Painel da Virada | Clima
Painel da Virada | Clima

Quer compartilhar?


Mais detalhes

Classificação indicativa: Livre

Categoria(s):

  • Seminário
  • Ação contra a mudança global do clima

Painel da Virada | Clima

2018 é o ano em que celebramos 70 anos da declaração dos direitos humanos pela ONU, 30 anos da promulgação da nossa Constituição Federal que validou nossos direitos cidadãos. Estamos a 12 anos do cumprimento das metas da agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e temos muito que avançar, juntos! 2018 é ano de eleições, ano de fortalecimento da nossa jovem democracia. Tempo de engajarmos a todos em uma potente participação cidadã. É ano de Virada,  de realizarmos 2ª edição da Virada Sustentável Rio. Parte do eixo Conhecimento, os  Painéis da Virada são diálogos propositivos com especialistas nos temas escolhidos pela população fluminense.

Clima: Como as mudanças climáticas afetam você?

Há um aquecimento global em curso, que está levando o planeta a mudanças climáticas cada vez mais evidentes e constantes. Os efeitos dos gases do efeito estufa, que já estão sendo sofridos pela população no mundo todo há anos, tendem a ser cada vez mais fortes e por isso mesmo há um movimento global para conter esse aquecimento e evitar seu agravamento. Mas de que forma o indivíduo, a empresa, a sociedade, a indústria, o comércio são afetados diretamente pelas mudanças climáticas? Qual é o papel de cada um nessa missão de conter o aquecimento global? Que negócios sua empresa pode fazer diante desse panorama? O que é o mercado de baixo carbono e como minha empresa pode entrar nele? O que eu ganho diretamente com a precificação do carbono?

Anfitrião: CEBDS. Laura Albuquerque - Assessora Técnica do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e coordena as Câmaras Temáticas de Energia e Mudanças do Clima e Finanças Sustentáveis. Laura é engenheira química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em planejamento energético pela COPPE/UFRJ. Trabalhou como consultora na Environmental Resources Management (ERM) e como analista de Sustentabilidade na Vale. Possui experiência na preparação de subsídios técnicos para agregar valor aos compromissos assumidos pelas empresas no tema mudança do clima, como Inventário de Emissões, Gestão de carteira de projetos de Redução de GEE, Plano de Ação de Metas, Análise de Políticas Públicas de Clima, entre outros. Além disso, tem certificados em auditoria do selo ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) e em auditoria para validação e verificação de projetos MDL. É colaboradora do ‘Sustentabilidade Em Pauta’ com artigos esporádicos.

Painelistas convidados:

Cecilia Herzog é Paisagista Urbana. Professora da graduação no Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Coordenadora a pós-graduação Paisagismo Ecológico: Planejamento e Projeto da Paisagem na PUC-Rio. Atualmente trabalha como perita sênior para os “Diálogos Setoriais Comunidade Europeia – Brasil” (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação- MCTIC). É membro das redes internacionais: Biophilic Cities Project, The Nature of Cities, Society for Urban Ecology, Urban Climate Change Network (UCCRN), Urban Biodiversity Research Coordination Network (UrBioNet), World Large Parks.  Autora do livro Cidade para Todos: (re)aprendendo a conviver com a Natureza.

Fé no Clima (ISER). Maria Rita é co-fundadora, junto à Alice Amorim e Denise Pini, da iniciativa Fé no Clima, que reúne lideranças de comunidades religiosas diversas em torno das mudanças climáticas. Maria Rita é bacharel em ciências sociais (PUC-Rio), possui mestrado em antropologia e desenvolvimento (LSE) e doutorado em ciências sociais (PUC-Rio). Formou-se pelo programa Educação Gaia - Design para sustentabilidade e é fellow LEAD (Leadership for Environment and Development). Trabalhou no setor privado e não governamental desenvolvendo avaliação de projetos sociais, sobretudo na esfera socioambiental.

CDP - Carbon Disclosure Project. Juliana Lopes é gestora ambiental e jornalista, com MBA em Marketing e Mestrado em Administração, trabalha há 14 anos com projetos socioambientais no Brasil e América Latina, atuando na gestão de organizações do terceiro setor, captação de recursos, estratégias de comunicação e políticas públicas para integrar questões socioambientais nas decisões políticas e de negócios. Atua como advisor do CDP – Carbon Disclosure Project, organização que oferece um dos mais respeitados indicadores no mundo em análise de sustentabilidade de empresas e governos subnacionais. Também é uma das fundadoras do Terra Viva, coletivo que se dedica a práticas transformadoras de educação com o foco no desenvolvimento pleno de autonomia, a partir da metodologia de projetos, floresta escola e práticas agroflorestais.

Braskem. Luiz Carlos Xavier da Silva é engenheiro eletricista e de Segurança, advogado com MBA em Gestão do Negócio Químico pela FGV-SP e Universidade de Cranfield na Inglaterra, especialista em Desenvolvimento Sustentável pela FIA-SP. Luiz atua há 28 anos no setor industrial e atualmente é o responsável por mudanças climáticas na Braskem e Coordenador do Grupo Temático de Energia e Clima da Rede Brasileira do Pacto Global da ONU.

Inscreva-se aqui para este Painel.

Virada Sustentável

Datas, Horários e Locais

Horário(s) para o dia 09 de Junho

Das 10:00h às 12:00h

Local: MAR - Auditório
Praça Mauá, 5 - Rio de Janeiro - RJ - 20081-240
Traçar Rota