A partir de 2021 as empresas gaúchas podem investir em projetos que fomentem o sistema de seletividade e reciclagem no Estado por meio de leis de incentivo. Isto ocorre pois foi promulgada a Lei nº 15.651/21, referente ao Programa de Apoio à Inclusão e Promoção Social (PAIPS), que autoriza que empresas aportem entre 5 a 20% do ICMS pago à Receita Estadual para financiar projetos em toda a cadeia de reciclagem.
Este painel apresenta um debate sobre a Lei, através da perspectiva de atores que fazem parte do mercado de reciclagem: engenheiros sanitaristas, empresas geradoras e cooperativas de reciclagem.
QUANDO
Domingo, 07 de Novembro de 2021, 19:00INTEGRANTES DO PAINEL
Vanessa Falcão |Engenheira Sanitarista e Ambiental
Engenheira Sanitarista e Ambiental especialista na gestão de resíduos Sólidos, urbanos, industriais e Logística Reversa, com experiência junto as cooperativas e associações de catadores e apoio a elaboração e implementação de políticas públicas relacionados a gestão ambiental e de resíduos.
Vick Martinez |Relações Institucionais na Regional RS da Braskem
Formada em Relações Públicas pela Universidade Católica de Pelotas. Especialista em Sociologia Política pela Unisinos. Formada em Relações Institucionais e Governamentais pelo Insper/SP. Trabalhou durante oito anos na Assembleia Legislativa, exercendo a função de assessoria de imprensa e posteriormente de chefe de gabinete. Durante 10 anos foi executiva do Conselho de Articulação Parlamentar da Federação das Indústrias do RS, sendo responsável pela criação e desenvolvimento das atividades de Relações Governamentais da entidade. Atualmente é vice-coordenadora desse mesmo Conselho. Na Braskem ocupa o cargo de Relações Institucionais na Regional RS.
Osmar Vidal |Diretor Comercial da Coopercicla
Osmar Vidal é Diretor Comercial da Coopercicla, cooperativa de Santa Cecília do Sul, no RS. Em 10 anos de trabalho, a Copercicla teve muitos avanços, investindo em sua infraestrutura que hoje, tem a capacidade de processar aproximadamente 14 toneladas de lixo diariamente, proveniente de 14 municípios. Trabalham nesse processo 75 associados, desde a coleta, transporte para a usina de reciclagem, seleção do lixo e transporte dos materiais selecionados para as empresas que fazem o reaproveitamento.
Julia Caon Froeder | Coordenadora de Educação Climática no The Climate Reality Project Brasil
Julia Caon Froeder é Relações Públicas, especialista em gestão empresarial. Coordenadora de Educação Climática no Climate Reality Project Brasil, ong com atuação mundial fundada por Al Gore, realiza projetos de educação climática com diversos atores do setor. Estuda sustentabilidade há 12 anos e já levou educação para sustentabilidade para mais de 8 mil pessoas através da @somosfranca. Além disso é curadora de eventos sustentáveis como a Virada Sustentável Porto Alegre. TEDx Speaker, apresentou a fala "O plano para viver e garantir que sigamos vivendo".