Edital Virada Sustentável Porto Alegre 2019

VIRADA SUSTENTÁVEL PORTO ALEGRE RETIFICA PONTOS DE SUA CHAMADA PÚBLICA, AMPLIA OPORTUNIDADES E PRORROGA O PRAZO DE INSCRIÇÕES PARA QUEM QUER INTEGRAR A PROGRAMAÇÃO DE 2019

A Virada Sustentável POA retificou nesta sexta-feira, 4 de janeiro, o seu Edital de Chamamento para quem deseja integrar a programação e prorrogou o prazo de inscrição.

******Leia atentamente os termos do Edital Retificado antes de preencher o formulário de inscrição e veja, logo abaixo, em quais modalidades você pode inscrever o seu projeto individual, de grupo, movimento ou instituição (pública, privada ou da sociedade civil).

Caso você já tenha realizado uma inscrição, não se preocupe. Sua proposta será considerada. Caso você queira apresentar uma nova proposta em razão da alteração do edital e da abertura de novas oportunidades, sem problemas.


AÇÕES FINANCIADAS ou INDEPENDENTES NÃO FINANCIADAS:
Neste edital, a Virada Sustentável Porto Alegre 2019 contemplará projetos que se enquadrem nas modalidades “adesões financiadas” ou “adesões independentes não financiadas” que estejam alinhadas com a cultura da sustentabilidade:

  • FINANCIADAS: aquelas que necessitam de cachê ou algum recurso;
  • ADESÕES INDEPENDENTES NÃO FINANCIADAS: aquelas que, além de estarem alinhadas com a cultura da sustentabilidade, não necessitam de qualquer tipo de financiamento pois são autossuficientes.

VIRADA CHAMA ESPETÁCULOS, GRUPOS E MOVIMENTOS ARTÍSTICOS, DE ATIVIDADES ZEN, SOCIOAMBIENTAIS, EDUCATIVAS E DE ECOGASTRONOMIA NOS SEGUINTES FORMATOS E QUANTIDADES:

- Música instrumental: 06 espetáculos solo ou de grupo com mais ou menos 1 hora de duração (dois dos quais a composição do grupo ou mesmo no formato solo deve ser composto somente por pessoas do gênero feminino);

- Música Popular: 04 espetáculos solo ou de grupo com mais ou menos 1 hora de duração (dois dos quais a composição do grupo ou mesmo no formato solo deve ser composto somente por pessoas do gênero feminino);

- Teatro de Rua: 04 espetáculos de mais ou menos uma hora de duração (em um dos quais a composição do grupo ou mesmo no formato solo deve ser composto somente por pessoas do gênero feminino);

- Teatro: 01 espetáculo de palco para a Sala Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mário Quintana, a ser realizado em duas apresentações (cuja composição do grupo ou mesmo no formato solo seja somente por pessoas do gênero feminino);

- Circo ou Clown: 04 espetáculos de mais ou menos uma hora de duração (em um dos quais a composição do grupo ou mesmo no formato solo deve ser composto somente por pessoas do gênero feminino);

- Dança: 02 espetáculos de mais ou menos uma hora de duração (em um dos quais a composição do grupo ou mesmo no formato solo deve ser composto somente por pessoas do gênero feminino);

- Espetáculos Multiartísticos de Artes Integradas: 03 espetáculos realizados a partir de encontros inéditos entre dois grupos em cada espetáculo multiartístico (podendo ser encontro de grupos de música, dança, artes visuais, artes cênicas ou audiovisuais, de culturas ou performances artísticas clássicas, tradicionais ou inovadoras);

- Oficinas/Atividades Performáticas/Palestras: 16 atividades no total que de alguma forma abordem ou tenham como referência o tema Cultura, Sustentabilidade e História de Porto Alegre com base na Convenção da Diversidade das Expressões Culturais da ONU, sendo no mínimo quatro destas realizadas em local próprio da instituição, grupo ou movimento proponente, de preferência descentralizadas, e no mínimo outras quatro a serem selecionadas realizadas inteiramente por pessoas do gênero feminino;

- Atividades Múltiplas Zen: 5 atividades de Ioga, Biodança, Reiki e outras formas de atividades de grupo de característica zen;

- Atividades Socioambientais: 10 atividades de grupos, instituições ou movimentos voltadas para a educação para a sustentabilidade, abertas e de preferência multidisciplinares – a serem desenvolvidas nos EcoPontos onde a Virada Sustentável ocorre ou em locais próprios e descentralizados, sendo no mínimo quatro destas a serem selecionadas realizadas inteiramente por pessoas do gênero feminino;

- Atividades para crianças: 4 atividades ou performances participativas de qualquer gênero, com temática voltada para o ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima);

- Atividades Pró-Alimentação Saudável ou Ecogastronômicas: 04 aulas, oficinas ou atividades sobre alimentação saudável e comida sustentável, a serem realizadas no estante de Ecogastronomia da Virada Sustentável, no Parque Farroupilha.

