O que é a Conferência Brasileira de Mudança do Clima - Sociedade Civil, Empresas e Governos juntos no enfrentamento às mudanças climáticas

Compartilhe:

Apresentar a CBMC, seu histórico, enfatizando seu contexto de criação, apresentando e explicando suas entregas mais relevantes, como a Declaração de Recife e o Decreto de Emergência Climática do Recife, Carta da ABEMA, Dados do SEEG, e a constante atualização dos Inventários de Gases de Efeito Estufa pelo Estado do Pernambuco. A própria realização da CBMC III em formato digital e o amplo engajamento da sociedade civil, do setor privado, da academia, juventude e governos locais, assim como suas perspectivas para o biênio 2021-22. Estimulando, assim, o protagonismo da participação brasileira no enfrentamento à crise climática no que tange os desafios da sociedade para o cumprimento das metas propostas nos acordos internacionais, para a garantia de um planeta ecologicamente equilibrado que garanta o bem-estar das atuais e futuras gerações.

 

O espaço da Virada Sustentável se consolida como um ambiente de convivência e produção coletivos. Neste contexto de pandemia, ainda mais se mostra como um caminho que envolve públicos diversos. Assim sendo, apresentar a CBMC neste espaço tem o potencial de ganhar outras vozes em sua defesa e tê-la absorvida em linguagens de comunicação e mídias, as mais diversas e potentes, ampliando o alcance da mensagem e engajando potenciais multiplicadores.

 

Onde começamos e para onde vamos?

 

Público: Setor Privado, Poder Público, Comunicadores, Universidades e Sociedade

Anfitrião | Ethos

 

INSCRIÇÃO

QUANDO

Quarta-feira, 22 de Setembro de 2021, 10:15
Marcar na agenda

INTEGRANTES DESTA LIVE

Mediadora Marina Esteves |Instituto Ethos

Bacharela em ciências sociais pela Universidade de São Paulo especializada em antropologia social. Jovem, ativista climática e pesquisadora já foi bolsista no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP) com foco em pesquisas com comunidades indígenas e seus saberes tradicionais. Atualmente assistente de projetos em práticas empresariais e políticas públicas no Instituto Ethos na agenda de meio ambiente, responsabilidade sócio empresarial e combate à crise climática. Apoio à coordenação de projetos multissetoriais como o Fórum Amazônia Sustentável e a Conferência Brasileira de Mudança do Clima. 
LINKEDIN

José Bertotti | Secretário de Estado, Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pernambuco

Atual secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti é professor universitário, formado em Química Industrial pela UFRGS, com mestrado em Engenharia de Produção pela UFPE. Foi diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE); secretário de Assistência Social do Recife; secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife; e secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Coordenou a Representação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no Nordeste.

Caio Magri | Instituto Ethos

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), foi gerente de políticas públicas da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, além de coordenador do Programa de Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (SP). Sob a coordenação de Oded Grajew, integrou a equipe da Assessoria Especial do Presidente Luiz Inacio Lula da Silva, em 2003. Atua no Instituto Ethos desde 2004, quando iniciou como assessor de Políticas Públicas. Em 2005, tornou-se gerente-executivo de Políticas Públicas, em 2014, diretor-executivo e em 2017, foi nomeado diretor-presidente do Instituto Ethos. Participa como membro dos Conselhos de Transparência Pública e Combate à Corrupção (CTPCC-CGU), do Pró-Ética (CGU), Selo Agro Mais (MAPA) , Conselho Consultivo do GRI Brasil e do Fundo JBS – Amazônia.

Rodrigo Corradi | ICLEI

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande (2004) e mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Trabalhou por 10 anos na Prefeitura de Porto Alegre como Diretor de Relações Institucionais, tendo experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais, atuando principalmente nos temas: direito internacional, Mercosul, relações internacionais, organizações internacionais, cooperação internacional descentralizada, gestão de projetos internacionais. Atualmente é Secretário Executivo Adjunto no ICLEI América do Sul.

Virgílio Viana |FAS

Virgílio Viana é engenheiro florestal, doutor em Biologia pela Universidade de Harvard, pós-doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade da Flórida, professor de ciências florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, USP. Professor do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP de 1989 a 2003, Secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas, Brasil, de 2003 a 2008. Ex Presidente da Associação Paulista dos Engenheiros Florestais e da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia. Atualmente é Superintendente Geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS); professor colaborador da pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); coordenador da iniciativa da ONU: Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável - Amazônia (SDSN); membro da Comissão de Ética e Ação para o Desenvolvimento Sustentável, da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano; Presidente do Conselho de Administração da Aliança para a Bioeconomia da Amazônia (ABIO); Idealizador da Aliança Covid Amazônia e membro fundador do Instituto Amigos da Amazônia.
LINKEDIN