Edital Virada Sustentável Porto Alegre 2017

Queremos apoiar a realização de projetos inspiradores!

Quem disse que a sustentabilidade, apesar dos complexos desafios associados, não pode ser alegre, leve e inspiradora? Queremos contribuir efetivamente para a construção de um mundo melhor e mobilizar pessoas para esta guinada, promovendo uma abordagem positiva e propositiva, que não aponte somente problemas, mas também caminhos e soluções possíveis para a sociedade que almejamos construir. Queremos conscientizar, com criatividade, alegria e empatia. Procuramos pessoas e projetos sociais, culturais e essencialmente sustentáveis alinhados com essa nossa visão.

Seja bem-vindo!

Chamada extra para Performance Artística

O Edital da Virada Sustentável Porto Alegre 2017 ganha, a partir de hoje (08/03/2017), uma chamada extraordinária para a seleção de PERFORMANCES ARTÍSTICAS a serem realizadas no âmbito do projeto A ARTE QUE VIVE DA RUA QUE VIVE A ARTE, Pronac 164633.

Veja aqui o regulamento completo

 

MANUAL DE INSCRIÇÃO

 

DOS PRAZOS

Período de inscrição: 23 de fevereiro a 16 de março até às 23h59min

Período de avaliação: de 17 a 20 de março

Data da divulgação do resultado: 20 de março

Período de adequações, formalidades e contratação: de 20 a 24 de março

 

DA INSCRIÇÃO

O edital da Virada Sustentável Porto Alegre 2017 é direcionado a artistas, oficineiros, palestrantes, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, faculdades e equipamentos culturais que tenham interesse em inscrever projetos cujos conteúdos estejam ligados aos 17 temas apontados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), para integrar a programação do evento, que acontecerá entre os dias 30 de março e 02 de abril.

Cada Proponente, sendo pessoa jurídica ou física, pode se inscrever individualmente ou como representante de um grupo para apresentar um ou mais projetos. No caso do grupo, este deverá ser representado por apenas uma pessoa que será responsável pela produção.

O sistema de inscrição solicitará o cadastramento de uma senha de acesso. Essa senha possibilitará que o proponente acesse sua inscrição quantas vezes forem necessárias para edição das informações já inseridas, antes de enviar a proposta final.  Após o envio do projeto, não será mais possível realizar alterações.

* Fique atento: limpezas de histórico no computador implicarão na exclusão das informações anteriormente salvas e ainda não enviadas.

Modalidades de inscrição

  1. Adesão independente: são os projetos que não necessitam nem de aporte financeiro nem de disponibilidade de local.
  2. Adesão dependente: são os projetos que necessitam ou de aporte financeiro ou de disponibilidade de local.
  3. Financiado: são os projetos que necessitam de aporte financeiro e disponibilidade de local para acontecer.

 

DOS CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

Reforçamos que todos os projetos inscritos deverão obrigatoriamente contemplar temas ligados à sustentabilidade e comprovar sua capacidade e qualidade de realização.

Não serão aceitos projetos com intenção de cobrança de ingressos, já que toda programação proposta pela Virada Sustentável é gratuita. Também não serão aceitos projetos de conotação partidária, religiosa ou que estimulem qualquer forma de discriminação.

Projetos inscritos nas modalidades de adesão independente e adesão dependente terão preferência na aprovação e na cessão de espaços e infraestrutura disponível.

 

Para fins de aprovação, serão considerados os seguintes valores nos projetos:

- Criatividade e colaboratividade da proposta.

- Localização da ação/atividade: todos os projetos aprovados serão alocados nos quatro epicentros da Virada (Casa de Cultura Mario Quintana, Parque da Redenção, Vila Flores e Sesc Campestre), de acordo com sua categoria, conteúdo, faixa etária e estrutura necessária para realização. Esse critério não exclui atividades e projetos autogeridos e que já tenham local e horário predeterminados, ou seja, que não possam ser transferidos para os locais acima listados.

- Mobilização comunitária

- Aplicação de alguma forma de acessibilidade

- Alinhamento com a visão e com os 17 ODSs da ONU (primeiro parágrafo do edital)

- Comprovação de experiência na área da proposta (ex.: a pessoa que propõe oficina deve ter alguma experiência em ministrar oficinas)

- Necessidade de pouca ou nenhuma energia e/ou utiliza solução energética sustentável

- Realização da gestão dos resíduos gerados

- Incentivo aos 5 Rs do desenvolvimento sustentável (Refletir, Recusar, Reutilizar, Reduzir, Reciclar) ou upcycling (https://pt.wikipedia.org/wiki/Upcycling)

 

DA APROVAÇÃO E SELEÇÃO

Este edital não tem um número pré-definido de vagas para cada categoria nem verba específica prevista por projeto, sendo esta uma seleção que segue a lógica interna do evento, de acordo com critérios de sua comissão julgadora e de seu conselho curador.

