O que vai para o chão

Compartilhe:

A intervenção urbana "O que vai para o chão" é coordenada pela ABRELPE em parceria com a Virada Sustentável 2020 e as empresas Contemar Ambiental, Corpus e Sustentare, e tem como objetivo chamar a atenção e sensibilizar a sociedade sobre as quantidades e tipos de materiais que são descartados nas ruas de duas regiões da cidade de São Paulo: Centro e Leste. Entre folhas e poeira, há papéis, latas, embalagens plásticas e outros materiais que deveriam ter um destino adequado e, sempre que possível, o aproveitamento pela reciclagem. Além de poluir as vias públicas e contaminar o meio ambiente, esses resíduos misturados podem causar um impacto ainda maior quando jogados no chão: encontrar o caminho até os corpos d’água mais próximos e, finalmente, parar no mar. Essa ação local contribui, sem dúvidas, para a problemática global, que tem sido objeto de crescente atenção.

Para a intervenção foram produzidos dois contentores de modelos diferentes, mas com um elemento em comum: uma janela frontal que permite visualizar os resultados da varrição e os tipos de resíduos ali depositados. Um modelo receberá os resíduos misturados; o outro, somente os recicláveis secos. A "provocação" consiste em fazer o pedestre perceber a diferença em volume (lado a lado) e os diferentes destinos: o contentor para resíduos misturados tem como destino a disposição em solo, um aterro sanitário; o outro, a reciclagem e consequente preservação dos recursos naturais.

Os contentores serão adesivados e identificados e sua colocação será da seguinte forma:

- A primeira semana será na Praça Patriarca, no Centro, com estadia de 5 a 11 de outubro;

- A segunda semana será em local a ser definido no bairro São Miguel, na Zona Leste, de 12 a 18 de outubro.

Nesse período a ABRELPE, juntamente com as empresas operadoras dos serviços, fará o monitoramento do preenchimento dos contentores e uma análise gravimétrica dos materiais ali depositados, com a produção de relatório técnico e visual ao final da intervenção.