O mundo quer ser cuidado. Cuide! | @unipazsp

Compartilhe:

Organização

A Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ foi fundada em 1987, em Brasília. É a terceira instituição educacional desse gênero, ao lado das Nações Unidas e da Costa Rica. Se diferencia por sua vocação para desenvolver a Cultura de Paz, a partir de uma Educação Integral, baseada nos paradigmas Transdisciplinar e Holístico.

 

Centrada na abordagem de uma ecologia inclusiva, individual, social e ambiental, atua com programas, projetos e diferentes atividades de sensibilização, formação e pesquisa, atualmente com 18 unidades no Brasil.

 

A UNIPAZ é fruto do encontro dos franceses – Pierre Weil, Monique Thoenig e Jean-Yves Leloup, que conceberam sua Carta Magna em 1986, em Paris. Em março de 1987 foi realizado em Brasília, o I Congresso Holístico Internacional, com o tema centrado nas origens da destruição da vida no Planeta, a fragmentação do conhecimento, a Declaração de Veneza da Unesco e a necessidade urgente da implantação da Transdisciplinaridade nas Universidades do Mundo. No encerramento, o governador do Distrito Federal, José Aparecido de Oliveira, anunciou oficialmente a criação da UNIPAZ e convidou Pierre Weil para assumir a liderança da instituição.

 

Motivo da escolha da frase

O mundo quer ser cuidado. Cuide!

 

Na visão da Unipaz, o mundo vive uma crise de falta de cuidado. E sem cuidar não nos tornamos humanos porque a humanidade é um cuidar aprendido. O cuidado brota do coração do encontro.

 

Cuidar de si mesmo, na dimensão do nosso corpo físico, emocional, mental e espiritual. Cuidar da relação com o outro, reconhecendo a qualidade dos nossos afetos, pois, afetamos e somos afetados o tempo todo. Cuidar da natureza, reconhecendo a interconectividade da teia da vida.

 

Cuidar do mundo, como um ser vivo, ouvindo suas necessidades de atenção, solidariedade, compaixão e paz. Entendemos paz como cuidado integral. Paz é quando algo desperta em nossos corações e o movimento do cuidar se faz, como um gesto, um passo a mais, uma ação.

 

Quanto mais cuidamos, mais, aprendemos a cuidar e a fortalecer os vínculos e o respeito a cada forma de ser. Cuidar é estar presente. É escutar com o coração. É olhar e sentir o que é essencial. Cuidar é Paz.

 

O mundo é um ser vivo que quer e precisa ser cuidado! Cuidado. Cuidar.

 

@unipazsp

MarcaUnipaz_Preto_1_-_Camila_Hira_1

 

DOWNLOAD DA FRASE