Edital - Virada Sustentável Porto Alegre 2020

Compartilhe:

SOBRE OS EDITAIS DA VIRADA SUSTENTÁVEL PORTO ALEGRE 2020:

A Virada 2020 está começando com a chamada pública para formar a sua programação. O festival será realizado entre os dias 03 e 05 de abril.

Nesta edição teremos dois editais:

  • o Edital Socioambiental Badesul Virada Sustentável que procura projetos de alimentação, educacionais, esportivos, de bem estar, zen, sociais e ambientais em prol da sustentabilidade;
  • o Edital Cultural Virada Sustentável que busca espetáculos de música popular, grupos de jazz, teatro de rua, espetáculos de dança de rua, saraus, batalhas de slam, oficinas, performances artísticas, espetáculos multiculturais entre outros.

A curadoria pretende selecionar projetos de conteúdo, relevância, atratividade e que tenham aderência a algum dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU).

Os ODS prioritários desta edição: Fome Zero e Agricultura Sustentável, Saúde e Bem Estar, Educação de Qualidade, Trabalho Descente e Crescimento Econômico, Redução das Desigualdades, Consumo e Produção Responsável, Ação Contra a Mudança Global do Clima.

Para tirar dúvidas sobre os editais e acompanhar a construção da Virada Sustentável Porto Alegre 2020, acesse nosso site e nossas páginas no Facebook, Instagram e/ou escreva para portoalegre@viradasustentavel.org.br.

 A chamada estará aberta desde o dia 10 de dezembro de 2019 até 25 de janeiro de 2020, às 23h59min, exclusivamente pelo site da Virada Sustentável.

Sejam bem-vind@s!


EDITAL SOCIOAMBIENTAL BADESUL VIRADA SUSTENTÁVEL PORTO ALEGRE 2020

QUEM PODE SE INSCREVER

O Edital Socioambiental Badesul da Virada Sustentável Porto Alegre 2020 é direcionado a indivíduos, oficineiros, palestrantes, organizações, empresas, fundações, movimentos, coletivos, escolas, universidades e equipamentos culturais que tenham interesse em inscrever seus projetos para integrar a programação do evento.

Cada proponente, tanto pessoa jurídica como pessoa física, pode se inscrever individualmente ou como representante de um grupo e apresentar um ou mais projetos. O grupo deverá ser representado por apenas uma pessoa.

O sistema de inscrição solicitará o cadastramento de uma senha de acesso. Essa senha possibilitará que o proponente acesse seus dados cadastrais tantas vezes quantas forem necessárias. Novidade nesse ano é que o sistema permite que o projeto seja salvo antes do envio, oportunizando assim que sejam feitos ajustes e revisões antes do projeto ser remetido.  Após o envio, não será mais possível alterar nem informações de cadastro, nem do projeto. Qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail portoalegre@viradasustentavel.org.br.

Acesso o Manual de Preenchimento

MODALIDADES DE SELEÇÃO

Neste edital, a Virada Sustentável Porto Alegre 2020 contemplará projetos que se enquadrem nas seguintes modalidades:

  • Adesão independente - São os projetos que não necessitam nem de aporte financeiro nem de disponibilidade de local;
  • Adesão dependente - São os projetos que não necessitam de aporte financeiro, porém precisam de um local para sua realização, a ser definido pela produção da Virada;
  • Projetos Financiados - São os projetos que necessitam de cachê e/ou aporte financeiro.

Observação - Se o seu projeto for da modalidade Adesão dependente, descreva no campo “Descrição Detalhada do Projeto”, do Formulário de Inscrição, o que será necessário em termos de estrutura, de modo a permitir a avaliação da viabilidade.

DAS VAGAS DISPONÍVEIS

Serão selecionadas:

  • 53 atividades socioambientais financiadas para compor a programação nos Ecopontos oficiais da Virada Sustentável nos dias 3 (sexta), 4 (sábado) e 5 (domingo) de abril de 2020. Este número pode sofrer variações pois está vinculado ao processo de captação de recursos;
  • Indefinidos projetos independentes não financiados.

