Painel da Virada | Igualdade de Gênero
Painel da Virada | Igualdade de Gênero

Quer compartilhar?


Mais detalhes

Classificação indicativa: Livre

Categoria(s):

  • Seminário
  • Igualdade de gênero

Painel da Virada | Igualdade de Gênero

2018 é o ano em que celebramos 70 anos da declaração dos direitos humanos pela ONU, 30 anos da promulgação da nossa Constituição Federal que validou nossos direitos cidadãos. Estamos a 12 anos do cumprimento das metas da agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e temos muito que avançar, juntos! 2018 é ano de eleições, ano de fortalecimento da nossa jovem democracia. Tempo de engajarmos a todos em uma potente participação cidadã. É ano de Virada,  de realizarmos 2ª edição da Virada Sustentável Rio. Parte do eixo Conhecimento, os  Painéis da Virada são diálogos propositivos com especialistas nos temas escolhidos pela população fluminense.

A igualdade de gênero, com empoderamento de meninas, mulheres e transgêneros é por mais um ano tema estratégico da Virada Sustentável Rio. Para além da dimensão da cidadania e do direito à vida, este painel vai realizar propostas para questões econômicas, buscando reformas que levem a direitos iguais à propriedade, controle sobre a terra, recursos financeiros, herança e recursos naturais.

Anfitrião: ONU Mulheres. Juliana Maia é assistente de Programas da área de governança, participação política e normas globais da ONU Mulheres. É graduada em Ciência Política pela Universidade de Brasília e possui mestrado nas áreas de gênero e raça, em especial, mulheres negras na mídia e na política pela mesma Universidade.

Painelistas convidados:

Indianare Siqueira transvestigenere,  transativiste, Feministe, Presidente de Transrevolução, voluntarie do Grupo Pela Vidda RJ, vegane e protetore, animal, idealizadore do PreparaNem e CasaNem, pute veradore suplente da cidade do Rio de Janeiro .

Clatia Vieira é professora e membro da Executiva do FNMN- Fórum Nacional de Mulheres Negras; membro da coordenação do FEMN/RJ - Fórum Estadual de Mulheres Negras- RJ; Conselheira do CEDIM-  Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres.

Kerexu Yxapyry é Gestora ambiental formada pela UFSC, integrante do grupo “Kunhangue Rembiapó” de mulheres indígenas Guarani e fundadora do Centro de Formação Tataendy Rupa, foi Cacica do Morro dos Cavalos entre 2012 à 2016, faz parte da Comissão Yvyrupa e APIB. Atualmente faz parte da Articulação Política da T.I Morro dos Cavalos... Avó, Mãe, irmã, guerreira... Uma mulher que inspira e traz força em especial para as mulheres guarani e para todos aqueles que buscam o verdadeiro espírito da vida com serenidade e valentia.

Inscreva-se aqui para este Painel.

Virada Sustentável

Datas, Horários e Locais

Horário(s) para o dia 09 de Junho

Das 13:00h às 15:00h