Painel da Virada | Alimentação
Painel da Virada | Alimentação

Quer compartilhar?


Mais detalhes

Classificação indicativa: Livre

Categoria(s):

  • Seminário
  • Fome zero e Agricultura Sustentável

Painel da Virada | Alimentação

2018 é o ano em que celebramos 70 anos da declaração dos direitos humanos pela ONU, 30 anos da promulgação da nossa Constituição Federal que validou nossos direitos cidadãos. Estamos a 12 anos do cumprimento das metas da agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e temos muito que avançar, juntos! 2018 é ano de eleições, ano de fortalecimento da nossa jovem democracia. Tempo de engajarmos a todos em uma potente participação cidadã. É ano de Virada,  de realizarmos 2ª edição da Virada Sustentável Rio. Parte do eixo Conhecimento, os  Painéis da Virada são diálogos propositivos com especialistas nos temas escolhidos pela população fluminense.

A gente se alimenta de forma saudável e sustentável? Quem são os produtores de alimentos do nosso estado? Quais são suas necessidades e como fortalecer esse setor para que todos nós tenhamos acesso a uma alimentação de qualidade. Neste painel, vamos dialogar sobre a importância da PEAPO (Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica) que está em tramitação na ALERJ, como democratizar essa lei e garantir que mais agricultores possam produzir orgânicos.

Anfitrião: Consea Rio. Glauce Amaral de Magalhães é secretária executiva do Consea-rio desde 2013. Assistente Social formada na UFRJ, mestre em Políticas Públicas na Faculdade de Serviço Social da UERJ. É assistente social na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro desde 2001. Assessora os Conselheiros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional desde 2012.

Painelistas convidados:

Articulação Nacional de Agroecologia. Denis Monteiro é engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 2001. Doutorando pela mesma Universidade. Foi assessor do Programa de Agricultura Urbana da ASPTA Agricultura Familiar e Agroecologia. Trabalhou no Setor de Produção do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Desde 2009 é secretário executivo da Articulação Nacional de Agroecologia. É membro da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. Tem artigos e capítulos de livros publicados sobre agroecologia, agricultura familiar, segurança alimentar e agricultura urbana.

CPOrg/RJ. Marconi Bezerra Santos é técnico em Agropecuária de formação e Extensionista Rural de profissão. Atualmente estudante de Geografia da Universidade Salgado de Oliveira de Niterói, Assessor da Coordenação Executiva do Idaco, Técnico de Campo do Contrato de Ater Agroecologia do Idaco-Sead, um dos Coordenadores da CPOrg/RJ, membro cooperado da Cooperativa Cedro e atualmente consultor da Unacoop na criação de OCS.

Rede Carioca de Agricultura. Bernardete Montesano é agricultora urbana no Maciço da Pedra Branca, Rio da Prata de Campo Grande. Jornalista, atua com técnica de programas sociais na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos no território de Campo Grande. Participa da Rede Carioca de Agricultura Urbana desde antes de sua formação e sua experiência agroecológica na Rede é a Horta Solidária do Bosque dos Caboclos, onde atua com jovens de 15 a 17 anos. Faz parte da Articulação de Agroecologia do Estado do RJ.

 Inscreva-se aqui para este Painel.

Virada Sustentável

Datas, Horários e Locais

Horário(s) para o dia 09 de Junho

Das 15:30h às 17:30h

Local: MAR - Auditório
Praça Mauá, 5 - Rio de Janeiro - RJ - 20081-240
Traçar Rota