Os Ecopontos da Virada Sustentável Porto Alegre 2020 são:

  • Parque da Redenção;
  • Casa de Cultura Mário Quintana;
  • Vila Flores;
  • Antenas - ecopontos descentralizados que se espalharão por comunidades de Porto Alegre, ainda a definir.

Confira abaixo as vagas, quantidades, locais e datas:

Qtd

Tipo

Data

Antena

Redenção

CCMQ

Vila Flores

3

Aulas de cozinha

3 no sábado

 

3

 

 

2

Oficina/roda de conversa sobre Comida Sustentável

2 no sábado

 

2

 

 

4

Atendimentos Saúde e Bem-estar (3h)

4 no sábado

 

4

 

 

1

Práticas Zen

1 no domingo

 

1

 

 

2

Oficina/ Roda de conversa sobre Saúde e bem-estar

2 no domingo

 

2

 

 

4

Atendimentos Zen (3h)

4 no domingo

 

4

 

 

5

Oficinas Faça você mesmo

3 no sábado,

2 no domingo

 

 

5

 

6

Rodas de conversa

3 no sábado,

3 no domingo

 

 

6

 

2

Oficinas para público infantil

1 no sábado,

1 no domingo

 

 

 

2

4

Oficina/ Roda de conversa sobre economia circular

2 no sábado,

2 no domingo

 

 

 

4

2

Oficina/ Rodas de conversa sobre moda e sustentabilidade

1 no sábado,

1 no domingo

 

 

 

2

6

Oficinas/ Rodas de conversa sobre mudanças climáticas

a definir

6

 

 

 

6

Oficinas/ Rodas de conversa sobre bem-estar/ zen

a definir

6

 

 

 

6

Oficinas/ Rodas de conversa sobre negritude

a definir

6

 

 

 

 

Observações importantes: As atrações deverão se adaptar aos equipamentos técnicos (rider) disponibilizados pela organização do evento nos ecopontos.

Não serão aceitos projetos com intenção de cobrança de ingressos, já que toda programação proposta pela Virada Sustentável necessariamente é gratuita.

Também não serão aceitos projetos de conotação partidária, religiosa ou que estimulem qualquer forma de discriminação.

SOBRE O PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO:

Todas as informações sobre a proposta de programação que você vai cadastrar no nosso sistema são importantes. Lembre-se que a divulgação da sua proposta, no caso de seleção, dependerá do correto preenchimento do formulário de inscrição no nosso site, pois cada atração terá uma página na Agenda de Programação da Virada Sustentável, e as informações para esta página serão geradas a partir do formulário.

DO CRONOGRAMA

10 de dezembro de 2019 – Lançamento do edital

25 de janeiro de 2020 – Encerramento das inscrições

10 de fevereiro de 2020 – Divulgação dos resultados

11 de fevereiro de 2020 – Início das contratações

3, 4 e 5 de abril de 2019 – Realização do evento

DA SELEÇÃO

A Comissão Julgadora selecionará os projetos atendendo a três quesitos principais:

  • Relevância e atratividade do conteúdo para o público;
  • Aderência a algum dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e à proposta da Virada, devendo a proposta trabalhar a questão da sustentabilidade a partir de uma abordagem positiva e inspiradora.
  • Capacidade de atendimento das necessidades técnicas dos projetos pela organização da Virada Sustentável.

A cada edição, conforme estabelecido no encontro de co-criação do Conselho Criativo da Virada, são definidos os ODS prioritários a ser enfocados com maior ênfase. Em 2020, as    prioridades são: Fome Zero e Agricultura Sustentável (ODS 2), Saúde e Bem Estar (ODS 3), Educação de Qualidade(ODS 4), Trabalho Descente e Crescimento Econômico(ODS 8), Redução das Desigualdades(ODS 10), Consumo e Produção Responsável (ODS 12), Ação Contra a Mudança Global do Clima (ODS 13).

