Respeite, replante e seja #Refloresta | @institutoterraoficial

Compartilhe:

Organização

O Instituto Terra é uma organização civil sem fins lucrativos voltada para a restauração ecossistêmica, a educação ambiental e o desenvolvimento rural sustentável. Localizado em Aimorés-MG, o Instituto é fruto da iniciativa do casal Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado, que, diante do cenário de devastação em que se encontrava a antiga fazenda de gado da família, tomou uma decisão: devolver à natureza o que décadas de degradação ambiental destruiu. Desde a sua fundação, em abril de 1998, o Instituto Terra trabalha na restauração ambiental dos 608,69 hectares de Mata Atlântica que compõem a RPPN Fazenda Bulcão, além de desenvolver programas de recuperação e proteção de nascentes, pesquisa científica aplicada e educação ambiental. Mais que um agente atuante no Vale do Rio Doce, o Instituto Terra é um exemplo e uma inspiração para todo o planeta.

 

Motivo da escolha da frase

Mais do que parar de desmatar e conservar a vegetação que resta, é necessário respeitar e replantar a floresta. É necessário promover ativamente a restauração ecossistêmica das florestas. Em fevereiro de 2021, Gilberto Gil compôs a música Refloresta, que fala sobre o que o Instituto Terra acredita e pratica desde 1998.

“Manter em pé o que resta não basta
Que alguém virá derrubar o que resta
O jeito é convencer quem devasta
A respeitar a floresta, a replantar a floresta”

A frase “Respeite, replante e seja #Refloresta” traz esse convite à ação que tanto a música quanto o próprio Instituto Terra fazem a todos nós.

 

@institutoterraoficial

 

Captura_de_Tela_2021-08-04_as_16.14.32

 

DOWNLOAD DA FRASE