ARTES VISUAIS - A Virada vai selecionar 5 artistas ou coletivos de artes visuais (formais ou informais, formados especial e exclusivamente para esta proposta ou já existentes) para que desenvolvam projetos de intervenção artística em suporte pré-definido, que estará exposto na Orla do Guaíba, ou em outro local de ampla circulação pública, em Porto Alegre, a ser definido pela Organização da Virada. Temas das intervenções (um para cada um dos 5 suportes):

ODS 5 - IGUALDADE DE GÊNERO - Palavras-chave: igualdade de gênero; empoderamento de mulheres e meninas; direitos das mulheres, mulheres em cargos de liderança, diferença salarial, violência doméstica. 

ODS 10 - REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES - Palavras-chave: desigualdade étnica, racial, religiosa, econômica; violência; imigrantes e refugiados.

ODS 12 - CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS - Palavras-chave: empreendedorismo, feiras, brechós, orgânicos, negócios sociais, economia circular, negócios locais, matéria prima sustentável, trabalho justo.

ODS 13 - AÇÃO CONTRA MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA - Palavras-chave: redução do desmatamento, preservação de florestas, agricultura de baixo carbono, mobilidade sustentável, gestão de resíduos, energias renováveis, mercado de carbono, acordo de paris. 

TODOS OS ODS – OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO MILÊNIO – Parte da Agenda 2030 da ONU. Ao todo, são 17 ODSs. Um dos suportes tem este conjunto de metas como temática de referência para as intervenções.

As propostas de artes visuais serão recebidas pelo email portoalegre@viradasustentavel.org.br. Devem ser informados os seguintes pontos: 

  • Nome e apresentação da Organização, Grupo ou Artista (até no máximo 20 linhas)
  • Links que informem sobre a trajetória artística da Organização, Grupo ou Artista
  • Contatos (telefone e email)

Apenas as propostas deste grupo de Artes Visuais não precisam preencher o formulário de inscrição no site. Todas as demais devem fazê-lo e não serão aceitas por email.

Além destas atividades propostas “financiadas” que a Virada Sustentável Porto Alegre declara desejar selecionar para a sua programação de 2019, outras, de caráter livre e com temáticas e formatos próprios podem ser propostas e serão avaliadas, podendo vir a serem também selecionadas.

SOBRE O PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO:

Todas as informações sobre a proposta de programação que você vai cadastrar no nosso sistema são importantes. Lembre-se que a divulgação da sua proposta, no caso de seleção,  dependerá do correto preenchimento do formulário de inscrição no nosso site, pois cada atração terá uma página na Agenda de Programação da Virada Sustentável, e as informações para esta página serão geradas a partir do formulário.

A Virada Sustentável Porto Alegre 2019 será realizada nos dias 05, 06 e 07 de abril.

Como já demonstrado acima, procuramos projetos artísticos, culturais, esportivos, de bem estar (zen), sociais e ambientais em prol da sustentabilidade. Queremos contribuir efetivamente para a construção de um mundo melhor e mobilizar pessoas para esta guinada sustentável, a partir de uma abordagem positiva, propositiva, que não aponte somente problemas, mas também caminhos e soluções possíveis para a sociedade que desejamos.

Para tirar dúvidas sobre o edital e acompanhar a construção da Virada Sustentável Porto Alegre 2019, acompanhe nosso site e nossas páginas no Facebook, Instagram e/ou escreva para portoalegre@viradasustentavel.org.br  para mais informações. 

Seja bem-vind@!

Manual de Inscrição

DA INSCRIÇÃO

O Edital da Virada Sustentável Porto Alegre 2019 é direcionado a artistas, oficineiros, palestrantes, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, faculdades e equipamentos culturais que tenham interesse em inscrever seus projetos para integrar a programação do evento. A Virada POA possui temáticas específicas que norteiam a programação dos seus Ecopontos, todos com conteúdos ligados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O edital que estava aberto desde o dia 11 de dezembro de 2018 até 14 de janeiro de 2019, às 23h59min, teve seu prazo de inscrições PRORROGADO até dia 21 de janeiro de 2019, às 23h59min. Após esta data não será mais possível a apresentação de propostas.

Cada proponente, tanto pessoa jurídica como pessoa física, pode se inscrever individualmente ou como representante de um grupo e apresentar um ou mais projetos. O grupo deverá ser representado por apenas uma pessoa.