Além destas prioridades, na sua próxima edição, a Virada pretende também fortalecer a presença e a participação negra na programação.

A Virada Sustentável se reserva ao direito de utilizar as formas de contato cedidas na ficha de inscrição para obter mais informações antes de qualquer parecer e a não realizar projetos previamente aprovados caso os mesmos não atendam às exigências já preestabelecidas neste edital ou não cumpram prazos para envio de informações e documentos que serão solicitados no período de contratação.

Os proponentes não terão acesso à avaliação da comissão julgadora e desta forma não caberá questionamento de qualquer natureza sobre este edital.

Ao final da seleção, todos os proponentes receberão uma notificação sobre seu resultado.

DA CONTRATAÇÃO

Os proponentes cujos projetos forem aprovados terão 5 dias úteis a partir da data de notificação via e-mail para enviarem a seguinte documentação complementar por email:

No caso de projetos financiados pessoa jurídica:

- Termo de Adesão preenchido;

- cópia do cartão CNPJ;

- dados da conta bancária vinculada ao CNPJ do emitente da Nota Fiscal.

No caso de projetos financiados pessoa física:

- Termo de Adesão preenchido;

- cópia do CPF;

- dados da conta bancária vinculada ao CPF que será gerada a RPA.

No caso de projetos não financiados:

- Termo de Adesão preenchido;

Caso o prazo não seja cumprido, o projeto poderá ser desclassificado, ficando a cargo das equipes de curadoria e programação substituí-lo.

DA PREVISÃO DE PAGAMENTO

A Virada Sustentável não tem como precisar antecipadamente a data em que os projetos financiados serão pagos, já que os pagamentos estão relacionados à liberação das verbas de patrocínio.

DAS CONTRAPARTIDAS

A Virada Sustentável oferece como contrapartidas:

  • espaços de alcance ao público para realização das ações propostas;
  • divulgação no site do evento e apoio para divulgação nos canais de comunicação dos proponentes;
  • estímulo para o encontro e diálogo de agentes de todos os setores da sociedade que compartilham o interesse de esclarecer, difundir e implementar o conceito de sustentabilidade;
  • gestão sustentável do evento em seus ecopontos oficiais e dicas de boas práticas para eventos descentralizados.

EDITAL ARTÍSTICO CULTURAL VIRADA SUSTENTÁVEL PORTO ALEGRE 2020

QUEM PODE SE INSCREVER

O Edital Cultural da Virada Sustentável Porto Alegre 2020 é direcionado a artistas, oficineiros, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, universidades e espaços culturais que tenham interesse em propor atividades específicas para compor a programação do evento.

Cada proponente, necessariamente pessoa jurídica (inclusive MEI), pode se inscrever individualmente ou como representante de um grupo e apresentar um ou mais projetos. O grupo deverá ser representado por apenas uma pessoa.

O sistema de inscrição solicitará o cadastramento de uma senha de acesso. Essa senha possibilitará que o proponente acesse seus dados cadastrais tantas vezes quantas forem necessárias. Novidade nesse ano é que o sistema permite que o projeto seja salvo antes do envio, oportunizando assim que sejam feitos ajustes e revisões antes do projeto ser remetido.  Após o envio, não será mais possível alterar nem informações de cadastro, nem do projeto. Qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail portoalegre@viradasustentavel.org.br.

MODALIDADES DE SELEÇÃO

Neste edital, a Virada Sustentável Porto Alegre 2020 contemplará projetos que se enquadrem nas seguintes modalidades:

  • Adesão independente - São os projetos que não necessitam nem de aporte financeiro nem de disponibilidade de local;
  • Adesão dependente - São os projetos que não necessitam de aporte financeiro, porém precisam de um local para sua realização, a ser definido pela produção da Virada;
  • Projetos Financiados - São os projetos que necessitam de cachê e/ou aporte financeiro.

