Painel da Virada | Águas
Painel da Virada | Águas

Quer compartilhar?


Mais detalhes

Classificação indicativa: Livre

Categoria(s):

  • Seminário
  • Água Potável e Saneamento

Painel da Virada | Águas

2018 é o ano em que celebramos 70 anos da declaração dos direitos humanos pela ONU, 30 anos da promulgação da nossa Constituição Federal que validou nossos direitos cidadãos. Estamos a 12 anos do cumprimento das metas da agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e temos muito que avançar, juntos! 2018 é ano de eleições, ano de fortalecimento da nossa jovem democracia. Tempo de engajarmos a todos em uma potente participação cidadã. É ano de Virada,  de realizarmos 2ª edição da Virada Sustentável Rio. Parte do eixo Conhecimento, os  Painéis da Virada são diálogos propositivos com especialistas nos temas escolhidos pela população fluminense.

 Água limpa e segura é um direito! Como garantir para todos? 

O acesso à água limpa e segura e ao saneamento básico são direitos humanos fundamentais. Três meses depois do importante Fórum Mundial das Águas, vamos dialogar sobre as condições e propostas para avançar nessa agenda em nossa cidade. Poluição das águas, saneamento básico e desperdício no abastecimento serão o foco deste painel pela garantia deste direito básico aos cariocas.

Anfitrião: WWF. Gabriela Yamaguchi é jornalista pela USP – Universidade de São Paulo com 25 anos de experiência em Mídias Digitais, Gerência de Projetos e Comunicação para a Sustentabilidade. Como jornalista atuou na Editora Abril como editora de Superinteressante e redatora-chefe do portal Viajeaqui – Guia Quatro Rodas, Viagem&Turismo e National Geographic Brasil. No marketing, gerenciou marcas como Superinteressante, Bizz, Vida Simples e a comunicação do movimento Planeta Sustentável. No Instituto Akatu, gerenciou campanhas de mobilização, comunicação institucional e projetos corporativos, além de atuar como palestrante e mediadora de processos de cocriação em empresas e em redes. Foi Head of Media and Communications na Purpose Climate Lab - Brasil e hoje é Diretora de Engajamento do WWF-Brasil.”

Painelistas convidados:

CEBDS. Ana Carolina Avzaradel Szklo é diretora de Desenvolvimento Institucional e está no CEBDS desde 2014, onde é ponto focal para o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e responsável pelas Câmaras Temáticas e projetos e iniciativas institucionais, como Cidades, Eficiência Energética em Edificações, ODS, Ação 2020, Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e Conselho de Líderes.

UFRJ. Estela Neves é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil, 1973); em Urbanismo - Université de Paris VIII (França, 1975); mestrado em Urbanismo - Université de Paris VIII (França, 1977) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Brasil, 2006). Pós-doutorado em andamento. Integra o quadro permanente de professores do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/ IE-UFRJ).

Comitê de Bacia Hidrográfica do Guandu-RJ. Julio Cesar Oliveira Antunes é engenheiro Civil pela UERJ e especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UERJ. Mestre em Ciências em Recursos Hídricos pela UERJ. Professor do departamento de Meio Ambiente do CEFET/RJ. Gerente da Gerência Guandu-Lameirão da CEDAE-RJ. Representante da ABES-RJ e Diretor Geral no Comitê de Bacia Hidrográfica do Guandu-RJ.

Baía Viva. Sérgio Ricardo é ecologista, gestor e planejador ambiental e produtor cultural. Membro-fundador do Movimento Baía Viva e da Rede Brasileira de Justiça Ambiental. Tem também 20 anos de administração pública junto à: Prefeitura do Rio de Janeiro (Secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Cultura); Câmara dos Deputados (na Comissão Permanente de Meio Ambiente, Direitos Humanos e Minorias); Prefeitura de Nova Iguaçu (como Subsecretário de Meio Ambiente) e Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

INEA/RJ. Moema Versiani Acselrad é engenheira Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA/RJ), ocupa atualmente o cargo de Coordenadora na Coordenadoria de Governança das Águas da Subsecretaria de Segurança Hídrica e Governança das Águas da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro (COAGUA/SUBSEGH/SEA). É doutora em engenharia civil, com  ênfase em Recursos Hídricos e Saneamento, pela COPPE/UFRJ (2013); mestre em engenharia civil, com ênfase em geotecnia ambiental, pela COPPE/UFRJ (2000); e graduada em Matemática (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Foi Especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA) de 2003 a 2014.  Tem longa experiência na estruturação e fortalecimento do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Rio de Janeiro, atuando principalmente na implementação da cobrança pelo uso da água, na elaboração de planos de recursos hídricos e no apoio técnico aos colegiados de gestão das águas, tais como comitês de bacia instituídos no Estado, e aos conselhos estadual e nacional de recursos hídricos.

Projeto Grael - Axel Grael, ex Vice-Prefeito e atual Secretário Executivo de Niterói, engenheiro florestal e ambientalista, possui 20 anos de experiência em cargos de primeiro escalão de órgãos da administração pública estadual e municipal do Rio de Janeiro, com experiência na gestão pública, formulação de políticas ambientais, gestão de projetos com financiamento externo e gestão de situações de emergência ambiental. Foi subsecretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, presidente da FEEMA (duas vezes), presidente do Instituto Estadual de Florestas, Coordenador de Planejamento e Educação Ambiental da SMAC, Diretor Executivo da Fundação Parques e Jardins (Prefeitura do Rio de Janeiro). É servidor público concursado da SMAC - Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

André Ramalho – Movimento Menos Perda Mais Água 

Inscreva-se aqui para este Painel.

Virada Sustentável

Datas, Horários e Locais

Horário(s) para o dia 08 de Junho

Das 11:00h às 13:00h

Local: MAR - Auditório
Praça Mauá, 5 - Rio de Janeiro - RJ - 20081-240
Traçar Rota