O sistema de inscrição solicitará o cadastramento de uma senha de acesso. Essa senha possibilitará que o proponente acesse seus dados cadastrais tantas vezes quantas forem necessárias. Após o envio do projeto, não será mais possível alterar as informações. Portanto, é indicado que a proposta esteja completa ao iniciar a inscrição, pois o sistema não salva propostas incompletas e não aceita edições posteriores ao envio.

Qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail portoalegre@viradasustentavel.org.br.

DOS CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

Este edital tem um número pré-definido de vagas na modalidade “adesões financiadas”. A convocação dos selecionados dependerá da conclusão do processo de captação dos projetos culturais incentivados da Virada Sustentável, podendo variar a quantidade de atrações a serem selecionadas para participar da programação. Já na modalidade projetos de “adesões independentes não financiadas” não há um número de vagas pré-definidas, ficando a cargo da comissão julgadora/curadoria da área específica a aprovação das propostas apresentadas.

Com relação aos proponentes dos projetos que buscam integrar a programação da Virada Sustentável pela modalidade “adesão independente”, é esperado que cubram os custos de toda sua organização e produção, que os realizem em seus próprios locais, isto é, para além do Ecopontos organizados pela Virada Sustentável Porto Alegre, fortalecendo a proposta de descentralização das atividades.

Para facilitar sua compreensão e melhor adequar sua proposta ao que será selecionado, segue abaixo a lista de vagas previstas para as atividades financiadas com suas respectivas Categorias, Temáticas, Data e Local de Realização.  Vale observar que no Formulário de Inscrição, no campo CATEGORIA, o que será informado não é a vaga prevista na lista, mas apenas o tipo de atividade/linguagem artística, e que ao final do formulário será solicitado ao proponente uma sugestão de qual vaga ele considera a melhor para sua proposta. Por isso, vale ler a lista com atenção e verificar se sua atividade se enquadra na modalidade “adesões financiadas” ou na “adesões independentes” (que não tem número de vagas pré definidas, podem ser propostas em qualquer categoria). 

Lista de vagas para atividades financiadas

  • O quê? Oficinas/roda de conversa/performances participativas
  • Quantidade: 4
  • Categoria: Oficinas ou Roda de Conversa ou Performance
  • Local: CCMQ
  • ODS: Todos os ODS
  • Característica: Oficineiras do gênero feminino. Com a temática Cultura, Memória, Sustentabilidade e História de POA, a partir de uma perspectiva de memória cultural, nos termos da Convenção da Diversidade das ExpressõesOficinas realizadas por pessoa (as) do gênero feminino. Com a temática Cultura, Memória, Sustentabilidade e História de POA, a partir de uma perspectiva de memória cultural, nos termos da Convenção da Diversidade das Expressões Culturais da ONU.

  • O quê? Atividades Múltiplas Zen
  • Quantidade: 5
  • Categoria: Atividade Zen
  • Local: CCMQ, Praça Júlio Mesquita ou em locais próprios e descentralizados
  • ODS: ODS 3 - Saúde e bem estar
  • Característica: Ioga, Biodança, Reiki e outras formas de atividades de grupo de característica zen, sendo que, em uma destas (para a CCMQ), a atividade deve ser protagonizada/dirigida/coordenada por pessoa (as) do gênero feminino.

  • O quê? Atividades Socioambientais
  • Quantidade: 6
  • Categoria: Diversas
  • Local: Descentralizadas
  • ODS: Todos os ODS
  • Característica: Atividades de educação para a sustentabilidade

  • O quê? Atividades Socioambientais
  • Quantidade: 4
  • Categoria: Diversas
  • Local: CCMQ
  • ODS: Todos os ODS
  • Característica:  Atividades de educação para a sustentabilidade - sendo no mínimo quatro destas a serem selecionadas realizadas inteiramente por pessoas do gênero feminino

  • O quê? Oficinas ou roda de conversa ou performances
  • Quantidade: 4
  • Categoria: Oficina, Roda de Conversa ou Performance
  • Local: Descentralizadas
  • ODS: Todos os ODS
  • Característica: Com a temática Cultura, Memória, Sustentabilidade e História de POA, a partir de uma perspectiva de memória cultural, nos termos da Convenção da Diversidade das Expressões Culturais da ONU

  • O quê? Obra em plataforma pré-definida
  • Quantidade: 5
  • Categoria: Artes Visuais
  • Local: Orla do Guaíba
  • ODS: Todos os ODS
  • Característica: Seleção de 5 artistas visuais para realização de obra de arte em suporte pré-definido. (Ver Anexo)

  • O quê? Teatro de rua
  • Quantidade: 4
  • Categoria: Teatro de Rua
  • Local: Praça Julio Mesquita, CCMQ, Vila Flores e Redenção
  • ODS: ODS 13 - Ação contra mudança global do clima
  • Característica:  Sendo que em um destes a composição do grupo de atores deve ser exclusivamente de pessoas do gênero feminino.