Observação - Se o seu projeto for da modalidade Adesão dependente, descreva no campo “Descrição Detalhada do Projeto”, do Formulário de Inscrição, o que será necessário em termos de estrutura, de modo a permitir a avaliação da viabilidade.

DAS VAGAS DISPONÍVEIS

Serão selecionadas:

  • 43 atividades culturais e artísticas financiadas (Modalidade: Projetos Financiados), para compor a programação nos Ecopontos oficiais da Virada Sustentável nos dias 3 (sexta), 4 (sábado) e 5 (domingo) de abril de 2020. Este número pode sofrer variações pois está vinculado ao processo de captação de recursos para os projetos culturais incentivados;
  • Indefinidos projetos da modalidade Adesão independente, não financiados.

Os Ecopontos da Virada Sustentável Porto Alegre 2020 são:

- Parque da Redenção;

- Casa de Cultura Mário Quintana;

- Vila Flores;

- Antenas: Ecopontos descentralizados que se espalharão por comunidades de Porto Alegre, ainda a definir;

- Complexo Multipalco (evento de abertura).

Confira abaixo as vagas, quantidades, locais e datas:

Qtd

Tipo

Data

Antena

Redenção

CCMQ

Vila Flores

Multipalco

6

Espetáculos música popular

6 no sábado

 

4

2

 

 

3

Grupos de jazz

3 no domingo

 

 

 

3

 

4

Espetáculos artes cênicas  

sábado e domingo

2

 

2

 

 

3

Atividades literárias (saraus)

1 no domingo (ccmq)

2 no sábado e domingo (antenas)

2

 

1

 

 

6

Grupos multiculturais

4 no sábado (vila flores)

2 na sexta (Multipalco)

 

 

 

4

2

1

Espetáculo dança de rua

1 no sábado

1

 

 

 

 

20

Oficinas e performances artísticas

sábado e domingo

9

2

6

3

 

 

Observações importantes: As atrações deverão se adaptar aos equipamentos técnicos (rider) disponibilizados pela organização do evento nos ecopontos.

Não serão aceitos projetos com intenção de cobrança de ingressos, já que toda programação proposta pela Virada Sustentável necessariamente é gratuita.

Também não serão aceitos projetos de conotação partidária, religiosa ou que estimulem qualquer forma de discriminação.

MAIS DETALHES SOBRE AS ATIVIDADES A SEREM SELECIONADAS:

- Música Popular: 06 espetáculos solo ou de grupo, sendo 04 com 45 min de duração, para integrar a programação da Serenata Iluminada, no Parque da Redenção no sábado a noite, e 02 para acontecer no palco a ser montado na Travessa dos Cataventos,  na CCMQ, no sábado à tarde.

- Jazz: 03 espetáculos solo ou de grupo, com 1 hora de duração, para acontecer no Vila Flores, domingo ao final do dia.

- Teatro de Rua: 04 espetáculos de aproximadamente 1 hora de duração, sendo o grupo o responsável por sua sonorização, caso haja.  Dois deles acontecerão na CCMQ e 02 nos espaços descentralizados onde a Virada Sustentável estará realizando programações.

- Dança de Rua:  01 espetáculo de aproximadamente uma hora de duração, sendo o grupo o responsável por sua sonorização, caso haja.  Esse espetáculo será realizado em um dos espaços descentralizados onde a Virada Sustentável estará realizando programações

- Espetáculos Multiartísticos de Artes Integradas: 03 espetáculos realizados a partir de encontros inéditos entre dois grupos em cada espetáculo multiartístico (podendo ser encontro de grupos de música, dança, artes visuais, artes cênicas ou audiovisuais, de culturas ou performances artísticas clássicas, tradicionais ou inovadoras), dois deles a serem realizados no sábado à tarde, no Vila Flores e um deles, no Complexo Multipalco.

- Saraus e Batalhas de Slam: 03 atividades, um deles a ser realizado no domingo à tarde, na CCMQ e dois em Antenas, Ecopontos descentralizados que se espalharão por comunidades de Porto Alegre, ainda a definir.

