda Rio.

Fetranspor. Felippe Da Cás é economista formado na UFJF, mestre em Economia pela UERJ, com ênfase em Políticas Públicas, possui MBA em Gestão de Transportes pela COPPE-UFRJ, em parceria com a UCT (Universidade Corporativa do Transporte). Atualmente é consultor de análises econômicas da Diretoria de Mobilidade Urbana da Fetranspor, representa a Federação no grupo tarifário da NTU (Associação Nacional de Transportes Público por Ônibus) e trabalha na área de Economia de Transportes desde 2010.

ITDP Brasil. Gabriel Oliveira ingressou no ITDP Brasil em novembro de 2013. Atua como coordenador no programa de Transporte Público e Desenvolvimento Urbano e coordenou atividades de avaliação e apoio a corredores de BRT em oito cidades e regiões metropolitanas brasileiras. Além disso, forneceu suporte ao desenvolvimento de projetos do ITDP em temas complementares, como política de estacionamento, mobilidade a pé e por bicicleta e indicadores de avaliação de desempenho. Gabriel Oliveira é mestre em Engenharia de Transportes com ênfase em Transporte Público pela COPPE/UFRJ (2016) e possui duplo diploma em Engenharia pela École Centrale de Lyon (França) e pela UFRJ (2013).

Rio Ônibus. Diego Silva é engenheiro civil formado pela UFSC, mestre em engenharia de transportes pela UFRGS e especialista em engenharia urbana pela UFRJ. Tem experiência nas áreas de planejamento e operação de transportes urbanos, com atuação em diferentes cidades brasileiras nos setores público, privado e terceiro setor. Atualmente é Coordenador de Mobilidade Urbana no Sindicato das Empresas de Ônibus da cidade do Rio de Janeiro - Rio Ônibus.

 Prefeitura Rio. Simone Costa Rodrigues da Silva é arquiteta e Urbanista com Mestrado em Engenharia de Transportes pela UFRJ. Atua desde 2008 como Arquiteta da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro dedicada a projetos urbanos e planos de mobilidade.  Foi Coordenadora de Planejamento na Secretaria Municipal de Transportes de 2011 a 2016 atuando nos projetos da rede de BRTs, nas integrações intermodais, nas ações de transporte público dos Mega-Eventos da Cidade do Rio de Janeiro e na coordenação dos estudos para o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável. Atualmente é Assessora de Mobilidade da Subsecretaria de Urbanismo atuando no desenvolvimento de projetos orientados ao pedestre e ciclista.

Inscreva-se aqui para este Painel.

Virada Sustentável

Datas, Horários e Locais

Horário(s) para o dia 07 de Junho

Das 16:30h às 18:30h

Local: MAR - Auditório
Praça Mauá, 5 - Rio de Janeiro - RJ - 20081-240
Traçar Rota