O Futuro da Internet e as cidades inteligentes e sustentáveis

Compartilhe:

Segundo dados do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) do Comitê Gestor da Internet (CGI), a internet já está presente em 71% dos lares brasileiros e juntamente com as tecnologias digitais irão alterar significativamente a forma como vivemos. As cidades se tornarão mais conectadas, seja entre pessoas ou entre as coisas. A inteligência artificial poderá ser empregada de diferentes maneiras e em diferentes dimensões. Mas a cidade inteligente só merece esse título se ela for inclusiva e sustentável. Nesse contexto, surge a proposta deste Painel. Qual será o Futuro da Internet e das Cidades?

Comunicado Importante: O vídeo acima está na versão integral, e em breve a versão editada estará disponível. Para ir diretamente para o conteúdo "O Futuro da Internet e as cidades inteligentes e sustentáveis" vá para o tempo 2:14:00 do vídeo.

ASSISTIR COM TRADUÇÃO EM LIBRAS

OFERECIMENTO | NIC.br

QUANDO

Quarta-feira, 07 de Outubro de 2020, 16:00
Marcar na agenda

INTEGRANTES DESTA LIVE

Demi Getschko | NIC.br

Engenheiro eletricista pela POLI/USP e Professor Associado da PUC-SP.  Diretor-Presidente do NIC.br, membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Foi Diretor de Tecnologia da Agência Estado e membro de Diretoria da ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers). Eleito para o Hall da Fama da Internet da ISOC (Internet Society) na categoria “Conectores Globais”. Foi agraciado com o prêmio “Cristina Tavares”, da Sociedade Brasileira de Computação e admitido na Ordem do Mérito das Comunicações no “Grau de Oficial” como forma de reconhecimento aos serviços relevantes prestados às Comunicações. Fundador e Vice-Presidente da ISOC Brasil (Sociedade da Internet no Brasil).
LINKEDIN

Rosa Maria Viccari |UFRGS

Possui doutorado em Engenharia Electrotécnica e Computadores pela Universidade de Coimbra (1990). Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na área de Ciência da Computação, principalmente nos seguintes temas: sistemas multiagentes, sistemas tutores inteligentes, informática na educação e educação a distância. Coordena a Cátedra na área de TICs, da UNESCO, na UFRGS.

Milton Kaoru Kashiwakura |NIC.br

Diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br (http://nic.br), braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil ( http://cgi.br); professor assistente mestre da PUC de São Paulo e representante dos operadores de Pontos de Troca de Tráfego Internet da América Latina e Caribe (LAC-IX) junto à Federação das Associações dos Pontos de Troca de Tráfego (IX-F).  Obteve o título de mestre em engenharia eletrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, onde se formou engenheiro elétrico. No NIC.br é responsável por projetos que visam a melhoria da qualidade da Internet no Brasil e a disseminação de seu uso.
LINKEDIN

Maximiliano Martinhão |Secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações

Maximiliano Salvadori Martinhão – Engenheiro de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) de Santa Rita do Sapucaí (MG), mestre em Gerência de Telecomunicações pela Universidade de Strathclyde, no Reino Unido e advogado formado no Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb). Membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI). Atualmente é Secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações.

Mediação Nelson Fujimoto

Geógrafo e Mestre em Ciências pela USP. Foi Diretor Geral da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Assessor da Presidência da República, Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Assistente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Presidência da CEMIG. Atualmente é Doutorando em Políticas Públicas pela UFRGS.
LINKEDIN