Edital - Virada Sustentável Manaus 2020

Compartilhe:

******Leia atentamente os termos do Edital antes de preencher o formulário

Todas as informações são importantes. Lembre-se que a divulgação da sua proposta, no caso de seleção,  dependerá do correto preenchimento deste documento, pois cada atração terá uma página na agenda de programação do site da Virada Sustentável e as informações para esta página serão geradas a partir deste formulário.

VIRADA SUSTENTÁVEL MANAUS PRORROGA SEU EDITAL PARA INSCRIÇÃO DE PROJETOS QUE CONTEMPLEM NOVOS FORMATOS

Com o advento da pandemia do coronavírus e pensando em como podemos seguir com a realização de Festivais como a Virada Sustentável, prorrogamos nosso edital até o dia 31 de julho, a fim de receber projetos que proponham formatos alternativos de realização, adequados ao novo cenário que vivemos. Continuamos a buscar projetos artísticos, culturais, educativos, sociais, ambientais e de bem-estar em prol da sustentabilidade, mas agora entendendo que não poderemos promover atrações ou atividades que gerem aglomeração de pessoas. Queremos contribuir efetivamente para a construção de um mundo melhor e mobilizar o público a partir de uma abordagem positiva, propositiva, que não aponte somente problemas, mas também caminhos e soluções possíveis para a sociedade que desejamos.

Todos os projetos inscritos até o momento serão devidamente avaliados e a equipe de curadoria trabalhará para realizar as propostas aprovadas em formatos adaptáveis à esta nova realidade.

Se cuidem!  

Para tirar dúvidas sobre o edital e acompanhar a construção da Virada Sustentável Manaus 2020, acompanhe nosso site, nossas páginas no Facebook e Instagram ou escreva para manaus@viradasustentavel.org.br.

TERMOS DO EDITAL

DA INSCRIÇÃO

O Edital da Virada Sustentável Manaus 2020 estará aberto a partir das 0h00 do dia 28 de fevereiro até às 23h59 do dia 31 de julho do ano de 2020 (horário de Brasília). Após esta data não será mais possível a aplicação de propostas. Ele é direcionado a artistas, oficineiras e oficineiros, palestrantes, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, faculdades e equipamentos culturais que tenham interesse em inscrever seus projetos para integrar a programação do Festival, todos com conteúdos ligados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Acesse aqui o Manual de Preenchimento

Neste edital, a Virada Sustentável Manaus 2020 contemplará projetos que se enquadrem nas modalidades “adesão” ou “adesão independente” que estejam alinhadas com a cultura da sustentabilidade:

  • Adesão: propostas engajadas com os temas ligados a sustentabilidade, que não necessitam de cachê prioritariamente, mas que necessitam de espaço e/ou apoio para sua realização. A escolha desta modalidade implica em informar minuciosamente no campo Detalhes da Atração, contido no formulário de inscrição, a infra-estrutura necessária para a realização do projeto inscrito;
  • Adesão independente: propostas que, além de estarem alinhadas com a cultura da sustentabilidade e não necessitarem de qualquer tipo de financiamento, são totalmente autossuficientes, com local e estrutura para sua realização.

Este edital não aceita projetos com intenção de ativação de marca sob nenhuma hipótese. Caso haja este interesse, entrar em contato através do e-mail contato@viradasustentavel.org.br.

Serão aceitas inscrições de proponentes pessoas físicas ou jurídicas.

Cada proponente pode se inscrever individualmente ou como representante de um grupo e apresentar um ou mais projetos. O grupo deverá ser representado por apenas uma pessoa.

Serão aceitas e aceitos somente proponentes com sede na cidade de Manaus para realização de atividades em Manaus.

O sistema de inscrição solicitará o cadastramento de uma senha de acesso. Essa senha possibilitará que o proponente acesse seus dados cadastrais tantas vezes quantas forem necessárias. Novidade nesse ano é que o sistema permite que o projeto seja salvo antes do envio, oportunizando assim que sejam feitos ajustes e revisões antes do projeto ser remetido.  Após o envio, não será mais possível alterar nem informações de cadastro, nem do projeto. Qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail manaus@viradasustentavel.org.br

DOS CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

Este edital não tem um número pré-definido de vagas para cada categoria, sendo esta uma seleção que segue a lógica interna da realização do Festival de acordo com critérios de sua comissão julgadora e de seu conselho criativo.

Reforçamos apenas que todos os projetos inscritos deverão obrigatoriamente contemplar 1 (um) ou mais temas ligados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e comprovar sua qualidade de realização.

Não serão aceitos projetos com intenção de cobrança de ingressos já que toda programação proposta pela Virada Sustentável é necessariamente gratuita. Também não serão aceitos projetos de conotação partidária, religiosa ou que estimulem qualquer forma de discriminação. 

A Virada Sustentável Manaus terá liberdade de convidar atividades não inscritas neste edital, caso julgue que as mesmas possam contribuir para a construção da programação do festival.

A Comissão Julgadora selecionará os projetos atendendo a 4 (quatro) quesitos principais:

  1. Relevância e atratividade do conteúdo para o público do Festival;
  2. Aderência a 1(um) ou mais temas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e à proposta da Virada, devendo trabalhar a questão da sustentabilidade a partir de uma abordagem positiva e inspiradora;
  3. Capacidade de atendimento das necessidades técnicas dos projetos pela organização do Festival;
  4. Comprovação de capacidade de realização da ou do proponente.