A organização da Virada Sustentável selecionará os projetos levando em conta os critérios acima mencionados e três quesitos principais: 1) relevância e atratividade do conteúdo para o público; 2) aderência à proposta da VS (apresentar a sustentabilidade a partir de uma abordagem positiva e inspiradora) e 3) capacidade de atendimento, pela organização da Virada, das necessidades técnicas e financeiras dos projetos.

A Virada Sustentável reserva-se o direito de utilizar as formas de contato cedidas na ficha de inscrição para obter maiores informações antes de qualquer parecer e a não realizar projetos previamente aprovados, caso o projeto não atenda as exigências preestabelecidas neste edital ou não cumpra prazos para envio de informações e documentos, que serão solicitados em período de contratação (ver abaixo).

TODOS os proponentes receberão e-mail, indicado no ato da inscrição, notificando sobre o seu resultado no edital.

 

DAS CONTRAPARTIDAS

A Virada Sustentável oferece como contrapartidas espaços de grande alcance de público para realização das ações propostas, ampla divulgação na mídia e outros meios de comunicação e o estímulo para o encontro e diálogo de agentes de todos os setores da sociedade que compartilham o interesse de esclarecer, difundir e implementar o conceito de “sustentabilidade”.

A Virada Sustentável se compromete a gerir com responsabilidade os impactos socioambientais gerados pelo evento, bem como promover esforços no sentido de viabilizar o maior número possível de atrações e ações, dentro de suas possibilidades orçamentárias e de gestão de outros recursos (não-financeiros) disponíveis.

 

DA CONTRATAÇÃO 

Os Proponentes cujos projetos forem aprovados terão, a partir da notificação via e-mail, o prazo de 20 a 24 de março de 2017 para enviarem os documentos abaixo listados.

Caso o prazo não seja cumprido o projeto será automaticamente desclassificado, ficando a cargo das equipes de curadoria e programação substituí-lo.

Documentos complementares:

  • Ficha Cadastral preenchida;
  • Termo de Adesão preenchido e assinado, envio da cópia por e-mail e original por correio;
  • Currículo comprovando experiência na atividade proposta.

 

Perguntas Frequentes

 

Quem pode se inscrever?

Todos artistas, oficineiros, palestrantes, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, faculdades e equipamentos culturais que tenham algum conteúdo, atração cultural ou atividade relacionados aos temas indicados neste edital e que queiram apresentá-lo na Virada Sustentável Porto Alegre 2017.

 

Como saber se meu projeto foi aprovado?

TODOS os proponentes receberão e-mail, indicado no ato da inscrição, uma notificação sobre o seu resultado no edital.

 

Se o meu projeto for aprovado, já estarei na programação da Virada Sustentável?

O projeto inscrito fará parte da programação da Virada Sustentável após passar pela primeira seleção e pela verificação de qualidade, aderência e capacidade técnica do proponente pela equipe de organização do evento. Neste processo, eventuais ajustes poderão ser demandados e negociados entre as partes até a sua viabilização ou não. Assim sendo, apenas após passar por todo percurso é que o projeto pode ser considerado como parte da programação.

 

Todos os projetos serão aprovados?

Não. Projetos que têm demandas técnicas ou necessidades financeiras que a organização do evento não pode atender não serão aprovados. Também não serão aprovados projetos que não tenham clara relação com os temas propostos pelo evento.

 

As inscrições feitas como “adesão” serão automaticamente aprovadas?

Não. Embora tenham maior chance de aprovação, por serem autogeridas e não demandarem recursos financeiros, o conteúdo das adesões precisa estar alinhado às propostas de conteúdo da Virada Sustentável.

 

Posso inscrever mais de uma atividade ou atração?

Sim. Não há limite de número de inscrições de projetos por parte dos proponentes.

 

Não tenho fotos do meu projeto, pois ele é inédito. O que faço?

A organização da Virada Sustentável recomenda que neste caso o proponente descreva detalhadamente o projeto e anexe um esboço, croqui ou link que ilustre claramente o projeto a ser executado. As imagens solicitadas, além de muito importantes para a divulgação prévia do projeto na imprensa, caso ele seja aprovado, é determinante para equipe de curadoria no entendimento e avaliação do projeto.

 

A Virada Sustentável é patrocinada?

Sim. A Virada Sustentável tem patrocinadores e a verba para financiamento das atrações e atividades dependerá do sucesso da captação de recursos pela organização do evento e será mostrada de maneira transparente aos participantes. Ressaltamos que o objetivo da VS não é comercial: a captação de recursos será utilizada para o pagamento da equipe, gastos administrativos, gastos com atrações e atividades, plano de comunicação, mídia e estrutura.