- Oficinas/Atividades Performáticas: 20 atividades no total podendo ser de qualquer gênero incluindo contação de histórias para crianças,entre outros, para acontecer sábado e domingo em diversos locais.

SOBRE O PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO:

Todas as informações sobre a proposta de programação a ser cadastrada no sistema são importantes. Lembre-se que a divulgação da sua proposta, no caso de seleção, dependerá do correto preenchimento do formulário de inscrição no site, pois cada atração terá uma página na Agenda de Programação da Virada Sustentável, e as informações para esta página serão geradas a partir do formulário.

DO CRONOGRAMA

10 de dezembro de 2019 – Lançamento do edital

25 de janeiro de 2020 – Encerramento das inscrições

10 de fevereiro de 2020 – Divulgação dos resultados

11 de fevereiro de 2020 – Início das contratações

3, 4 e 5 de abril de 2019 – Realização do evento

DA SELEÇÃO

A Comissão Julgadora selecionará os projetos atendendo a três quesitos principais:

  • Relevância e atratividade do conteúdo para o público;
  • Aderência a algum dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, devendo a proposta trabalhar a questão da sustentabilidade a partir de uma abordagem inspiradora.
  • Capacidade de atendimento das necessidades técnicas dos projetos pela organização da Virada Sustentável.

A cada edição, conforme estabelecido no encontro de co-criação do Conselho Criativo da Virada, são definidos os ODS prioritários a ser enfocados com maior ênfase. Em 2020, as prioridades são: Fome Zero e Agricultura Sustentável (ODS 2), Saúde e Bem Estar (ODS 3), Educação de Qualidade(ODS 4), Trabalho Descente e Crescimento Econômico(ODS 8), Redução das Desigualdades(ODS 10), Consumo e Produção Responsável (ODS 12), Ação Contra a Mudança Global do Clima (ODS 13).

Além destas prioridades, na sua próxima edição, a Virada pretende também fortalecer a presença e a participação negra na programação.

A Virada Sustentável se reserva ao direito de utilizar as formas de contato cedidas na ficha de inscrição para obter mais informações antes de qualquer parecer, e a não realizar projetos previamente aprovados caso os mesmos não atendam às exigências já preestabelecidas neste edital ou não cumpram prazos para envio de informações e documentos que serão solicitados no período de contratação.

Os proponentes não terão acesso à avaliação da comissão julgadora e desta forma não caberá questionamento de qualquer natureza sobre este edital. Ao final da seleção, todos os proponentes receberão uma notificação sobre seu resultado.

DA CONTRATAÇÃO

Os proponentes cujas propostas forem aprovados serão contatados pela equipe de produção da Virada via e-mail ou telefone quando será solicitada a seguinte documentação:

No caso de projetos financiados:

- contrato preenchido e assinado (envio de 1 via original para Av. Padre Cacique, 230/301- Praia de Belas – POA)

- cópia do cartão CNPJ onde conste CNAE correspondente à atividade a ser realizada;

- dados da conta bancária vinculada ao CNPJ do emitente da Nota Fiscal.

No caso de projetos não financiados:

- Termo de Adesão preenchido;

DA PREVISÃO DE PAGAMENTO

A Virada Sustentável não tem como precisar antecipadamente a data em que as Projetos Financiados serão pagos, já que os pagamentos estão relacionados à liberação das verbas de patrocínio.

DAS CONTRAPARTIDAS

A Virada Sustentável oferece como contrapartidas:

  • espaços de alcance ao público para realização das ações propostas;
  • divulgação no site do evento e apoio para divulgação nos canais de comunicação dos proponentes;
  • estímulo para o encontro e diálogo de agentes de todos os setores da sociedade que compartilham o interesse de esclarecer, difundir e implementar o conceito de sustentabilidade;
  • gestão sustentável do evento em seus ecopontos oficiais e dicas de boas práticas para eventos descentralizados.

Receba as notícias
da Virada Sustentável