  • O quê? Teatro
  • Quantidade: 1 grupo, duas apresentações
  • Categoria: Teatro de Rua
  • Local: Sala Bruno Kieffer/CCMQ
  • ODS: Todos os ODS
  • Característica:  Composição do grupo de atores deve ser exclusivamente com pessoas do gênero feminino.

  • O quê? Oficinas/roda de conversa/performances participativas
  • Quantidade: 8
  • Categoria: Oficina ou Roda de Conversa ou Performance
  • Local: Praça Julio Mesquita, Redenção e Vila Flores
  • ODS: ODS 13 - Ação contra mudança global do clima
  • Característica: Com a temática Cultura, Memória, Sustentabilidade e História de POA, a partir de uma perspectiva de memória cultural, nos termos da Convenção da Diversidade das Expressões Culturais da ONU

  • O quê? Oficinas/roda de conversa
  • Quantidade: 4
  • Categoria: Oficina ou Roda de Conversa 
  • Local: Praça Julio Mesquita
  • ODS: ODS 13 - Ação contra mudança global do clima
  • Característica: Assuntos relacionados à sustentabilidade, aos 17 ODS

  • O quê? Atividades infantis para crianças e família 
  • Quantidade: 4
  • Categoria: Diversas
  • Local: Praça Julio Mesquita
  • ODS: ODS 13 - Ação contra mudança global do clima
  • Característica: Atividades para crianças/famílias

  • O quê? Aulas de comida sustentável
  • Quantidade: 4
  • Categoria: Gastronomia
  • Local: Redenção
  • ODS: ODS 10 - Redução das Desigualdades (Imigrantes e refugiados)
  • Característica: Aulas de cozinha e degustação.

  • O quê? Circo ou Clown
  • Quantidade: 4
  • Categoria: Circo ou Teatro de Rua
  • Local: Praça Julio Mesquita, CCMQ, Vila Flores e Redenção
  • ODS: ODS 13 - Ação contra mudança global do clima
  • Característica:  Sendo que em um destes a composição do grupo de atores deve ser exclusivamente de pessoas do gênero feminino.

  • O quê?  Encontro de grupos artísticos de diferentes linguagens
  • Quantidade: 3 (sendo dois grupos em cada espetáculo)
  • Categoria: Artes Integradas (Artes cênicas, audiovisual, música e artes visuais)
  • Local: Vila Flores
  • ODS: ODS 12 - Consumo e Produções Responsáveis, ODS 17 - Parcerias e meios de implementação
  • Característica: Espetáculos compostos por no mínimo 2 grupos diversos, com trajetórias próprias, comprovadas por currículo, reunindo pelo menos 2 linguagens artísticas entre teatro, dança, música, artes visuais e audiovisual.

  • O quê? Música Popular
  • Quantidade:  4 espetáculos de +ou- 1h de duração
  • Categoria:  Música
  • Local: Praça Julio Mesquita, CCMQ e Redenção (Serenata Iluminada)
  • ODS: ODS 13 - Ação contra mudança global do clima
  • Característica: Sendo que em dois destes a composição do grupo de músicos deve ser exclusivamente de pessoas do gênero feminino.

  • O quê? Música Instrumental
  • Quantidade: 6 espetáculos de +ou- 1h de duração
  • Categoria: Música
  • Local: Praça Julio Mesquita, CCMQ e Redenção (Serenata Iluminada)
  • ODS:  ODS 13 - Ação contra mudança global do clima
  • Característica: Sendo que em dois destes a composição do grupo de músicos deve ser exclusivamente de pessoas do gênero feminino.

 

Não serão aceitos projetos com intenção de cobrança de ingressos, já que toda programação proposta pela Virada Sustentável necessariamente é gratuita.

Também não serão aceitos projetos de conotação partidária, religiosa ou que estimulem qualquer forma de discriminação.

DA APROVAÇÃO

A Comissão Julgadora selecionará os projetos atendendo a três quesitos principais:

  1. relevância e atratividade do conteúdo para o público;
  2. aderência a algum dos 17 Objetivos de Desenvolvimento  Sustentável e à proposta da Virada, devendo a proposta trabalhar a questão da sustentabilidade a partir de uma abordagem positiva e inspiradora. Para as propostas da modalidade  adesões financiadas”, as temáticas são específicas ( de acordo com a vaga pretendida/consultar Tabela de Vagas);
  3. capacidade de atendimento das necessidades técnicas dos projetos pela organização da Virada .

