Painel da Virada | Igualdade Social
Painel da Virada | Igualdade Social

Quer compartilhar?


Mais detalhes

Classificação indicativa: Livre

Categoria(s):

  • Seminário
  • Redução das desigualdades

Painel da Virada | Igualdade Social

2018 é o ano em que celebramos 70 anos da declaração dos direitos humanos pela ONU, 30 anos da promulgação da nossa Constituição Federal que validou nossos direitos cidadãos. Estamos a 12 anos do cumprimento das metas da agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e temos muito que avançar, juntos! 2018 é ano de eleições, ano de fortalecimento da nossa jovem democracia. Tempo de engajarmos a todos em uma potente participação cidadã. É ano de Virada,  de realizarmos 2ª edição da Virada Sustentável Rio. Parte do eixo Conhecimento, os  Painéis da Virada são diálogos propositivos com especialistas nos temas escolhidos pela população fluminense.

 Como garantir os direitos à igualdade de oportunidade para todos? 

Neste painel sobre igualdade social, vamos dialogar sobre propostas de como garantir os direitos à igualdade de oportunidade. Queremos avançar na redução das desigualdades e indicar caminhos para combater a pobreza, o desemprego e ausência de políticas públicas para garantir uma sociedade fluminense mais igualitária.

Anfitrião: Casa Fluminense. Henrique Silveira é coordenador executivo da Casa Fluminense, um espaço permanente para o debate e a construção de políticas públicas no Rio de Janeiro. Geógrafo com mestrado em Cultura e Comunicação, ambos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Antes, trabalhou como analista de Responsabilidade Social do SESC-Rio. Também trabalhou no Instituto Pereira Passos (IPP), como Gestor Local do Programa UPPSocial, e no IBGE, como supervisor no Censo 2010. Suas principais áreas de interesses são desenvolvimento urbano, desigualdades territoriais e participação social.

Painelistas Convidados:

Observatório de Favelas. Priscila Rodrigues é jornalista do Observatório de Favelas e atua nas áreas de Cultura, Educação, Direitos Humanos, Cidade, Gênero, Relações Raciais e Comunicação. Em 2015, foi Mentora de Mídia Geo Lead do projeto Adobe Youth Voices, no Brasil. Participou também do planejamento e concepção da plataforma digital “Onlaje” e da campanha Favela 3D - Diversidade, Disposição e Direito, projetos da Escola Popular de Comunicação Crítica (ESPOCC). Roteirizou o curta-metragem “Rotulada – sapatão, preta, gorda e favelada”. E publicou o conto “Caminho NEGRA” no livro “Um Rio de Cores – Coletânea de Contos & Poesias Homoafetivas”, da editora Metanoia. Está envolvida em projetos relacionados à comunicação popular, favela e ao enfrentamento da LGBTfobia, racismo e machismo.

Agência Redes para a Juventude. Marcus Faustini é criador da Agência de Redes para Juventude, metodologia que mobiliza jovens populares para ações de mudanças sociais. A Agência começou no Rio de Janeiro e é replicada em regiões populares de Londres, Manchester e Belfast. Faustini é também escritor, diretor teatral e cineasta, tendo recebido vários prêmios nacionais e internacionais.

Vidas Negras - ONU. Thiago Ansel, 34, é doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Tem trabalhado nos último 10 anos em organizações da sociedade civil com diferentes perfis. Atualmente é consultor para as Nações Unidas no Brasil na campanha #VidasNegras, pelo fim da violência contra a juventude negra. Em 2013, no Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, colaborou com o projeto Direito à Comunicação e Justiça Racial, que buscou compreender a interface entre democratização da comunicação e enfrentamento do racismo. Na área de pesquisa, tem interesse nos seguintes temas: mídia e cultura brasileira; relações raciais; identidade e pensamento brasileiros; pós-colonialidade; e culturas populares urbanas. É também liderança do grupo de pesquisa "Comunicação, Cultura e Poder" da UFRJ.  

Mariana Xavier é assistente Social formada pela PUC-Rio, Mestranda em Saúde Coletiva pelo instituto de medicina Social da UERJ, coordenadora do Pré-Vestibular Social Santa Cruz Universitário, mediadora na Agência de Redes para Juventude, Assistente Social na Unicirco Marcos Frota, Ativista Social estabelecendo trabalho com juventudes periféricas há 5 anos e produção bibliográfica na temática racial.

Inscreva-se aqui para este Painel.

Virada Sustentável

Datas, Horários e Locais

Horário(s) para o dia 07 de Junho

Das 10:00h às 12:00h

Local: MAR - Auditório
Praça Mauá, 5 - Rio de Janeiro - RJ - 20081-240
Traçar Rota