Projetos inscritos em parceria entre duas ou mais organizações também somarão pontos nos critérios de aprovação.

DA APROVAÇÃO

Todos os projetos aprovados serão notificados diretamente pela equipe de produção do Festival através dos canais de contato cedidos no ato de sua inscrição e passarão ainda por mais 2 (duas) etapas:

  • Encontro presencial da ou do proponente ou responsável legal, indicado no ato da inscrição, com equipe de produção do Festival para adequação final do projeto em data acordada previamente entre as partes na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS);
  • Sendo aprovado na etapa anterior, o projeto segue para o processo de efetivação de sua contratação para participação na Virada Sustentável Manaus 2020.

A Virada Sustentável se reserva ao direito de utilizar as formas de contato cedidas na ficha de inscrição para obter mais informações antes de qualquer parecer e a não realizar projetos previamente aprovados caso os mesmos não atendam às exigências já preestabelecidas neste edital ou não cumpram prazos para envio de informações e documentos que serão solicitados no período de contratação.

Os proponentes não terão acesso à avaliação da comissão julgadora e desta forma não caberá questionamento de qualquer natureza sobre este edital. Ao final da seleção, todos os proponentes receberão uma notificação sobre seu resultado.

DA CONTRATAÇÃO

Sendo o projeto encaminhado para contratação, a ou o proponente compromete-se a:

  • Apresentar toda a documentação e informações que poderão ser solicitadas pela organização referente ao processo de contratação e realização da atividade no prazo informado junto com a solicitação;
  • Assinar o contrato no prazo estipulado pela organização, responsabilizando-se pelo cumprimento dos termos, horários e dias marcados para a realização da atividade selecionada e das exigências relativas à contratação;
  • Apresentar, até a data estipulada pela organização e/ou acordada no contrato, todos os documentos que comprovem liberação ou pagamento dos direitos autorais para execução da atividade por parte dos órgãos SBAT, ABRAMUS, ECAD e Autores Independentes, além de autorização de uso de imagem de todos os participantes.

Caso qualquer um dos itens acima não seja cumprido, o projeto será automaticamente desclassificado, ficando a cargo das equipes de curadoria e programação substituí-lo.

O presente edital e o formato de realização da Virada Sustentável Manaus estão sujeitos a cancelamento ou alterações, em parte ou no todo, a qualquer tempo e serão informadas nos canais de comunicação da Virada.

LOCAIS DE REALIZAÇÃO

A Virada Sustentável ocorre geralmente em parques públicos, centros culturais, praças, ruas, sedes de instituições e organizações parceiras.

No caso de inscrição na modalidade “adesão”, quando da aprovação do projeto ele será alocado de acordo com os critérios de sua melhor adequação aos locais de realização da Virada Sustentável Manaus 2020.

DAS CONTRAPARTIDAS

A Virada Sustentável oferece como contrapartidas:

  • Espaços de alcance ao público para realização das ações propostas;
  • Divulgação nos seus canais de comunicação;
  • Estímulo para o encontro e diálogo de agentes de todos os setores da sociedade que compartilham o interesse de esclarecer, difundir e implementar o conceito de “sustentabilidade”.

A Virada Sustentável se compromete a gerir com responsabilidade os impactos socioambientais gerados pelo evento.

PERGUNTAS FREQUENTES

  • Quem pode se inscrever?

Todos artistas, oficineiras e oficineiros, palestrantes, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, faculdades e equipamentos culturais que tenham algum conteúdo, atração cultural ou atividade relacionados aos temas indicados neste edital e que queiram apresentá-lo na Virada Sustentável Manaus 2020, a partir das indicações de proponência descritas no item “DA INSCRIÇÃO”.

  • Se o meu projeto for aprovado, já estarei na programação da Virada Sustentável?

Não. Você estará na programação após ajustes e confirmação de disponibilidade de horário e estrutura, envio da documentação complementar (dados para contratação) e após checagem destes dados pela produção.

  • Como será feita a seleção?

A organização da Virada Sustentável constituirá uma ou mais Comissões Julgadoras com convidados e especialistas para a seleção dos projetos atendendo a 4 (quatro) quesitos principais:

  1. Relevância e atratividade do conteúdo para o público do Festival;
  2. Aderência a 1(um) ou mais temas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e à proposta da Virada, devendo trabalhar a questão da sustentabilidade a partir de uma abordagem positiva e inspiradora;
  3. Capacidade de atendimento das necessidades técnicas dos projetos pela organização do Festival;
  4. Comprovação de capacidade de realização da ou do proponente.

Projetos inscritos em parceria entre duas ou mais organizações também somarão pontos nos critérios de aprovação

  • Todos os projetos serão aprovados?

Não. A maior parte dos projetos não aprovados em outras edições tinham necessidades que a organização do evento não pode atender. Outros não tinham aderência em relação aos temas propostos.

  • Posso inscrever mais de uma atividade ou atração?

Sim. Não há limite de número de inscrições de projetos por parte dos proponentes.

  • Não tenho fotos do meu projeto, pois ele é inédito. O que faço?

A organização da Virada Sustentável recomenda que neste caso o proponente descreva detalhadamente o projeto e anexe um esboço, croqui ou link que ilustre claramente o projeto a ser executado. As imagens solicitadas, além de muito importantes para a divulgação prévia do projeto, caso ele seja aprovado, é determinante para a equipe de curadoria no entendimento e avaliação do projeto.

Receba as notícias
da Virada Sustentável