Projetos inscritos em parceria entre duas ou mais organizações também somarão pontos nos critérios de aprovação.

A Virada Sustentável ocorre geralmente em parques públicos, centros culturais, praças, ruas, e sedes de instituições e organizações parceiras.

A Virada Sustentável se reserva ao direito de utilizar as formas de contato cedidas na ficha de inscrição para obter mais informações antes de qualquer parecer e a não realizar projetos previamente aprovados caso os mesmos não atendam às exigências já preestabelecidas neste edital ou não cumpram prazos para envio de informações e documentos que serão solicitados no período de contratação.

Os proponentes não terão acesso à avaliação da comissão julgadora e desta forma não caberá questionamento de qualquer natureza sobre este edital.

Ao final da seleção, todos os proponentes receberão uma notificação sobre seu resultado.

DAS CONTRAPARTIDAS

A Virada Sustentável oferece como contrapartidas espaços de alcance ao público para realização das ações propostas, divulgação nos seus canais de comunicação e o estímulo para o encontro e diálogo de agentes de todos os setores da sociedade que compartilham o interesse de esclarecer, difundir e implementar o conceito de “sustentabilidade”.

A Virada Sustentável se compromete a gerir com responsabilidade os impactos socioambientais gerados pelo evento.

DA CONTRATAÇÃO 

Os proponentes cujos projetos forem aprovados terão a partir da data de notificação via e-mail o prazo de 5 dias úteis para enviarem os documentos que serão solicitados após a divulgação do resultado. 

Caso o prazo não seja cumprido o projeto será automaticamente desclassificado, ficando a cargo das equipes de curadoria e programação substituí-lo. 

Perguntas Frequentes

Quem pode se inscrever? 

Todos artistas, oficineiros, palestrantes, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, faculdades e equipamentos culturais que tenham algum conteúdo, atração cultural ou atividade relacionados aos temas indicados neste edital e que queiram apresentá-lo na Virada Sustentável Porto Alegre 2019. 

Se o meu projeto for aprovado, já estarei na programação da Virada Sustentável? 

Não. Você estará na programação após ajustes e confirmação de disponibilidade de horário e estrutura, envio da documentação complementar (dados para contratação) e após checagem destes dados pela produção. 

Como será feita a seleção? 

A organização da Virada Sustentável constituirá uma ou mais Comissões Julgadoras com convidados e especialistas para a seleção dos projetos atendendo a três quesitos principais: 1) relevância e atratividade do conteúdo para o público; 2) aderência a algum dos 17 Objetivos de Desenvolvimento  Sustentável ou a temática específica dos Ecopontos e à proposta da Virada, de trabalhar a questão da sustentabilidade a partir de uma abordagem positiva e inspiradora; 3) capacidade de atendimento, pela organização da Virada, das necessidades técnicas dos projetos.

Projetos inscritos em parceria entre duas ou mais organizações também somarão pontos nos critérios de aprovação 

Todos os projetos serão aprovados? 

Não. A maior parte dos projetos não aprovados em outras edições tinham necessidades que a organização do evento não pode atender. Outros não tinham aderência em relação aos temas propostos. Também não serão aprovados aquelas propostas que excederem à quantidade prevista para seleção em cada modalidade (ver tabela de vagas). 

Quais os documentos serão necessários para contratação dos projetos aprovados na modalidade “Adesão financiada”? 

Como os recursos para pagamento dos projetos selecionados virão de projetos de incentivo fiscal, a documentação necessária é a mesma exigida pelas Leis de Incentivo: Nota Fiscal do grupo ou organização contratada com CNAE correspondente ao serviço que estará sendo prestado (exigência válida tanto para empresas como para ONGs), ou Recibo de Pagamento de Autônomo - RPA,  no caso de Pessoas Físicas / Conta bancária do mesmo CNPJ ou CPF, se pessoa física.

Posso inscrever mais de uma atividade ou atração? 

Sim. Não há limite de número de inscrições de projetos por parte dos proponentes. 

Não tenho fotos do meu projeto, pois ele é inédito. O que faço? 

A organização da Virada Sustentável recomenda que neste caso o proponente descreva detalhadamente o projeto e anexe um esboço, croqui ou link que ilustre claramente o projeto a ser executado. As imagens solicitadas, além de muito importantes para a divulgação prévia do projeto, caso ele seja aprovado, é determinante para a equipe de curadoria no entendimento e avaliação do projeto.