Painel da Virada | Mesa Inter-Religiosa por Direitos e Cidadania
Painel da Virada | Mesa Inter-Religiosa por Direitos e Cidadania

Quer compartilhar?


Mais detalhes

Classificação indicativa: Livre

Categoria(s):

  • Seminário
  • Paz, Justiça e Instituições eficazes

Painel da Virada | Mesa Inter-Religiosa por Direitos e Cidadania

2018 é o ano em que celebramos 70 anos da declaração dos direitos humanos pela ONU, 30 anos da promulgação da nossa Constituição Federal que validou nossos direitos cidadãos. Estamos a 12 anos do cumprimento das metas da agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e temos muito que avançar, juntos! 2018 é ano de eleições, ano de fortalecimento da nossa jovem democracia. Tempo de engajarmos a todos em uma potente participação cidadã. É ano de Virada,  de realizarmos 2ª edição da Virada Sustentável Rio. Parte do eixo Conhecimento, os  Painéis da Virada são diálogos propositivos com especialistas nos temas escolhidos pela população fluminense.

Mesa Inter-Religiosa por Direitos e Cidadania. Como garantir e aprofundar direitos e democracia a partir de tradições espirituais. 

A dimensão religiosa, parte importante da vida social, está conectada diretamente com a existência das pessoas e suas visões de mundo, resultando em relações éticas de direitos e deveres. Reconhecer essa realidade, em particular nestes tempos de intolerância, manifesta-se como ato político de afirmação da coexistência respeitosa num contexto de crescente diversidade. Direitos, portanto, para o bem comum! Em 2018 completa 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e 30 anos da Constituição Federal do Brasil, documentos indispensáveis nessa caminhada de defesa de direitos, mas que precisam de nossa ação cidadã e política para seu fortalecimento e efetiva orientação de nossas práticas sociais e institucionais. A partir dessa compreensão e considerando o cenário sócio-político-econômico-ambiental de nosso país e em particular de nossa cidade e Grande Rio, vamos dialogar com diversas lideranças religiosas acerca da garantia de direitos e a mobilização de forças cidadãs comprometidas em aprofundar e radicalizar os valores de nossa jovem democracia.

Anfitrião: ISER. Clemir Fernandes é doutor em Ciências Sociais (PPCIS-UERJ, 2017). Atuou na Ong Viva Rio na área de Religião e Direitos e atualmente é pesquisador do Instituto de Estudos da Religião (ISER), onde já fez pesquisas como Ação Social das Igrejas Evangélicas, Religião e UPP, Religião e Prisões, e é coordenador da iniciativa Fé no Clima, que reúne lideranças religiosas de diferentes tradições, em torno das discussões sobre mudanças climáticas. Membro do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa e do Conselho Estadual de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa do Estado do Rio de Janeiro.

Painelistas convidados:

Judaísmo: Rabino Dario Bialer é formado pelo Seminário Rabínico Latino-americano Marshal T. Meyer, licenciado em Sociologia pela Universidade de Buenos Aires, com mestrado em Literatura Rabínica pelo Schechter Institute of Jewish Studies, em Jerusalém. Vindo do programa “The Senior Educators Program” em The Melton Centre for Jewish Education, Universidade Hebraica de Jerusalém, onde escreveu sua tese final sobre a Educação Adulta.  Além disso, veio do “Leatid”. Pós-graduação em Liderança e Gestão Institucional pelo Joint Distribution Committee. Foi representante da “International Raoul Wallenberg Foundation”, onde promove o diálogo inter-religioso e, atualmente, exerce a função de Rabino na Associação Religiosa Israelita do Rio de Janeiro – ARI.

Catolicismo: Padre Omar é reitor do Santuário Cristo Redentor e pároco da Igreja de São José da Lagoa, Padre Omar, está em constante contato com o diálogo inter-religioso e a música. Desde setembro de 2017, apresenta o programa "Vai na Fé", na Rádio Globo, onde recebe personalidades e líderes de todas as religiões em um bate-papo com temas atuais. O programa vai ao ar de segunda a sexta, a partir de meia-noite, o sacerdote conversa sobre histórias do bem, sempre dando uma mensagem de otimismo. O objetivo maior do programa de espiritualidade é motivar o diálogo.

Protestantismo: Lusmarina Campos Garcia é doutoranda em Direito e Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (1985). Seu trabalho conecta Direitos Humanos, Sociedade, Teologia e Arte através do viés litúrgico e humanitário, buscando identificar e discutir temas relacionados à realidade de diversos segmentos sociais, principalmente de grupos minoritários. Inserido no contexto de campanhas internacionais, seu trabalho tem o objetivo de sensibilizar seu público a fim de desconstruir atitudes discriminatórias e criar espaços de diálogo. Tem desenvolvido projetos relacionados a HIV/AIDS, Violência Urbana e Paz, Questões de Gênero e Ecologia. É uma das fundadoras do Movimento Inter-religioso do Rio de Janeiro e compõe o Conselho Estadual de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa do Estado do Rio de Janeiro.

Candomblé: Babalawô Ivanir dos Santos é professor Doutor em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ); Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), do Laboratório de História das Experiências Religiosas (LHER-UFRJ) e Laboratório de Estudos de História Atlântica das sociedades coloniais pós coloniais (LEHA-UFRJ); Coordenador da Coordenadoria de Religiões Tradicionais Africanas, Afro-brasileiras, Racismo e Intolerância Religiosa (ERARIR/LHER/UFRJ); Conselheiro Estratégico do Centro de Articulações de População Marginalizada (CEAP); Interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR); Conselheiro Consultivo do Cais do Valongo; Vice-presidente da América Latina no Conselho Internacional African traditional religious organizations, the Ancient Religion Societies of African Descendants International Council (ARSADIC), Nigéria. Tem experiência nas seguintes áreas: Educação Étnico-racial e questões africanas; Direitos Humanos e Cidadania; Relações Internacionais; Religiões tradicionais da África Ocidental e Afro-brasileiras.

16h às 17h: Ato Celebrativo

Inscrições para este Painel aqui.

Virada Sustentável

Datas, Horários e Locais

Horário(s) para o dia 10 de Junho

Das 14:00h às 16:00h

Local: Museu do Meio Ambiente
Rua Jardim Botânico, 1008 - Rio de Janeiro - RJ - 22460-000
Traçar Rota